Seleção

COPA DO MUNDO

Seleção Brasileira sai na frente, mas cede a virada e se complica no Mundial Feminino

Na estreia de Marta, as brasileiras abriram 2 a 0 no 1º tempo, mas sucumbiram a pressão australiana, que aproveitou falhas defensivas do time canarinho

postado em 13/06/2019 15:00 / atualizado em 13/06/2019 15:37

<i>(Foto: Gerard Julien e Pascal Guyot/AFP)</i>
Após uma vitória tranquila contra a Jamaica, com três gols de Cristiane, a Seleção Brasileira iniciou o Mundial em alta. Ainda mais quando foi anunciado que Marta retornaria ao time para o clássico contra a Austrália. O roteiro ficou ainda mais bonito no primeiro tempo quando o Brasil abriu 2 a 0 e encaminhou aquilo que seria uma vitória tranquila. Porém, com um segundo tempo ruim e com muitas falhas da defesa, o triunfo escapou e se tornou uma derrota, o que complica a situação para a classificação das brasileiras. 

Com gols de Foord, Logarzo e de Mônica contra, o Brasil terminou o jogo derrotado e irá enfrentar a Itália, na próxima terça-feira, às 16h, precisando do resultado para se classificar. A Seleção Australiana, por sua vez, se recupera da derrota na primeira rodada e enfrentará a Jamaica, no último jogo da fase de classificação. 

O jogo 

A novidade na escalação foi só uma. Mas de um retorno de peso. Após lesão, Marta voltou à titularidade na equipe brasileira, no lugar de Bia Zaneratto. Para a partida, o técnico Vadão mudou o esquema de jogo: do 4-2-4 para o 4-3-3. Desta forma, deixando a melhor do mundo atuando mais centralizada, compondo o meio de campo, Debinha e Andressa Alves nas pontas e Cristiane na frente, como centroavante. 

A Austrália iniciou a partida pressionando o Brasil. As Matildas buscavam jogar pelas laterais, especialmente, com a lateral Carpenter e exploraram bastante as bolas lançadas para a área procurando a atacante Sam Kerr, maior destaque do time australiano. O Brasil, por sua vez, investiu na compactação defensiva com uma linha de 5 no meio-campo e uma defesa com 4 defensoras para não permitir a criação de chances das adversárias. 

Aos 13 minutos, um lance que preocupa para próxima partida. Em falta no meio de campo, a experientíssima volante Formiga foi punida com o segundo cartão amarelo e fica suspensa para o último jogo, contra a Itália, na terça-feira, às 16h. 

Pelo lado brasileiro, a transição entre defesa e ataque era feita com muita tranquilidade, porém, o último passe não conseguia conectar as jogadas para Marta e Cristiane definirem. Na primeira jogada trabalhada, depois de uma arrancada pela esquerda, a lateral Leticia Santos recebe na entrada da área e é derrubada. O pênalti é marcado após checagem do VAR e é convertido por Marta, que chegou aos 16 gols marcados em Copas do Mundo. 

Após o gol, o Brasil adotou uma postura mais recuada e a Austrália voltou a utilizar as jogadas laterais com cruzamentos para a área, principalmente em jogadas pela direita, nas costas de Letícia Santos. Porém, muito segura, a goleira Bárbara não permitiu sustos à defesa brasileira. 

Aos 38, em mais um contra-ataque pela esquerda o Brasil ampliou o placar. A lateral Tamires arrancou pela ala, passou por Carpenter - com direito a caneta -  e cruzou para Cristiane, que estava lá para conferir e marcar mais um gol com a camisa brasileira na Copa do Mundo 2019. Foi o quarto de Cristiane em dois gols. 

Nos acréscimos, o time australiano conseguiu fazer valer a pressão exercida. Primeiro conseguiu um cruzamento salvo em cima da linha pela zagueira Mônica, mas na continação da jogada, em nova bola alçada da esquerda por Yallop, a bola foi desviada por Logarzo e apareceu para Foord completar de carrinho e bater a goleira Bárbara.


Segundo Tempo

Para a segunda etapa, o técnico Vadão trouxe a Seleção Brasileira com duas modificações. Saíram Marta e Formiga para as entradas de Ludmila e Luana. Com as mudanças, o treinador brasileiro poupou a camisa 10 para a próxima partida e coloca duas opções jovens e de maior velocidade para explorar o contra-ataque. 

A Austrália chegou com perigo aos 4 minutos do segundo tempo após bola na área levantada em cobrança de falta feita por Letícia Santos. As Matildas seguiram pressionando a equipe brasileira, que continuava fazendo seu jogo de linhas baixas e contra-ataque. Porém, aos 12 minutos, as australianas conseguiram empatar em chute de fora da área com Logarzo, que a defesa não conseguiu afastar. 

E aos 23, a situação se torna ainda pior para o Brasil. Após lançamento da direita, a centroavante Sam Kerr, que estava impedida, disputa a bola com a defesa canarinha. A zagueira Mônica desvia o cruzamento para a própria meta e tira a goleira Bárbara do lance. Era a virada das Matildas. 

O Brasil pareceu ter sentido os gols e voltou a errar muitos passes na transição defesa-ataque. Em desvantagem, tentou jogar mais adiantada, porém se expôs ao contragolpe australiano, especialmente, em bolas longas. O técnico Vadão tentou dar ainda mais velocidade ao time sacando a artilheira Cristiane e colocando a atacante Beatriz, que jogou na vaga de Marta, na partida contra a Jamaica. 

Com o placar favorável e fisicamente mais inteira, a Austrália passou a tocar a bola e administrar o resultado até o fim da partida. Sem suas três referências, que foram substituídas, o Brasil até insistiu para buscar o empate, mas sem sucesso, especialmente, após que sua jogadora mais criativa em campo, a atacante Andressa Alves, passou a sofrer com cãibras. 

Nos acréscimos, o Brasil buscou uma blitz e reclamou de pênalti em jogada com a atacante Andressa Alves, porém o árbitro de vídeo verificou e entendeu que não houve a infração. Com isso, o Brasil termina a partida somando a primeira derrota na competição e irá precisar vencer a Itália para se classificar entre as duas melhores seleções do grupo.

Ficha do jogo 

Brasil 2

Bárbara, Letícia Santos, Kathellen, Mônica e Tamires; Thaísa, Formiga (Luana), Andressa Alves, Debinha, Marta (Ludmila) e Cristiane (Beatriz). Técnico: Vadão 

Austrália 3

Williams; Carpenter, Kennedy, Catley e Kellond-Knight; Van Egmond, Yallop e Logarzo; Foord (Roestbakken), Gielnik (Raso) e Sam Kerr. Técnico: Ante Milicic

Local: Stade de la Mosson I, em Montpellier-FRA
Árbitra: Esther Staubli (SUÍÇA)
Assistentes: Sian Massey (SUÍÇA) e Susanne Küng (FRANÇA) 
Cartões amarelos: Formiga, Andressa Alves e Luana (Brasil)
Gols: Marta aos 26’ e Cristiane aos 38’ do 1º tempo (Brasil); Foord aos 46’ do 1º tempo, Logarzo aos 12’ e Mônica (Contra) aos 23’ do 2º tempo (Austrália)