Mais Esportes

NATAÇÃO

Retomando o ritmo e com prioridade nova, Etiene Medeiros disputa o Troféu Maria Lenk

Pernambucana, principal nome da natação feminina do Brasil, vai em busca de uma vaga no Mundial de Esportes Aquáticos da Hungria, em julho

postado em 30/04/2017 15:30 / atualizado em 30/04/2017 15:52

Igo Bione/Divulgação
O ritmo ainda é de retomada, admite Etiene Medeiros, 25 anos, principal nome da natação feminina brasileira atualmente. Mas o novo ciclo olímpico precisa começar a andar. A primeira grande competição para os nadadores do país em 2017, o Troféu Maria Lenk (Campeonato Brasileiro Absoluto), começa nesta terça-feira e vai até o sábado, no Rio de Janeiro, azendo essa roda girar. É a segunda e decisiva classificatória para o Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado na Hungria, em julho. É lá onde Etiene os principais atletas brasileiros querem estar. Nem todos, porém, conseguirão. E mesmo alguns dos mais qualificados podem ficar de fora do principal torneio do mundo este ano.

A culpa é da crise, diz a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que, inicialmente, reduziu o número de vagas na seleção brasileira que vai ao Mundial. De acordo com critério estabelecido em 2016, apenas os oito melhores índices técnicos (sem distinção entre homens e mulheres) teriam o direito de ir à competição. Era nisso que todos os atletas acreditavam até o fim da última semana, quando a própria entidade voltou atrás e divulgou novo informe, dizendo que só definirá os critérios em reunião no dia 11 de maio. Por um lado, é bom porque é provável que um número maior de vagas seja aberto. Por outro, é ruim, porque os atletas competirão sem saber se, ao final do Maria Lenk, estarão ou não no Mundial.

Para Etiene, a decisão anterior da CBDA em limitar tanto o número de atletas na seleção que vai ao Mundial foi radical, embora ela procure compreender os motivos que levaram a entidade a tomá-la. “A princípio, achei radical. Poderia ser um critério melhor”, diz a atleta, que conquistou a primeira medalha da natação feminina do Brasil em um Mundial, em 2015, uma prata, nos 50m costas (prova não olímpica).

Claro que estar no Mundial está no cronograma da pernambucana, mas ela evita uma cobrança demasiada. Antes de tudo, ela tem a consciência de que é apenas o início de um novo ciclo, pensando em Tóquio-2020. “Estou tranquila com os meus treinos. Vim me dedicando para essa seletiva, tenho meu objetivo, mas não me mato como há quatro anos. É um novo início, com uma retomada”, explica Etiene.

Etiene vai nadar cinco provas individuais no Maria Lenk. A seleção feita por ele em conjunto com o treinador deixa clara a influência que a Olimpíada Rio-2016 teve na sua carreira. Os 100m costas, prova que já esteve no seu rol de especialidades, foi deixada de lado. Além disso, o foco, pensando no Mundial, será nos 50m livre, justamente a prova na qual ela obteve o melhor resultado, de maneira até surpreendente. “Vai ser a minha aposta, nado no último dia. Com certeza, essas decisões são uma herança (da Olimpíada). Carrego o feito que consegui atingir no ano passado para tudo”, afirma Etiene.

A nata

Os principais nadadores do país estarão no Maria Lenk, todos de olho na vaga do Mundial. A medalhista olímpica de bronze nas maratonas aquáticas Poliana Okimoto dessa vez vai cair na piscina e participar das provas mais longas: 400m livre, 800m livre e 1.500m livre. A competição marca um reinício para Cesar Cielo, que ficou de fora da Olimpíada do Rio. Ele agora defende o Esporte Clube Pinheiros e certamente será uma das atrações dos 50m livre, prova que marca o último dia de competições, mas também está inscrito nos 100m livre e nos 50m borboleta.

Mais Pernambuco

Além de Etiene Medeiros, outras pernambucanas estarão na disputa do Maria Lenk. A jovem Thaís Fazekas, de 16 anos, que no início do ano foi para o Rio de Janeiro e agora defende o Flamengo, vai nadar os 50m e os 100m borboleta. Clarissa Rodrigues, 18, que volta de uma ótima participação no Sul-Americano, 100m borboleta, 200m medley, 100m livre e 50m borboleta. Experiente em brasileiros, Joanna Maranhão também está na competição. A novidade para ela é o clube, Unisanta, que começou a defender no início do ano.

Programação

1ª etapa (terça-feira, 02/05)
2ª etapa (quarta-feira, 03/05)
3ª etapa (quinta-feira, 04/05)
Eliminatórias com início às 9h30
Finais a partir das 17h30


4ª etapa (sexta-feira, 05/05)
5ª etapa (sábado, 06/05)
Eliminatórias com início às 9h30
Finais a partir das 19h