Náutico

Nos Aflitos

Vitória por 3 x 2 diante do Sport foi insuficiente para levar Náutico à final

Falha do goleiro Glédson foi decisiva para tirar o Timbu da grande final. Sport será o adversário do Santa Cruz

postado em 01/05/2011 17:55 / atualizado em 01/05/2011 19:11

José Gustavo /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press.
 

Foi eletrizante, nervoso e repleto de gols o Clássico dos Clássicos que definiu o segundo finalista do Campeonato Pernambucano. O Náutico venceu o jogo a partida por 3 x 2, mas o resultado foi insuficiente para conseguir o que queria que era decidir o título. Assim, o adversário do Santa Cruz na final do estadual será mesmo o Sport, que na soma dos dois resultados das semifinais superou os alvirrubros por 5 x 4.

A primeira partida da final do Campeonato Pernambucano será no próximo domingo (8), na Ilha do Retiro. A última partida está programada para o domingo (15), às 16h, no Estádio do Arruda.

O jogo - Depois de uma semana conturbada, de muito disse-me-disse, acusações de suborno e polêmicas, Náutico e Sport entraram no gramado dos Aflitos para uma partida que não poderia ser diferente. A tensão tomou conta do jogo em seus pouco mais de 90 minutos com os acréscimos.

Utilizando o fator campo, o Timbu foi só pressão quando a bola começou a rolar. Era nítido o objetivo do técnico Roberto Fernandes: fazer um gol logo nos primeiros minutos. Assim, a blitz alvirrubra começou a surtir efeito. Em pouco mais três minutos, o Náutico assustou o gol de Magrão por duas vezes com Meneghel e Derley.

Apesar da velocidade colocada no campo, os alvirrubros não conseguiam furar a bem postada defesa rubro-negra. As principais jogadas vinham em bolas paradas e foi exatamente assim que o Timbu abriu o placar. Aos 17 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, a defesa leonina falha e Kieza, livre de marcação, cabeceia certeiro, no ângulo direito do goleiro Magrão. Náutico 1 x 0.

Com a vantagem no placar, os alvirrubros se empolgaram e tentaram manter a mesma velocidade. Porém, os espaços eram mínimos. Com Eduardo Ramos bem marcado por Germano e depois por Tobi, o Timbu perdia muito em criatividade. O mesmo acontecia com o Sport que tinha Bala sendo marcado na cola por Elton, enquanto Everton pegava Marcelinho Paraíba.

Só que na ânsia de sair ao ataque, o Náutico deixava alguns buracos no setor defensivo. E, assim, aos 25 minutos, Wellington Saci cruza na área, a zaga alvirrubra fica olhando a bola e Carlinhos Bala, sozinho, escora para o fundo da rede. 1 x 1. Os alvirrubros sentiram o peso do empate no placar. O time não se encaixou mais no primeiro tempo e a partida seguiu equilibrada e tensa até o apito final da primeira etapa.

Emoção - No retorno para o segundo tempo, Roberto Fernandes sacou o lateral-esquerdo Airton para colocar Rogério e deixar sua equipe com três atacantes. Já Hélio dos Anjos aproveitou uma contusão de Carlinhos Bala, que sentiu a coxa direita, para colocar Dutra na vaga do atacante rubro-negro. As mudanças pouco surtiram efeito em campo. O jogo voltou sem muito entusiasmo e com muito nervosismo.

E seguiu até um lance capital fazer a diferença. Aos 18 minutos, o goleiro Glédson tem as bolas nos braços. Foi sair jogando e errou o arremeço. Como não podia mais pegar com as mãos, o goleiro tentou fazer a reposição com o pé direito, mas chutou nos pés de Bruno Meneghel. O atacante leonino dominou e tocou por cobertura para fazer um golaço e decretara virada rubro-negra.
O gol adversário tirou a motivação alvirrubra. O Náutico passou a precisar de mais três gols para vencer a partida e chegar às finais. Era uma missão impossível. E que foi só amenizada aos 21 minutos. Depois de um bate-rebate dentro da área do Sport, a bola sobrou para o volante Everton que chutou no canto esquerdo de Magrão. 2 x 2.

O Náutico entrou na base do desespero em busca do gols que precisava e não conseguiu levar mais perigo à meto leonina. Até que Kieza, aos 32 minutos, acertou um belíssimo chute de for a da área sem defesa para Magrão e colocar o Náutico novamente na frente: 3 x 2. O próprio Kieza perdeu a chance de fazer o quarto gols já no final da partida.  Mas, quando o árbitro deu o apito final foram os rubro-negros quem comemoraram.

Ficha do Jogo


Náutico
Glédson; Derley, Walter, Éverton Luiz e Aírton (Rogério); Éverton, Élton, William (Deyvid Sacconi), Eduardo Ramos; Kieza e Bruno Meneghel (Silas). Técnico: Roberto Fernandes.

Sport
Magrão; Igor, Montoya, Alex Bruno e Wellington Saci; Tobi, Daniel Paulista (Jó), Germano e Marcelinho Paraíba (Ciro); Carlinhos Bala (Dutra) e Bruno Mineiro. Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Estádio dos Aflitos. Árbitro:  Sálvio Spínola (SP). Assistentes:  Erich Bandeira (PE) e Jossemmar Diniz (PE). Gols: Kieza (2) e Everton (N); Carlinhos Bala e Bruno Mineiro SPO). Cartões Amarelos: Everton, Everton Luiz, Derley, Eduardo Ramos e Elton (N); Germano e Montoya (SPO).