Seleção

SELEÇÃO BRASILEIRA

Nova lesão tira Neymar de mais um momento decisivo pela Seleção Brasileira

Constantemente enfrentando problemas físicos, o atacante ficou de fora de momentos decisivos tanto para a Seleção, quanto para o PSG

postado em 06/06/2019 17:16 / atualizado em 06/06/2019 17:41

<i>(Foto: AFP/Evaristo Sá )</i>
"Craque", "ídolo", "galático", "mimado", "esquentado", "monstro". Foram muitos os adjetivos usados por torcedores, jogadores e técnicos para definir o jogador de futebol Neymar ao longo de sua carreira. Mas os que exaltam seu talento estão, cada vez mais, em desuso. O atleta que passou a ser chamado mundialmente de "cai-cai" após a Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, agora é lembrado pelo "azar". Nos últimos cinco anos, ele sofreu quatro graves lesões durante ou pouco antes de uma grande competição.
 
Foi o caso, por exemplo, da  fratura na terceira vértebra lombar sofrida no segundo tempo do duelo contra a Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O Brasil ganhou o jogo por 2 a 1 e avançou à semifinal, mas a joelhada do colombiano Zúñiga nas costas de Neymar tirou o jogador do Mundial. O camisa 10 não esteve, portanto, em campo no vexame do "7 a 1" sofrido contra a Alemanha. Ele não passou por cirurgia, apenas usou uma cinta para imobilizar o local. Voltou aos treinos no Barcelona no diz 11 de agosto. Na Copa, Neymar teve uma boa participação, mas longe de ser genial. Marcou quatro gols.
 
Quase quatro anos depois, Neymar sofreu uma lesão no pé direito no dia 25 de fevereiro, a menos de quatro meses da Copa da Rússia, durante um jogo contra o Olympique de Marselha, pelo Campeonato Francês. Desta vez, foi preciso fazer uma cirurgia, que o deixou de fora do jogo de volta pelas oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, em Paris, vencido pela equipe espanhola por 2 a 1 (o Real também ganhou o duelo de ida, em casa, por 3 a 1). A esta altura, ele era a contratação mais cara da história do futebol (comprado pelo PSG por 222 milhões de Euros em agosto de 2017). Neymar voltou a treinar no dia 13 de maio, a um mês da Copa do Mundo. E teve uma participação pífia no seu segundo Mundial. Discreto, fez apenas dois gols e ficou marcado pela grande quantidade de vezes que caía no chão reclamando de falta.
 
No começo do ano, no dia 23 de janeiro, o jogador sofreu uma lesão no osso do pé direito ao torcer o tornozelo durante o jogo contra o Strasbourg pela Copa da França. O PSG preferiu não submeter o jogador a uma nova cirurgia, optando por um tratamento "conservador". Neymar ficou de fora dos confrontos contra o Manchester United pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Sem ele, o PSG ganhou a partida de ida, fora de casa, por 2 a 0,mas perdeu a volta, em casa, por 3 a 1. 
 
O atacante voltou a treinar no dia 12 de abril. Desde então, esteve nos holofotes internacionalmente por duas confusões fora de campo. No dia 27 de abril, deu um soco em um torcedor que estava provocando os jogadores do PSG após a eliminação da equipe na Copa da França. Na sexta-feira passada, uma mulher registrou um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher de São Paulo acusando o jogador de estupro. Dentro deste contexto conturbado, com alguns dos seus patrocinadores ameaçando desfazer os contratos, o jogador foi cortado da Copa América após ser identificada uma lesão no tornozelo direito durante o amistoso contra o Qatar.

Quem é Neymar?

"Neymar é um ídolo do povo brasileiro e de todos que gostam de genialidade e de futebol"
Luiz Felipe Scolari, em 2013
 
"Está na hora de alguém educar este rapaz, ou vamos criar um monstro. Estamos criando um monstro no futebol brasileiro"
René Simões, em 2010, quando Neymar descumpriu ordens de seu treinador, Dorival Junior 

"O Ney é um moleque excepcional, mas em certos momentos um pouco esquentado"
Daniel Alves, este ano, sobre o soco que Neymar deu em um torcedor este ano

"Não é que ele seja mimado. Ele sempre foi o foco de todas as atenções"
Parreira, no fim do ano passado, comentando a Copa da Rússia

"Eu não simulei em momento nenhum, apenas sofri as faltas"
Neymar, no início deste ano, discordando da fama de "cai-cai" no Mundial de 2018

"Neymar é um galático, mas a verdadeira estrela do PSG é Mbappé"
Jean-Pierre Papin, ex-jogador e conterrâneo de Mbappé, em entrevista este ano