Náutico

Pernambucano

Náutico sofre apagão, mas se recupera a tempo e vira para cima do América

Timbu fez uma péssima apresentação no primeiro tempo, voltando para a segunda etapa com outra atitude, conseguindo virar o placar para 2 x 1

postado em 09/02/2011 21:23 / atualizado em 10/02/2011 01:07

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press.
 

O Náutico precisou jogar os 45 minutos finais para derrotar o América, por 2 x 1, ontem, no estádio dos Aflitos. O Timbu simplesmente sofreu um apagão no primeiro tempo, quando terminou perdendo por 1 x 0. Após uma bronca no vestiário, acordou e na segunda etapa, fez o suficiente para virar o placar e garantir mais uma vitória no Campeonato Pernambucano. A estrela da noite foi o zagueiro Éverton Luís, autor dos dois gols alvirrubros, ambos de cabeça.

O Náutico simplesmente “apagou” no primeiro tempo. Com o time bastante mudado – foram quatro alterações com relação ao jogo passado, contra o Central – o desentrosamento parece ter pesado. Em nenhum momento, a equipe alvirrubra não se encontrou em campo, tanto na articulação quanto na marcação.

O surpreendente América, por outro lado, veio ousado para o jogo. Franco atirador, sem nada a perder, jogou fácil. Com velocidade, teve no meia habilidoso meia Branquinho e no atacante Silvano os seus grandes destaques. Aos 13, quando já era melhor em campo, o Mequinha abriu o placar. Após cobrança de falta na área, Gledson saiu mal e Silvano, raspando de cabeça, desviou para o gol.

Atrás do placar, o Náutico até tentava, mas não conseguia se articular no jogo. Sem ninguém para organizar o jogo no meio-campo e com o ataque mal posicionado, o Timbu não ameaçou o América em nenhum momento. Já o Mequinha, na base da vontade, se superou. Levou perigo ao gol de Glédson, que fez grande defesa em chute de Branquinho, aos 42.

Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
Não havia outra opção para o técnico Roberto Fernandes para o segundo tempo que não mudar a equipe. Mudar o ritmo do jogo alvirrubro era preciso e ele fez isso mexando na articulação do meio-campo. Tirou o lento Deyvid Sacconi para colocar o rápido Kieza, fazendo uma linha com três atacantes.

A mudança foi da água para o vinho. Mais veloz, explorando as jogadas pela direita, com Kieza, bem aberto, o Timbu partiu em busca do empate. Que poderia ter chegado quando Ricardo Xavier marcou, mas não valeu, pois ele tocou com a mão para gol. Mas que veio de verdade aos 10, com Éverton Luís, fechando como uma flecha, após escanteio, e cebeceando para empatar.

E então a ordem natural se estabeleceu. O Náutico tomou as rédeas do jogo, passando a pressionar o América, acoado, sem opção de ataque. A virada era uma questão de tempo. Foram necessários 12 minutos até que, Éverton Luís, novamente, fizesse 2 x 1. Ele aproveitou cruzamento da direita de Peter e marcou de cabeça.

Um outro time em campo, o Náutico poderia ter marcado até mais gols. Ricardo Xavier e Kieza perderam tentos incríveis, que poderia dar mais tranquilidade à equipe. No final, após o susto do primeiro tempo, o Timbu garantiu a vitória, suada, mas importante para, agora sim, focar apenas no clássico com o Sport, no próximo domingo.

Náutico
Gledson; Peter, Diego Bispo (Jorge Fellipe), Éverton Luís e Jeff Silva; Elicarlos, Derley (Nilson) Deyvid Sacconi (Kieza) e Phillip; Ricardo Xavier e Bruno Meneghel. Técnico: Roberto Fernandes

América
Gleibson; Roma, Negretti, Nei Baiano (Arley) e Ronaldo César; Edmilson Francisco, Branquinho (Juninho Potiguar), David e Batata (Alexandre Oliveira); Silvano e Léo Carvalho. Técnico: Nildo(interino)

Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Aldir Pereira. Gols: Silvano (aos 13 minutos do 1oT) e Éverton Luís (aos 10 minutos do 2oT e aos 22 do 2oT). Cartões amarelos: Nei Baiano, Edmilson, Negretti,Arley (A), Peter, Ricardo Xavier e Derley (N). Cartão vermelho: Juninho Potiguar. Público: 10.735. Renda: R$ 44.660.