Náutico

Série B

Com gol de placa de Derley, Náutico vence o ASA/AL por 1 a 0 nos Aflitos

Timbu chegou aos sete jogos de invencibilidade e à terceira colocação

postado em 05/08/2011 23:05 / atualizado em 05/08/2011 23:45

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

Sete jogos de invencibilidade, três pontos, terceira posição, melhor defesa da Série B, um jogo a menos em relação aos adversários (à exceção do Sport), maior público dos Aflitos nesta competição. Quer mais motivo para o torcedor alvirrubro escancarar o sorriso neste fim de semana. Só para quem viu o golaço de Derley. O gol da vitória sobre o ASA, nesta noite de sexta-feira.

Em 14 jogos, o Náutico completou o oitavo sem ter a meta vazada. Possui a melhor defesa da Série B, ao lado de Vila Nova e Boa Esporte: apenas 11 gols sofrido. Ontem, outro adversário timbu saiu de campo zerado. Mas, contra o ASA, o parabéns especial partiu para Derley. Com um gol de placa do volante, o clube da Rosa e Silva venceu por 1 a 0 e fez explodir o maior público dos Aflitos nesta competição: animados e cada vez mais esperançosos 16.051 torcedores.

A diferença de pontuação entre as duas equipes denotou o acirramento do duelo. Em campo, times com distância de cinco colocações, mas separados por apenas dois pontos. A posse de bola e as chances de balançar as redes acabaram divididas, apesar de o Náutico protagonizar os lances mais perigosos. Afora o chute de Raulen, aos quatro minutos, o goleiro Gideão não dispendeu muito esforço durante o primeiro tempo. Do outro lado, Gilson teve competência e sorte para segurar o placar em branco da etapa inicial.

Aos 12 minutos, Moisés ajeitou, Eduardo Ramos chutou por cima da meta. Dúvida para a partida, por se queixar de lesão, o meia timbu se destacou. Diferente de outras rodadas, correu bastante e imprimiu velocidade ao ataque, para suprir a lacuna deixada por Rogério. Aos 23, cobrou escanteio, Marlon cabeceou rente à trave direita. “Uhhh!”, bradou a torcida, ao ver o até então lance mais perigoso. Não demorou para o Náutico voltar a assustar o ASA. Por volta dos 35 minutos, duas chances de abrir o placar. Primeiro, Ronaldo Alves escorou, mas Ramos “furou”. Em seguida, o arqueiro do time alagoano se esticou para defender o cabeceio de Moisés.

Segundo tempo
Quando o jogo recomeçou após o intervalo, um bate-boca entre os adversários esquentou o confronto. Uma curta mancha antes do momento de maior brilho da partida. Aos dez minutos, o volante Derley avançou do meio-campo, costurou um, passou por outro, deu um drible da vaca em uma terceira “vítima” e escorou por cima do goleiro Gilson. Gol. Não, golaço. Melhor: Gol de placa: 1 a 0. Explosão alvirrubra. Mandante das principais investidas, o Náutico manteve a blitz. Aos 28, Jeff Silva, um dos melhores em campo, quase marcou.

Enquanto tudo parecia positivo, uma lamentação para os alvirrubros. Kieza deixou o campo lesionado e virou dúvida para o Clássico dos Clássicos. Durante os minutos finais, o Timbu voltou a sofrer a costumeira pressão pré-apito final. Mas a defesa, como frisado anteriormente, a melhor da Série B, não deu brecha para o azar. Vitória, sete jogos de invencibilidade, uma partida a menos em relação aos adversários (à exceção do rubro-negro pernambucano) e motivação a mais para o confronto da próxima terça-feira, contra o Sport. A equipe, inclusive, não quer tempo para comemorar. Hoje, nada de folga. Treino matinal para afiar a preparação.

FICHA TÉCNICA

Náutico
Gideão; Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Éverton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Auremir); Moisés (Philip) e Kieza (Alexandro). Técnico: Waldemar Lemos

ASA
Gilson; Toninho, Thiago Alves e Emerson (Marielson); Raulen (Chiquinho Alagoano), Didira, Fabinho Romão, Raul e Chiquinho Baiano; Reinaldo e Alexsandro (Vitinha). Técnico: Vica

Local: Estádio dos Aflitos (Recife). Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS). Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Adnilson da Costa Pinheiro (MS). Gol: Derley (N). Cartões amarelos: Jeff Silva e Gideão (N); Fabinho Romão, Thiago Alves, Emerson e Toninho (A). Público: 16.051. Renda: R$ 83.110,00