Seleção

COPA DO MUNDO FEMININA

Na estreia da Copa do Mundo, Cristiane dá show e Brasil vence a Jamaica por 3 a 0

A artilheira marcou todos os gols da vitória da seleção canarinha

postado em 09/06/2019 12:23 / atualizado em 09/06/2019 13:21

<i>(Foto: Jean-Pierre Clatot / AFP)</i>
O Brasil fez uma grande partida na estreia da Copa do Mundo Feminina. Com show de Cristiane, que marcou um ‘hat-trick’, a seleção canarinha fez 3 a 0 na Jamaica e assumiu a liderança do grupo C da competição - no primeiro tempo Andressa Alves ainda desperdiçou uma penalidade. Além disso, manteve 100% de aproveitamento em estreias de mundiais. Desde 1991, sempre vence o seu primeiro jogo pela competição.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Vadão assumiu a liderança do grupo C pelo critério de saldo de gols - no outro duelo, a Itália venceu a Austrália por 2 a 1. Agora, a seleção brasileira volta sua preparação para entrar em campo quinta-feira, às 13h (Brasília) contra a Austrália, em Reims, pela segunda rodada da competição.

O JOGO
O Brasil não contou com Marta na partida, ausente por conta de desconforto muscular na coxa esquerda. Na meta, teve a goleira pernambucana Bárbara. E, ao menos neste primeiro jogo, pode-se dizer que não sentiu falta da camisa 10. O jogo, aliás, registrou o sétimo mundial consecutivo de Formiga - um recorde, nenhum jogador ou jogadora detém essa marca.

A partida foi de domínio absoluto da seleção brasileira, desde o começo. Nos primeiros 15 minutos, teve quatro escanteios e 66% de posse de bola. No ataque, a seleção contou com um quarteto que se movimentava a todo instante para criar jogadas visando a atacante Cristiane, jogadora da linha ofensiva que atuou mais centralizada.

As melhores jogadas da seleção surgiram desta forma. Com Andressa Alves ora jogando pelo meio, ora pelos lados, o Brasil começou a exigir da goleira Schneider. Aos sete minutos, Andressa Alves recebeu no meio e fez grande lançamento para Debinha, que entrou cara a cara e tentou driblar a camisa 1 jamaicana, mas foi interceptada em cima da hora.

Na jogada seguinte, Andressa Alves aparece cobrando falta na área e encontrando Mônica, que finalizou para fora. E, de tanto martelar, o Brasil abriu o placar. Novamente em cruzamento lateral de Andressa Alves, mas desta vez com a bola rolando, Cristiane subiu e cabeceou bonito para o fundo das redes, sem chances de defesa.

Apesar do gol, o Brasil seguiu jogando com alta intensidade. E, no lance seguinte, por pouco não ampliou o placar. Mais uma vez Andressa Alves lançando para Debinha, que entrou na área e finalizou forte, mas parou em Schneider.

Bárbara só foi exigida na partida aos 30 minutos. Em boa finalização de fora da área, a camisa 1 do Brasil espalmou bem para escanteio. Sem conseguir criar chances pelo meio, as jamaicanas tentavam jogadas laterais com cruzamento, mas a defesa do Brasil estava bem e conseguiu afastar todas. 

Mantendo a pressão, o Brasil desperdiçou uma grande chance de abrir o placar. Aos 36, a arbitragem marcou pênalti para a seleção após cruzamento de Leticia bater no braço de Swaby. Na cobrança, Andressa Alves chutou rasteiro, no canto, mas Schneider defendeu.



SEGUNDO TEMPO
O Brasil começou a etapa complementar no mesmo ritmo do primeiro tempo. E rapidamente conseguiu fazer o segundo gol. Debinha faz bom pivô para Andressa Alves, que cruza rasteiro para Cristiane marcar. Segundo gol do Brasil e segundo gol dela.

Após ampliar o placar, o Brasil teve ainda mais espaço. Isso porque a Jamaica, precisando o resultado, fez substituições ofensivas, deixando a defesa mais aberta. E o terceiro gol da seleção brasileira não demorou a sair. E novamente com Cristiane. Aos 22 minutos, em cobrança de falta da entrada da área, a camisa 11 chutou com maestria. A bola bateu no travessão e quicou dentro da meta. Brasil 3 a 0 Jamaica.

Com o bom resultado, a seleção brasileira se deu por satisfeita com o resultado. Tanto que o técnico Vadão fez duas mudanças, dentre elas promoveu a saída de Cristiana. Além dela, Bia saiu e entraram Ludmila e Geyse.

Apesar de diminuir o ritmo, por pouco não ampliou com Ludmila em duas oportunidades. Mas em ambas ela estava pressionada pela marcação e chutou para fora. Conseguindo neutralizar o avanço da Jamaica, a seleção brasileira não sofreu sustos e Bárbara esteve bem quando exigida.

FICHA TÉCNICA
Brasil 3
Bárbara; Letícia Santos, Kathellen (Daiane), Mônica, Tamits; Formiga, Thaisa; Andressa Alves, Bia (Geyse), Debinha e Cristiane (Ludmila). Técnico: Vadão

Jamaica 0
Schneider; Bond-Flasza, Plummer, Allyson Swaby, Blackwood; Solaun, Chantelle Swaby, Matthews; Carter (Cameron), Shaw e Sweatman. Técnico: Hue Menzies

Gols: Cristiane (B) três vezes
Cartões amarelos: Formiga (B) e Plummer (J)
Local: Grenoble, França