REVEZAMENTO

Antes de chegar ao Recife, tocha olímpica desfilou pelas ruas de Jaboatão dos Guararapes

Percurso na cidade foi de três quilômetros e revezamento envolveu 12 pessoas

postado em 31/05/2016 12:05 / atualizado em 31/05/2016 12:07

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Caio Wallerstein/Esp. para o DP
A passagem da tocha olímpica por Jaboatão dos Guararapes durou, aproximadamente, uma hora. Por volta das 10h40 desta terça-feira, a chama chegou à cidade, vinda de Gravatá. A tocha foi acesa e começou o revezamento. Foram 3,7 quilômetros percorridos, com 12 pessoas conduzindo a tocha. O percurso foi encerrado por volta das 11h40.

O ponto de partida foi a "Curva do S", na orla de Jaboatão. Marta Beatriz, 17 anos, estudante do ensino médio de uma escola pública de Jaboatão, foi a responsável por acender a tocha. Ela foi selecionada num concurso de redação realizado entre os alunos da rede pública. A primeira pessoa a conduzir a tocha foi a estudante universitária Sabrina de Araújo, 20 anos.

Caio Wallerstein/Esp. para o DP
Ao concluir o percurso, a chama foi novamente colocada no receptáculo utilizado para seu transporte e seguiu para o próximo destino: o Recife, onde a tocha terá o seu percurso mais longo no estado. Serão 35 quilômetros, com 176 pessoas conduzindo a chama olímpica. O início do revezamento está previsto para começar às 13h, saindo do Centro de Distribuição da Coca-Cola, no bairro de Ponto de Parada, e devendo chegar ao Marco Zero às 19h.

Ao todo, 176 condutores conduzirão a chama olímpica. O Diario de Pernambuco estará representado com a presença do editor de veículos do jornal, Jorge Moraes. A lista (composta por indicações do Comitê Rio-2016, da Prefeitura do Recife e pelos patrocinadores da Olimpíada) contém atletas, ex-atletas, paratletas, e treinadores.

Entre os atletas na lista, símbolos da história do esporte pernambucano. Newdon Emanuel foi o primeiro atleta do estado a participar de uma Olimpíada. Ele fez parte da seleção de vôlei que disputou os Jogos de Tóquio-1964. O ex-nadador e hoje técnico João Reinaldo Nikita, que participou dos Jogos da Cidade do México-1968, também faz parte do time. Medalhista de bronze em Londres-2012, a pentatleta Yane Marques vai passar a tocha para a paratleta Rosinha, responsável por acender a pira, no Marco Zero.