Mais Esportes

VELA

Velejadores pernambucanos garantem vagas em competições internacionais de Optimist

Tiago Monteiro, classificado para o Mundial da categoria, foi o destaque do torneio

postado em 24/04/2016 15:30

Cabanga/Divulgação
A Flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube alcançou um feito histórico para vela de Pernambuco. No último sábado, durante o Campeonato Brasil-Centro e Seletiva de Optimist 2016, que aconteceu em Ilhabela/SP, a equipe fez bonito. Ao todo, sete velejadores do Cabanga foram classificados para os três maiores campeonatos da classe no ano. Tiago Monteiro garantiu vaga no Mundial; Roberto Cardoso e Marina da Fonte, no Europeu; e Vinicius Oliveira, Julia Ollivier, Ludmila Lira e Letícia Lira no Norte Americano.

Para definir os representantes do Brasil nessas competições, a Associação Brasileira da Classe de Optimist (ABCO) somou os pontos do Brasileiro e do Brasil-Centro realizado até este sábado em São Paulo. Com 15 anos, Tiago Monteiro entrou para história mais uma vez. Depois de ter se tornado o primeiro pernambucano a conquistar um campeonato Brasileiro de Optimist, no mês de janeiro, em Jurerê/SC, Tiago garantiu pelo terceiro ano consecutivo vaga no mundial.

Depois de ter se tornado o primeiro pernambucano a conquistar um campeonato Brasileiro de Optimist, no mês de janeiro, em Jurerê/SC, Tiago garantiu pela terceiro ano consecutivo vaga no mundial, que em 2016 será realizado em Vilamoura (Portugal), de 25 de junho a 04 de julho.

Até então, só ele e Roberta da Rosa Borges havia disputado por duas vezes o torneio, que reúne os cinco melhores velejadores de cada país.

Além de Tiago, em primeiro lugar geral, estão garantidos no Mundial Gabriel Kern/RS (segundo lugar), Giovanne Pistorello/RS (terceiro), Nícolas Bernal/SP (quarto) e Guilherme Plentz/RS (quinto).

EUROPEU
Roberto Cardoso e Marina da Fonte serão os representantes do Cabanga no Europeu, competição que reúne quatro representantes do Brasil, três meninos e uma menina. A competição será realizada em Crotone (Itália), de 15 a 22 de julho. É a primeira vez que os dois velejadores disputarão essa competição.

NORTE-AMERICANO
Para finalizar com chave de ouro o excelente desempenho dos velejadores do Cabanga na Seletiva, quatro representantes pernambucanos disputarão - Julia Ollivier, Ludmila Lira e Letícia Lira e Vinicius Oliveira - o Campeonato Norte Americano de Optimist, na Antigua (Caribe), de 10 a 18 de julho. Nessa competição, o Brasil terá 20 representantes - (14 meninos e seis meninas).

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Campeonato Mundial de Optimist
Local: Vilamoura (Portugal)
Período: De 25 de junho a 04 de julho de 2016
Participação Brasileira: cinco representantes (do 1º ao 5º no Ranking 2016)

Campeonato Europeu de Optimist
Local: Crotone (Itália)
Período: 15 a 22 de julho de 2016
Participação Brasileira: quatro representantes (três meninos e uma menina)

Campeonato Norte Americano de Optimist
Local: Antigua (Caribe)
Período: 10 a 18 de julho de 2016
Participação Brasileira: 20 representantes - (14 meninos e seis meninas)