Náutico

Série B

Irreconhecível, Timbu perde para o Paraná por 2 a 0 e tem vice-liderança sob ameaça

Com o resultado, o Timbu poderá perder a vice-liderança da competição para a Ponte Preta, que ainda jogará neste sábado

postado em 23/09/2011 20:14 / atualizado em 23/09/2011 23:27

Denis Ferreira Netto/Futura Press
Irreconhecível, o Náutico não lembrou em nenhum momento o “time de guerreiros” que luta pelo acesso à Série A. Sem realizar sequer um lance de perigo ao gol do Paraná, o Timbu foi dominado durante os 90 minutos e acabou derrotado por 2 a 0, nesta sexta-feira, no estádio Durival de Britto, em Curitiba. O resultado poderá tirar o Alvirrubro (44 pontos) da vice-liderança da competição. Com a vitória, o Paraná chegou a nona posição, com 35 pontos.

Para se ter uma ideia de como o Náutico foi mal no primeiro tempo, o 1 a 0 em favor do Paraná foi lucro para os alvirrubros. Desde os primeiros instantes de jogo, o Timbu já batia cabeça na defesa. No sistema ofensivo, em nenhum momento o goleiro Luis Carlos foi ameaçado. No único chute em toda etapa inicial (que foi dado somente aos 20 minutos), Elicarlos mandou a bola para longe. O domínio do time paranaense foi contundente.

Aos 6 minutos, Henrique perdeu a um chance incrível de abrir o placar, debaixo da barra, botando a bola para fora. No lance seguinte, a sorte que salvou os alvirrubros se transformou em azar, ou mesmo em incompetência, na falha grotesca de Gideão. No chute de longa distancia, o volante Itaqui contou com a colaboração do goleiro alvirrubro para abrir o placar.

No primeiro tempo de uma equipe só, os tricolores seguiam soberanos. E se não fosse o mesmo Gideão que falhou no gol, o Paraná deixaria o primeiro tempo com um placar ainda melhor. Aos 12 minutos, o meia Douglas Packer arriscou de longe para grande defesa do goleiro timbu. Na jogada seguinte, em mais um lapso da defesa alvirrubra, Henrique marcou o que seria o segundo gol dos paranaenses. Atento, o bandeirinha assinalou corretamente o impedimento. O Paraná ainda perdeu boas chances aos 19, 29 e 40 minutos, enquanto o Náutico rezava para acabar o primeiro tempo.

A esperança do torcedor alvirrubro era que o time mudasse de atitude na volta para o segundo tempo. Não demorou muito para que o sentimento se transformasse em mera ilusão. Logo no segundo minuto da etapa final, o Paraná já pressionava o Timbu. Marquinhos fez bopa jogada e Gideão fez mais uma ótima defesa. Aos 13 minutos, mais um vacilo fatal do Timbu. Henrique avançou livre pela esquerda e chutou no canto. Gideão se esticou todo e defendeu dando rebote para Dinélson aproveitar e empurrar para o fundo das redes: 2x0. Após o gol, o Timbu chegou a equiliabrar mais a partida. Em vão. Derrota merecida e segunda posição sob ameaça.

Ficha do jogo

Paraná 2

Luis Carlos; Marquinho, Flávio, Brinner e Gleidson (Serginho); Maycon, Itaqui, Henrique e Douglas Packer; Dinélson (Jefferson Maranhão) e Hernane (Giancarlo) Técnico: Guilherme Macuglia.

Náutico 0

Gideão; Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Airton (Diego Bispo); Everton, Derley, Elicarlos e Eduardo Ramos (Joelson); Rogério (Alexandro) e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos.

Local: Durival de Britto, em Curitiba (PR)
Árbitro: Jose de Caldas Souza (DF)
Assistentes: César de Oliveira Vaz e José do Nascimento Júnior (ambos do DF)
Gols: Itaqui e Dinélson (P)
Cartões Amarelos: Flávio Boaventura, Itaqui, Jefferson Maranhão, Giancarlo e Gleidson (P), Airton, Ronaldo Alves, Diego Bispo e Everton (N)
Público: 2.125
Renda: R$ 35.460