Mais Esportes

VELA

Velejador pernambucano Tiago Monteiro conquista o brasileiro de Laser 4.7, em Salvador

Competição disputada na Bahia reuniu 32 atletas de sete estados

Divulgação
O ano começou muito bem para o velejador pernambucano Tiago Monteiro. Ele conquistou, neste domingo, o título do Campeonato Brasileiro de Laser 4.7, realizado no Yacht Clube da Bahia (YCB). A competição reuniu 32 atletas de sete estados. Na disputa pelo primeiro lugar, Tiago superou o soteropolitano Bernardo Pereira com uma diferença de cinco pontos perdidos (PPs), 31x26 para o pernambucano.

Campeão brasileiro de optmist, Tiago migrou para a classe Laser após estourar a idade da categoria (limite de 15 anos). Ao longo de toda competição, que começou no início da semana, o pernambucano sempre figurou entre os primeiros. Manteve, do início ao fim, um duelo a parte com o baiano Bernardo e o carioca Luiz Correia, segundo e terceiro lugar respectivamente. "Muito feliz com minha evolução na classe. Consegui, apesar de alguns erros, manter o alto nível e conquistar esse excelente resultado", comemorou o atleta do Cabanga.
 
No Brasileiro de 2017, realizado no Yacht Clube de Santo Amaro, em São Paulo, Tiago conquistou dois excelentes resultados - terceiro lugar na categoria sub-16 e quinto lugar geral. O atleta do Cabanga iniciou na categoria Laser em 2016, assim que deixou o Optimist depois de completar 15 anos. Naquele ano, sagrou-se campeão do 39º Regional Nordeste de Laser 4.7, disputado na sub-sede do Cabanga, em Maria Farinha.

Os bons resultados para o Cabanga no Brasileiro de Laser não pararam em Tiago Monteiro. Gustavo Tavares ficou com o quarto lugar na categoria Sub-16, 27º no geral; Luísa Vasconcelos foi a quarta melhor velejadora na Sub-18 Feminino, 26ª colocação final; e Renan Souto Maior foi sexto na sênior e 21º geral. O Cabanga também teve representante na Laser Radial, com Edvaldo Barbosa, Seu Vavá, que terminou em segundo lugar da categoria GG Master, 39º na súmula final. Por fim, José Lins foi o nosso representante na Laser Standard, conquistando o primeiro lugar na GG Master e 23º no geral.