Mais Esportes

REGATA

Largada da 28ª edição da Refeno atrai boa presença de público ao Marco Zero, no Recife

Ao todo, 52 embarcações partiram rumo ao arquipélago de Fernando de Noronha

postado em 24/09/2016 18:00 / atualizado em 24/09/2016 18:28

Diego Borges /Especial para o Diario

Marcel Tito/DP
A largada da 28ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno) contou com a boa presença de público no Marco Zero. Ao todo, 52 embarcações de 11 estados do Brasil e de três países percorrerão 292 milhas náuticas - o equivalente a 545 quilômetros de distância - até chegarem à praia do Boldró, no Arquipélago.

Para os organizadores da regata, a largada foi marcada pela tranquilidade. “A partida foi considerada tranquila com apenas três veleiros largando escapados. Agora é esperar as primeiras embarcações cruzarem a boia de chegada em Noronha e comemorar os resultados”, comentou João Jungmann, membro da Comissão.

Com bons ventos e a meteorologia apontando mar calmo e boas condições para velejar, a previsão de chegada da primeira embarcação está prevista para o início da manhã deste domingo.

Marcel Tito/DP
Superesportes a bordo
O editor do Superesportes, Marcel Tito, participa na Refeno a bordo do Lexus/Mirante. A embarcação partiu por volta das 13h, no grupo de barcos mais velozes da regata.

O Favorito
O Camiranga é o favorito a conquistar o troféu Fita Azul pela terceira vez. a embarcação gaúcha é a atual bicampeã da Refeno e mais rápida e conquistou o troféu Fita Azul da Refeno. Apesar de não enxergar adversário à altura para esta edição, é mínima a probabilidade de bater o atual recorde do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia. Na edição de 2007, os baianos completaram o percurso com a marca de 14h34min54.

Outros Destaques
Além do Camiranga, outras embarcações que que chamaram a atenção do público. Punido com 30 minutos de acréscimo por escapar da largada, o veleiro Parati 2, de Amyr Klink, se destacou por seu design diferenciado dos demais. O navio Cisne Branco, da Marinha do Brasil também atraiu o olhar do público.