Náutico

Série B

Timbu convence e vence Guarani por 2 a 0

Timbu joga bem e faz a festa do torcedor, presente em pequeno número nos Aflitos

postado em 02/07/2011 18:18 / atualizado em 02/07/2011 18:22

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

Os alvirrubros viram um Náutico diferente nesta tarde de sábado. Sem os velhos vacilos da defesa. Armando várias jogadas. Perdendo vários gols, mas marcando outros. Dois. Suficientes para derrotar o Guarani, por 2 a 0, somar três pontos e subir duas posições na tabela. Agora, o Timbu é o nono colocado da Série B. Motivação extra para começar a triunfar fora de casa, próximo sábado, diante do Icasa.

Não demorou para o Náutico abrir o placar. Logo aos sete minutos, o primeiro lance de perigo do jogo se converteu em gol. Após cobrança de falta de Eduardo Ramos - uma das armas alvirrubras - e o bate-rebate dentro da área do Guarani, o destro Derley chutou de canhota: 1 a 0. O time alvirrubro dominou a posse de bola e as principais ações da partida, mas faltou capricho para ampliar o marcador. O atacante Rogério, veloz e habilidoso, precisa treinar mais o fundamento de finalização. De frente ao goleiro, desperdiçou duas oportunidades. Kieza, companheiro de posição, também levou a torcida timbu a gritar o nome de Ricardo Xavier, reserva, para a surpresa geral.

As jogadas aéreas para aproveitar os mais de 1,90 metro do centroavante Fernandão ditaram a estratégias da equipe paulista. O tempo inteiro, só “chuveirinho”. Por pouco, o grandalhão não empatou o duelo, por volta dos 40 minutos. Depois de outras chances do Timbu e chiadeira por pênalti, em um lance onde a bola resvalou sobre a mão de Aislan, fim da primeira etapa.

A volta do intervalo trouxe um Náutico ainda mais aceso. Menos o “maestro” da equipe. Em duas claras chances de gol, Eduardo Ramos “recuou” a bola para o goleiro Emerson. O meia insistia em frear o embalo dos contra-ataques dos rápidos Rogério e Kieza. Aos 11 minutos, entretanto, um golaço para incendiar os Aflitos. Kieza recebeu passe dentro da área, dominou com categoria no peito e teve tranquilidade para arrematar: 2 a 0.

Quando tudo parecia festa para o Náutico, pior para Gledson. Em pleno jogo de número 100 com a camisa alvirrubra, o goleiro machucou o cotovelo esquerdo e deixou o campo. Entrou o estreante Gideão. A blitz alvirrubra se manteve. Aos 24 minutos, Kieza fez linda jogada, com direito a “drible da vaca”, e cruzou para Rogério. Livre, o atacante cabeceou, o goleiro adversário defendeu. A torcida gritou “Ricardo, Ricardo” (Xavier). Waldemar Lemos cedeu aos apelos. Contudo, o panorama da partida não mudou. Ao fim, vibração e reconhecimento do público. Resta manter o mesmo ritmo durante as próximas rodadas.

FICHA TÉCNICA

Náutico
Gledson (Gideão); Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Éverton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Philip); Rogério (Ricardo Xavier) e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos

Guarani
Emerson; Chiquinho, Ailson, Aislan e Ari; Lucas, Dadá (Lusmar), Mika e Felipe (Jeferson); Fernandão (Denilson) e Fabinho. Técnico: Giba

Local: Estádio dos Aflitos (Recife). Árbitro: Gleidson Santos Oliveira (BA). Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e José Araújo Alcântara (BA). Gols: Derley, Kieza (N). Cartões amarelos: Elicarlos (N); Felipe, Aislan, Ailson (G). Público: 4.223. Renda: R$ 45.565,00