Tênis

TÊNIS

Fernando Albuquerque derrota promessa do tênis de apenas 15 anos e leva Copa Pernambuco

Principal tenista do estado teve trabalho para vencer João Lucas Reis Silva na final

postado em 15/11/2015 20:19 / atualizado em 15/11/2015 21:23

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Divulgação
De um lado, um nome consagrado. De outro, uma promessa. O conhecido tenista pernambucano Fernando Albuquerque, de 30 anos, maior pontuador pernambucano no ranking da ATP, conquistou o título de campeão da Copa Pernambuco de Tênis 2015, realizado no Squash Tennis Center, neste final de semana. Neste domingo, (15), Fernando precisou suar para vencer a final contra o jovem João Silva, de apenas 15 anos, por 2 sets a 1. Uma final de nível nacional e com dois jogadores de altíssimo nível, que prenderam a torcida até o final do confronto.

No primeiro set, a experiência de Fernando falou mais alto. O tenista mostrou boa desenvoltura e uma variedade de jogadas incrível, com rebatidas precisas. No entanto, sua aposta mesmo foram as "deixadinhas" fatais, que arrancaram longos aplausos do público que lotou a arquibancada do Squash. Só no primeiro set, pelo menos quatro pontos foram marcados dessa forma e fizeram Joãozinho correr bastante até a rede, mas em vão. Vitória de 6 a 2 para Fernando.

No segundo, a disputa ficou mais acirrada. Sempre colados no número de games vencidos, os tenistas protagonizaram um jogo digno de final. Joãozinho não jogou a toalha e começou a acertar rebatidas potentes, ganhando a simpatia do público. No fim, após empatarem em 6 a 6, a disputa foi para o tie-break e terminou em 7 a 6 para Joãozinho, que comemorou bastante o empate no placar geral.

O terceiro set provou de vez que o jogo era realmente equilibrado. Joãozinho mostrou boa forma física e abriu 3 a 0, mas foi surpreendido com a virada. No fim das contas, vitória de 6 a 3 para Fernando.

"Sempre é bom vencer em casa. Dessa vez tivemos um finalista diferente e foi muito legal jogar com ele. Foi um grande jogo. Fico muito feliz com mais essa vitória na minha carreira", disse Fernando, que costuma figurar na final doa torneios estaduais de tênis há alguns anos, porém sempre contra Luciano Soró Silva, que desta vez foi eliminado por Joãozinho na semifinal.

Morando em São Paulo há dois anos, Joãozinho está de férias no Recife e aproveitou para prestigiar o evento do Squash, onde aprendeu a jogar. "Muito legal poder voltar e rever família e amigos. Me sinto mais experiente e pude comprovar isso em quadra. Espero voltar em outras oportunidades. Mas nas próximas espero vencer, não é?" declarou o jovem, em tom de brincadeira. Ele treina no Instituo Tênis de São Paulo e já disputou seis torneios na Europa neste ano.

O diretor do Squash Tennis Center, Davi Barros, disse que o evento superou as expectativas da organização. "Foi o maior torneio do tênis pernambucano neste ano. O número de inscritos e público foi maior do que imaginávamos. Abrimos espaço para todas as categorias e obtivemos um bom retorno. No ano que vem, pretendemos continuar nessa mesma linha. O objetivo sempre foi incentivar as crianças na prática do esporte e oferecer ao público boas partidas de tênis", disse.