Náutico

Série B

Mesmo com dois a mais, Náutico só empata com a Lusa nos Aflitos: 0 a 0

Equipe paulista teve dois jogadores expulsos no fim do primeiro tempo. Mesmo assim, o Timbu não conseguiu furar o bloqueio da Portuguesa e decepcionou a torcida

postado em 30/08/2011 22:30 / atualizado em 31/08/2011 00:11

Paulo paiva/DP/D.A Press
 

Quando a Portuguesa teve dois jogadores expulsos no final do primeiro tempo e o Timbu passou a segunda etapa em um jogo de "ataque contra defesa". Nesse momento, não teve um só torcedor alvirrubro que não se lembrasse de Náutico e Grêmio, em 2005. Batalha dos Aflitos à parte, o Alvirrubro versão 2011 voltou a decepcionar nesta Série B. Incompetente, não levou gol, mas também não fez. Um 0 a 0 que deixou triste os alvirrubros, na noite desta terça-feira, nos Aflitos.

Se o primeiro tempo terminou sem gols, não foi por falta de disposição de Náutico e Portuguesa. Ofensivas, ambas as equipes começaram o jogo buscando o gol desde os primeiros minutos. É tanto que, nos cinco minutos iniciais, Derley e Eduardo Ramos, pelo Timbu, e Marco Antônio e Edno, pela Lusa, chegaram perto de abrir o placar. Na falta cobrada por Eduardo Ramos, aos quatro minutos, a torcida alvirrubra chegou a gritar gol, mas a bola parou do lado de fora da rede.

O equilíbrio era evidente entre Lusa e Timbu. Mesmo bem marcados, Marco Antônio e Eduardo ramos comandavam as principais jogadas da partida. A dupla só não foi mais feliz, porque seus atacantes não conseguiam fugir da forte marcação das defesas. A Portuguesa, marcando sob pressão a saída de bola alvirrubra conseguiu uma falta na entrada da área perigosa. Marcelo Cordeiro mandou no travessão alvirrubro, aos 12 minutos.

Com o jogo pegado no meio de campo, as chances de gols diminuíram, mas o nível técnico da partida seguiu alto. Se aos 30 minutos, Ananias assustava pela Lusa, no minuto seguinte Kieza assustava pelo Náutico. E quando a partida começou a ficar mais morna, eis que o volante Ferdinando fez uma falta boba no meio de campo em Kieza, levou o segundo amarelo e foi expulso. Transtornado, Marcelo Cordeiro partiu para cima do árbitro e também foi expulso. Com dois a menos, o caminho da vitória estava aberto para o Náutico.

Na segunda etapa, o Timbu voltou com a proposta de sufocar o adversário. Superior numericamente em campo, o time começou a girar a bola na frente da área da Lusa. Sem conseguir furar o bloqueio dos paulistas, a torcida alvirrubra começou a ficar ansiosa pelo gol e jogar contra o próprio time em alguns momentos. O jogo seguiu "ataque contra defesa" e o Náutico incessante, porém ineficiente em campo.

O técnico Waldemar Lemos fez o que podia. Colocou Philip e Joelson, tirando Derley e Peter. Sem muita organização, o time alvirrubro tentou com Rogério, Philip e Kieza, todos os chutes sem direção e qualquer perigo. A Portuguesa, por sua vez, fazia a sua parte: se defendendo como podia e fazendo toda a cera que tinha direito. Kieza ainda perdeu um gol feito aos 37 minutos e ficou nisso: 0 a 0 decepcionante para a massa alvirrubra.

Ficha do jogo

Náutico 0

Gideão; Peter (Joelson), Ronaldo Alves, Marlon e Jeff Silva (Airton); Everton, Elicarlos, Derley (Philip) e Eduardo Ramos; Rogério e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos.

Portuguesa 0

Weverton; Luis Ricardo, Renato, Leandro Silva e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Boquita, Marco Antônio (Henrique) e Guilherme; Ananias (Raí) e Edno (Júnior Timbó). Técnico: Jorginho.

Estádio: Aflitos, no Recife
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Jackson dos Santos e Francisco Pereira de Souza (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Derley, Marlon (N);Ferdinando, Marcelo Cordeiro (P)
Cartões vermelhos: Marcelo Cordeiro e Ferdinando (P)
Público: 16.548
Renda: R$ 134.595