Mais Esportes

MOTIVAÇÃO

No Recife, esportistas como o lutador de MMA Júnior Cigano dão palestra para público diferente

Atletas de alto rendimento falaram de suas experiências para estudantes

postado em 27/08/2015 16:29 / atualizado em 27/08/2015 17:04

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Divulgação
O que dois lutadores de MMA, um ultramaratonista e um alpinista podem acrescentar a concurseiros? Muita coisa. E foi isso o que mostraram, na quarta-feira, Júnior Cigano e Cláudia Gadelha, Márcio Villar e Rosier Alexandre. Convidados a participar de um seminário voltado a pessoas que estudam para concurso, os atletas passaram suas experiências, acrescentando valências como superação, preparação e foco.

O principal nome do I Congresso Online de Inteligência Emocional, Alta Performance e Gestão, organizado pelo Complexo de Ensino Ricardo Saraiva (CERS), foi o ex-campeão mundial dos pesos pesados do UFC, Júnior Cigano. Ele contou sobre o início da carreira, quando resolveu deixar sua cidade natal, Caçador-SC, aos 18 anos, e viajou para Salvador-BA. “Não fazia nem ideia da distância até Salvador”, contou.

Cigano vem se especializando em palestras. Não foi a primeira vez que ele teve um contato desse tipo com o público. “Desta vez nem foi uma palestra, mas estou acostumado, porque tenho a minha, que costumo fazer. E estou gostando cada vez mais. Na verdade, o que fiz aqui foi contar a minha experiência de vida. Faço isso na intenção de inspirar as pessoas”, afirmou o lutador, que teve seu retorno ao UFC marcado na última terça-feira: em dezembro, ele vai enfrentar Alistair Overeem.

No caso da também lutadora do UFC, Cláudia Gadelha, dar palestras para pessoas de áreas diferentes das artes marciais ainda é algo novo. Acostumada a dar clínicas de jiu-jitsu, ela cont que tem facilidade no contato com o público. “Quando você domina um assunto, fica mais fácil. Então foi tranquilo para mim, falar dessas experiências”, comentou. A potiguar também está com luta marcada no UFC: em janeiro de 2016, vai disputar o título do peso palha, contra a atual campeã Joanna Jedrzejczyk.

Impressiona
As história contadas pelo ultramaratonista Márcio Villar impressionam. Ele está no Guinness Book como a pessoa que percorreu a maior distância em uma esteira 827,16 km, durante sete dias. Percorrer longas distâncias é a especialidade deste carioca, que começou a praticar atividades físicas para emagrecer - ele chegou a pesar 98 kg. “Sempre corro por alguma causa. Meu objetivo é ajudar as pessoas. Isso é o que me motiva”, disse ele, que apóia um projeto social que cuida de crianças com paralisia cerebral na cidade de Paragominas, no Pará.

Sufoco
O cearense Rosier Alexandre contou a experiência de ter escalado os maiores picos de seis dos sete continentes do planeta. O último que lhe falta é o Everest e não foi por falta de tentativa. Nos dois últimos anos, ele não conseguiu completar a expedição, ambas por conta de desastres naturais. No início de 2015, ele passou três dias isolado com um grupo de alpinistas no Everest, após terremotos que assolaram o Nepal e mataram milhares de pessoas.

“Foi o maior sufoco que já passei na vida. Não foi fácil. Mas eu estava preparado que, por mais improvável que possa acontecer, uma coisa dessas é previsível”, comentou Rosier, que tem uma consultoria especializada em palestras motivacionais. “Procura passar para as pessoas que quase tudo na vida é possível. Você tem que planejar e acreditar que vai dar certo. Se você pensar em coisas ruins, coisas ruins vão acontecer”.