Náutico

Vexame

Náutico é atropelado pelo Trem durante estreia na Copa do Brasil

Timbu abusou de perder gols e acabou perdendo por 2 a 1, em Macapá

postado em 23/02/2011 23:06 / atualizado em 23/02/2011 23:42

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

Nenhum alvirrubro esperava ver o Náutico perder do modesto Trem, de Macapá, mesmo com o time jogando distante de casa e sem vários titulares. Mas, nesta quarta-feira, o Náutico padeceu diante das próprias deficiências e perdeu por 2 a 1, com o gol do revés marcado aos 46 minutos da etapa final.

Agora, o Náutico precisa vencer o Trem por, ao menos, 1 a 0, dia 3 de março, nos Aflitos, para se manter vivo nesta Copa do Brasil. Caso obtenha o triunfo, vai enfrentar o Bangu. O time carioca perdeu da Portuguesa, ontem, por 1 a 0, em pleno Canindé. Contudo, como tinha vencido o jogo de ida por 3 a 1, classificou-se para a segunda fase.

Do primeiro ao último minuto, o Náutico abusou de perder gols tidos como feitos e ficou fragilizado durante quase todo o segundo tempo após a irresponsável expulsão do zagueiro Jorge Felipe. Restou o lamento do treinador Roberto Fernandes. Inclusive, por ter poupado vários titulares, a exemplo do volante Elicarlos, do meia Eduardo Ramos e do atacante Bruno Meneghel, acionado apenas durante o segundo tempo do duelo. Agora, o Timbu volta o foco ao Estadual, onde está invicto a dez jogos.

Ao menos seis chances de inaugurar o placar desperdiçadas pelo Timbu merecem destaque. Em um intervalo de 12 minutos, quatro oportunidades. Chutadas para fora por Derley, William, Kieza e Élton. Depois das investidas alvirrubras, o Trem passou a se impor e deu susto aos pernambucanos. Aos 15 e aos 25 minutos, Jean e Diogo, respectivamente, beliscaram a meta do goleiro Glédson.

O maculado gramado do estádio Glicério Marques não facilitou a vida dos atletas, mas nada para justificar as bobeadas de Ricardo Xavier e, novamente, Kieza, antes do apito para o intervalo da partida. O atacante do Náutico, inclusive, recebeu cartão amarelo por simular um pênalti - inexistente, segundo a arbitragem.

Segundo tempo
Mas o cartão responsável por prejudicar o Náutico foi de outra cor. O afobado zagueiro Jorge Felipe, mesmo já advertido com amarelo, fez falta violenta e recebeu o vermelho. Com um atleta a menos, um ataque descalibrado, em um campo de péssimo estado e contra um adversário afoito, apesar de ainda não ter disputado partida oficial em 2011 (apenas três amistosos), o Timbu teve dificuldade. E sofreu o primeiro baque aos 27 minutos da etapa final. O meia Lessandro aproveitou a cobrança de escanteio e abriu a contagem: 1 a 0.

Não deu nem para os amapaenses comemorarem. Dois minutos depois, a equipe pernambucana empatou. O lateral-esquerdo Aírton cobrou falta direto para o gol: 1 a 1. Daí para o apito final, mais chances para ambos os clubes. Desperdiçadas, pra variar. Aos 46 minutos, Ari aplicou o golpe fatal: 2 a 1. 

FICHA TÉCNICA

Trem
Cristiano; Ro (Anderson), Filho, Remerson e Batata; Ronílson, Diogo Piraca, Lessandro e Renan (Leonardo); Jean Marabaixo e Ari. Técnico: Vitor Jaime

Náutico
Glédson; Peter, Éverton Luiz, Jorge Felipe e Aírton; Rodolfo Potiguar (Deyvid Sacconi), Derley, Élton e William; Kieza e Ricardo Xavier (Bruno Meneghel). Técnico: Roberto Fernandes

Local:
Estádio Glicério Marques (Macapá). Horário: 21h. Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA). Assistentes: Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e José Ricardo Guimarães Coimbra (PA). Gols: Lessandro e Ari (T); Aírton (N). Cartão vermelho: Jorge Felipe (N). Cartões amarelos: Ronílson (T); Kieza e Derley (N)