Náutico

Série B

Náutico encontra dificuldade, mas vence o Salgueiro e volta à vice-liderança

Timbu derrotou o Salgueiro por 1 a 0 nos Aflitos e chegou aos 44 pontos, ultrapassando a Ponte Preta na classificação

postado em 17/09/2011 18:16 / atualizado em 17/09/2011 18:24

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Um jogo que foi a cara do Náutico nesta Série B. Nada de espetáculo, mas muita doação e correria, além de um leve sufoco nos últimos minutos. No final, porém, o que valeu foi o que marcou o placar: vitória alvirrubra por 1 a 0 sobre o Salgueiro, neste sábado, nos Aflitos. O suficiente para voltar à vice-liderança do campeonato, com 44 pontos, passando novamente a Ponte Preta.

Quem esperava total domínio do Náutico, viu no primeiro tempo um Salgueiro bem postado em campo fazer um duelo bastante equilibrado. O Timbu sentiu os desfalques de duas peças importantes da equipe, o meia Eduardo Ramos e o lateral-direito Peter. Os substitutos desses jogadores, Élton e Neno, respectivamente, não conseguiram manter o nível dos companheiros.

O resultado disso foi que faltou ao Náutico criatividade e alternativas ofensivas. Élton se enrolava demais com a bola e não dava seguimento às jogadas. Pela direita, Neno foi tímido demais, indo pouco à frente. Enquanto isso, o Salgueiro apostava na velocidade de Ricardinho e na força de Fabrício Ceará, ambos orquestrados pelo meia Paulo Santos, que pensava o jogo do Carcará.

Sonolento no início, o jogo só melhorou na metade do primeiro tempo. O Salgueiro se animou ao ver a pouca efetividade do Náutico e partiu para cima. Chegou a criar duas boas chances de marcar. Numa delas, Renê acertou a trave de Gideão. Após a pressão, foi a vez do Timbu acordar. No final da etapa, os alvirrubros chegaram mais ao ataque. Elicarlos, duas vezes, e Kieza, estiveram próximos do gol.

No segundo tempo, o Náutico já tinha Phillip no meio, que entrou no lugar de Élton, machucado, no final da etapa anterior. A ordem no vestiário certamente foi clara: adiantar a marcação. O Timbu voltou fazendo uma verdadeira blitz em cima do Salgueiro, tendo duas chances de abrir o placar logo nos dois primeiros minutos de jogo.

A blitz diminuiu de intensidade, mas o segundo tempo permaneceu sendo uma partida de ataque contra defesa. O Náutico pressionava, enquanto o Salgueiro se defendia e tentava encaixar algum contra-ataque. Foram várias chances desperdiçadas. A bola parecia que não ia entrar de jeito nenhum. Aos 26, porém, Derley mudou essa história. Após jogada de Kieza pela direita, o volante chegou fechando como uma flecha no meio da área para tocar para o gol.

Após o gol, o ritmo do Náutico foi outro, inclusive por conta das substituiçõe de Waldemar Lemos, que colocou o zagueiro Diego Bispo e o volante Lennon nas vagas do lateral Neno e do meia Phillip. Naturalmente, o Salgueiro foi para cima com tudo em busca do empate. Até assustou, com Fabrício Ceará, mas o Timbu segurou o placar de 1 a 0 até o final.

Náutico

Gideão; Neno (Diego Bispo), Marlon, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Éverton, Elicarlos, Derley e Élton (Phillip) (Lenon); Rogério e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos

Salgueiro

Luciano; Mateus (Amaral), Juninho (Edmar), Alexandre, Piauí, Pio, Josa, Renê, Paulo Santos (Tiago Marabá), Ricardinho e Fabricio Ceará. Técnico: Luiz Carlos Barbieri

Local: Aflitos (Recife). Árbitro: Cláudio Mercante. Assistentes: José Wanderlei da Silva e Alcides Lira Júnior. Gols: Derley. Cartões amarelos: Mateus, Luciano, Fabrício Ceará, Josa (S), Jeff Silva, Élton e Marlon (N). Renda: R$ 93.990. Público: 15.007.