Náutico

PE2011

Em jogo tumultuado, Náutico vence o Vitória e retoma liderança

Alvirrubros voltaram ao topo do Estadual, ao vencer por 4 a 2

postado em 10/03/2011 21:56 / atualizado em 10/03/2011 22:32

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

 

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

O único problema para o torcedor do Náutico é ficar “mal acostumado” com as recentes goleadas e atuações de gala do time. Afinal, durante os três últimos jogos, três vitórias, com 14 gols marcados. Ontem, o placar de 4 a 2 diante do Vitória deu de volta a liderança ao Timbu, temporariamente assumida pelo Central, após o triunfo de quarta-feira sobre o Araripina.

Com escalação e postura ofensivas, a equipe alvirrubra lidera o Estadual e o ranking de gols pró. Já o Vitória se manteve em 10º lugar. E é quem mais viu a meta ser vazada, graças ao impiedoso adversário da noite de ontem.

Com 12 minutos de partida, o estreante Charles Muniz, técnico do Vitória, percebeu como seria difícil o ousado desafio de somar ponto fora de casa diante do time mais regular do Pernambucano. Neste intervalo, foram três chances reais para o Náutico abrir o placar – dos pés de Bruno Meneghel, Ricardo Xavier e Eduardo Ramos.

Aos 16 minutos, um esboço de lucidez do Tricolor das Tabocas. Wanderson se livrou da marcação e chutou de longe, com perigo para Glédson. Leve susto. Rapidamente aliviado com gol. Cobrança de falta de Eduardo Ramos, desvio do zagueiro Cleyton para a própria meta: 1 a 0. A arbitragem, contudo, preferiu assinalar o tento para o meia alvirrubro - o segundo neste Estadual.

Não demorou para o Timbu ampliar o marcador. Aos 22, Rodrigo Heffner cobrou lateral, a bola quicou e enganou a “inocente” defesa do Vitória, e Bruno Meneghel não ligou para a bobeira: 2 a 0. Cinco minutos depois, o time da Rosa e Silva afundou o adversário. Em jogada individual, Kieza driblou o defensor e soltou o torpedo. Golaço: 3 a 0. Daí para o fim do primeiro tempo, o Náutico se acomodou. Abusou de perder gols, principalmente com Jorge Felipe, Kieza e Jeff Silva, e ainda permitiu o visitante diminuir. Aos 43 minutos, o zagueiro Cleyton, o mesmo do “gol contra”, diminuiu: 3 a 1.

Segundo tempo

A volta do intervalo manteve a blitz alvirrubra. Logo no início, Ricardo Xavier perdeu uma incrível oportunidade. Livre, quase dentro da pequena área, chutou para a defesa de Eduardo. Pouco depois, Heffner bateu de longe, rente à trave. Aos 20 minutos, o jogo deixou de ser marcado por lances para ser resumido a polêmicas.

Primeiro, Kieza caiu dentro da área adversária. E, quando todos pensavam em punição para o goleiro adversário, o cartão amarelo veio para o atacante timbu, por simulação. Logo em seguida, Nando foi derrubado e, desta vez, o árbitro assinalou a penalidade. Para o Vitória. Cobrança certeira de Nando: 3 a 2. Ao comemorar, o jogador tirou a camisa e partiu em direção da torcida alvirrubra. Provocação repudiada pelos jogadores do Náutico. Muito tumulto em campo e cartão amarelo para o pivô da confusão.

Quando a situação parecia se complicar para o Náutico, o zagueiro Jorge Felipe marcou o gol do alívio. De cabeça, após cobrança de escanteio: 4 a 2. O volante Edvan ainda recebeu cartão vermelho perto do fim do confronto. E até o término do jogo, imperaram os gritos de “olé” e a vibração com o anúncio dos gols do Porto. Festa e liderança.

FICHA TÉCNICA

Náutico
Glédson; Rodrigo Heffner, Wescley, Jorge Felipe e Jeff Silva; Éverton, Derley e Eduardo Ramos; Kieza, Bruno Meneghel (William) e Ricardo Xavier (Rogério). Técnico: Roberto Fernandes

Vitória
Eduardo; Bruno Costa, Cleyton, Marcelo e Nando; Edvan, Aguimeron e Da Silva; Filipe Feitosa (Assis), Aleandro (Robertinho) e Wanderson (Paulo Victor). Técnico: Charles Muniz

Local: Estádio dos Aflitos (Recife). Horário: 20h. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Jossemmar Diniz e Pedro Wanderley. Gols: Eduardo Ramos, Bruno Meneghel, Kieza e Jorge Felipe (N); Cleyton e Nando (V). Cartão vermelho: Edvan (V). Cartões amarelos: Bruno Meneghel, Kieza, Wescley e Rodrigo Heffner (N); Wanderson e Nando (V). Público: 13.148. Renda: R$ 65.230,00