Náutico

Série B

Náutico vacila e cede empate para o Icasa, depois de estar vencendo por 2 a 0

Timbu marcou dois gols com Kieza, ainda no primeiro tempo. Porém, a equipe cearense aproveitou as bobeiras alvirrubras para empatar o jogo em pleno estádio dos Aflitos

postado em 08/10/2011 18:33 / atualizado em 08/10/2011 19:37

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Ainda não foi desta vez que o Náutico voltou a figurar entre os três primeiros colocados do Brasileirão da Série B. Jogando em casa, a equipe alvirrubra saiu na frente, com os dois gols de Kieza, que assumiu a artilheria da competição, com 18 gols, mas não teve perna suficiente para frear o ímpeto do Icasa. O empate em 2 a 2 deixou claro a fragilidade do ataque timbu, que sobrevive apenas de Kieza. A torcida saiu do estádio esbravejando contra a falta de raça dos atletas. E o treinador Waldemar Lemos também não foi esquecido. Foi alvo da torcida, sobretudo, pelas alterações ineficientes que fez. Com o resultado, o time pernambucano prossegue na quarta colocação, com 49 pontos. Agora, o Náutico pega o Americana, em São Paulo, na próxima terça-feira.

O atacante Kieza precisou apenas de 20 segundos para deixar a torcida do Náutico em estado de graça, neste sábado, nos Aflitos. Após receber longo lançamento do zagueiro Marlon, o artilheiro alvirrubro tiro a bola do goleiro Marcelo Pitol, de cabeça, e tocou para o gol vazio, fazendo 1 a 0. E depois dos dois tropeços recentes do Náutico - empatou, em casa, com o Duque de Caxias,lanterna da competição, e perdeu para o Guarani - a impressão inicial da partida era a de que os jogadores do Timbu queriam, mais do que nunca, somar mais três pontos.

Enquanto o Icasa parecia assistir ao jogo, Kieza e companhia iam tocando o terror para cima do goleiro Pitol. Em menos de 15 minutos, os alvirrubros despediçaram várias chances de ampliar o marcador. Até Edurado Ramos, que andava meio sonolento nos últimos duelos do time estava aceso na partida. Correu, se deslocou e deu passes açucardos para os companheiros.


Em outro bom lance de Kieza, ele deixou Rogério em boas condições de marcar, mas o camisa 11 timbu se enroscou todo com a bola. O Icasa só veio mostrar sua força aos 25 minutos, numa cobrança de falta. Guto recebu o passe e chutou forte com perigo em direçãp ao gol de Gideão. O goleiro do Náutico se esticou todo e colcou a bola para escanteio. Aos 34 minutos, Kieza, novamente, deixou a sua marca. A jogada foi toda de Eduardo Ramos, mas foi o artilheiro do Brasileirão da Série B, quem marcou de pênalti (2 a 0 ). Kieza dividiu o mérito do gol com Eduardo,convidando-o a dançar.

Um minutos depois, uma grande lambança da arbitragem deu origem ao gol do Icasa. O lateral-esquerdo do Náutico Aírton levou uma rasteira na pequena área e a falta não foi marcada. O também lateral Osmar, ex- Santa Cruz, não quis nem saber e tocou para o fundo das redes. A falha coletiva da arbitragem gerou revolta em todos os atletas do Timbu. Torcida, atletas do banco de reservas e comissão técnica só faltaram entrar em campo. Acalmados os ânimos, o zagueiro Ronaldo Alves ainda teve a chance de fazer o terceiro do Náutico.

Na etapa complementar, o Náutico voltou com o mesmo ímpeto do primeiro tempo. Só que o Icasa també m percebeu que era possível complicar a vida dos donos da casa. E como eles tentaram infernizar. O Náutico seguiu pressionando, mas aos 36 minutos, Alex Afonso, que entrou na vaga do zagueiro André Turato, silenciou a torcida alvirrubra. Tudo igual no placar: 2 a 2. A torcida sentiu o baque pelo gol de empate. Mas se manisfetou mesmo foi quando o técnico Waldemar Lemos botou o atacante Alexandro em campo. A opção fez a massa alvirrubra perder a paciência e chamá-lo de burro. Adeus clima de tranquilidade.

Náutico 2

Gideão; Neno (Lenon), Marlon, Ronaldo Alves e Airton Everton, Derley e Elicarlos (Alexandro) e Eduardo Ramos; Rogério (Joelson) e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos

Icasa 2

Marcelo Pitol; Ramon, Everaldo, André Turato (Alex Afonso), Osmar; Luís Ricardo, Guto, Júnior Xuxa (Diego Palhinha) e Vinícius (Júlio César); João Sales e Preto. Técnico: Márcio Bittencourt


Local: Estádio dos Aflitos Árbitro: Vinícius da Costa Rocha (RS) Assistentes: José Eduardo Colza (RS) e Ubiratan Bruno Viana (RN) Gols: Kieza (N); Osmar e Alex Afonso (I) Cartões amarelos: Derley (N); André Turato e Luís Ricardo (I) Cartões vermelhos: Marlon (N) Renda: R$ 84.555,00 Público: 14.049