Náutico

Série B

Em jogo truncado, Náutico se impõe diante do Criciúma e chega a vice-liderança

postado em 10/09/2011 18:18 / atualizado em 10/09/2011 19:48

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Roberto Ramos/Diario de Pernambuco
 

A cada jogo que tem nos Aflitos, o Náutico se mostra imperdoável. Pode não jogar um belo futebol como neste sábado diante do Criciúma, mas a vitória é quase uma certeza. Assim, o oportunista e aguerrido time de Waldemar Lemos bateu o Tigre por 2 a 1 com gols de Kieza e Perter e se manteve invicto nos seus domínios. Melhor. Com o resultado, pulou para a vice-liderança com 41 pontos, chegou a oitava rodada consecutiva sem perder e deu mais um importante passo para retornar à elite do futebol brasileiro.

Desfalcado de Eduardo Ramos, o clube da Rosa e Silva deu sinais de que sentiria a ausência do meia desde os primeiros minutos de jogo. Elton, que deveria fazer o papel de articulador, por diversas vezes se posicionou como atacante. Assim, o Náutico sofria para manter a posse de bola e ainda tinha dificuldade para se livrar da forte marcação adversária. Kieza, por exemplo, viu o volante Henik se tornar a sua sombra em campo. Por muitas vezes, inclusive, chegou a receber faltas desleais com a conivência do árbitro.

Com isso, a primeira chance de gol do jogo só surgiu quando Elton resolveu fazer a função que lhe foi encarrregada. Aos 17 minutos, ele, que pouco depois acabou substuido com dores na coxa esquerda, enfiou a bola para Rogério. Livre, o atacante preferiu não tocar para Derley e chutou para fora, passando perto da trave esquerda.

Em seguida, a partida se mostrou bastante truncada. O Tigre tinha um sistema ofensivo quase nulo e confundiu marcação forte com violência, parando o jogo a cada minuto. Como consequência, proporcionava ao adversário faltas preciosas na entrada da área. Assim, o Timbu começou a apostar nas bolas alçadas à área. Primeiro, Rogério cabeceou fraco. Em seguida, Ronaldo Alves repetiu o lance. Na teceira vez, veio a redenção. Aos 43 minutos, Peter cobrou falta em direção ao caçado Kieza. Com consciência, ele desviou a bola de cabeça e saiu para comemorar a chegada na artilharia da competição com o 13º gol marcado.

No começo do segundo tempo, a tônica da partida seguiu. Enquanto o Náutico tentava buscar jogo, o Criciúma fazia faltas em sequência.Assim, o nível técnico da partida caiu ainda mais. Poucos, foram os momentos de emoção na etapa final até Thiago Silvy completa com a perna de direita um crazento de Marcel. A bola parou no pé da trave direita, aos 18. A partir deste momento, a partida mudou de cara. O time de Santa Catarina passou se lançar ao campo ofensivo. Fechado, o Timbu apostou nos rápidos contra-ataques.
Assim, Kieza teve uma boa chance de decretar a vitória alvirrubra, mas chutou fraco na saída do arqueiro. No entanto, na segunda oportunidade, o Náutico foi impiedoso. Em uma rápida subida, Peter e Airton trocaram passes até que o lateral-direito chutou no contrapé de Andrey e amplicou o marcador, aos 25 minutos. Alívio para quem estava sendo pressionado. Pontaria recompensada com a vice-liderança. Ainda assim, quando o duelo estava praticamente definido, o Criciúma diminiu o marcador com um gol de Rogélio, aos 52 minutos.

Ficha Técnica

Náutico 2
Gideão; Peter, Marlon, Ronaldo Alves (Diego Bispo) e Airton; Everton, Elicarlos, Derley e Élton (Douglas) (Lenon); Rogério e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos

Criciúma 1
Andrey; Fábio Santana, Rogélio, Anderson Conceição e Pirão; Henik (André Gava), Baraka (Ramalho), Jackson Feitosa e Breitner; Thiago Silvy e Schwenck (Marcel). Técnico: Mauro Fernandes

Local: estádio dos Aflitos. Árbitro: Wagner Reway (MT). Assistentes: Lincoln Ribeiro Taques (MT) e Joadir Leite Pimenta (MT). Gols: Kieza (aos 43 min do 1ºT), Peter (aos 25 min do 2ºT) e Rogélio (aos 53 min do 2ºT). Cartões Amarelos: Marlon, Peter (Náutico); Jackson Feitosa, Anderson Conceição (Criciúma). Público: 16.325. Renda: R$ 137.670,00