Náutico

Série B

Náutico vacila e fica no empate com o lanterna Duque de Caxias: 1 a 1

Timbu levou o gol do empate aos 45 minutos do segundo tempo e caiu para a terceira posição da tabela. A torcida lamentou o empate como uma derrota

postado em 30/09/2011 21:47 / atualizado em 30/09/2011 23:30

Sem lembrar nem de longe o "time de guerreiros" que vem fazendo uma campanha brilhante na Série B, o Náutico não conseguiu venceu o lanterna da competição na noite desta sexta-feira, nos Aflitos. E o resultado em 1 a 1 foi ainda mais frustrante porque o gol de empate do Duque de Caxias saiu aos 45 minutos do segundo tempo, quando a torcida alvirrubra já comemorava a vitória. O empate com gosto de derrota, que culminou com a queda do Náutico para a terceira posição da tabela.

Se o Náutico começou o jogo acreditando que a qualquer momento poderia chegar ao gol, logo percebeu que a missão diante do lanterna da Série B não seria tão fácil. Em vez de pressão total alvirrubra, um jogo equilibrado. Com a defesa bem postada, o Duque evitava chegadas perigosas do Timbu e chegava perigosamente nos contra-ataques. Com muita disposição, porém pouca inspiração, os jogadores alvirrubros até se esforçavam na tentativa de furar o bloqueio fluminense. Porém, os seguidos erros de passes de Peter e Rogério prejudicavam o andamento das ofensivas. Por outro lado, o Duque não se restringia apenas em se defender e, vez ou outra, arriscava-se ao ataque. Tanto que a primeira chance de gol foi para o time visitante. Aos 15 minutos, Tony bateu uma falta que raspou a trave do goleiro Glédson.

Acordados pelo iminente perigo que vinha do, até então, surpreendente Duque e empurrados pelo apoio incondicional da torcida (que não perdeu a paciência mesmo vendo o time penar para atacar o lanterninha da competição), o Timbu melhorou no jogo. Aos 18 e 20 minutos, Eduardo Ramos cobrou duas faltas perigosas. Aos 30, foi a vez de Marlon cabecear com perigo. Enquanto isso, o Duque se mantinha bem postado na marcação e vivíssimos nos contra-ataques. Aos 40 minutos, a melhor chance do Náutico no primeiro tempo. Tabelinha entre Kieza e Eduardo Ramos. O meia driblou três adversários, invadiu a área e chutou em cima do goleiro. No seguir da jogada, a resposta do adversário que calou os Aflitos por um segundo. Grande jogada de Erick Flores, que deixou John na cara do gol. O atacante só precisava escorar para fazer o gol, mas furou feio a bola.

Na volta para o segundo tempo, o Duque de Caxias continuou jogando com ousadia. Aos 2 e 3 minutos, Erick Flores e John chutaram com perigo. O melhor jogador em campo do Náutico seguia sendo a torcida alvirrubra com um apoio impressionante ao time. A marcação do lanterna da competição seguia impecável, apesar do domínio alvirrubro no jogo. Chutes só de longa distancia, com Eduado Ramos e Peter, aos 10 e 11 minutos. Neste momento o jogo ficou aberto. Aos 12 minutos, um ontra-ataque veloz do Duque e John arrancou no mano a mano com Jeff Silva, passou pelo ala e chutou para grande defesa de Glédson.

No minuto seguinte a resposta do Náutico. Grande jogada de Rogério, que tocou para Derley. O volante entrou sozinho na área, mas demorou muito para chutar e foi travado pela defesa adversária. Náutico e Duque nem parecism que estavam em lados opostos na tabela, tamanho era o equilíbrio no duelo. A partir de então, o Timbu passou a dominar o jogo e após muito tentar, eis que o gol veio no maior "estilo Náutico": na base da raça. Aos 27 minutos, Eduardo Ramos bateu cruzou a bola e após um bate rebate na pequena área, quis o destino que a bola sobrasse nos pés do artilheiro do time. Kieza apenas teve o trabalho de empurrar a bola para o gol. E quando o Duque parecia morto no jogo, eis o inesperado. Aos 45 minutos, a defesa do Náutico cochilou e Júlio César empatou o jogo para lanterninha. Silêncio e decepção nos Aflitos.

Ficha do jogo

Náutico 1

Glédson; Peter (Moisés), Marlon, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Everton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Diego Bispo); Rogério (Alexandro) e Kieza.
Técnico: Waldemar Lemos.

Duque de Caxias 1
Marcelo Carné; Everton Silva (Léo), Bruno Costa, Felipe Machado e Ernane; Edu Pina, Tony, Júlio César e Erick Flores; Jhon (Antônio) e Léo Pimenta (Juninho).
Técnico: Paulo Campos.

Local: Aflitos.
Árbitro: Márcio Brum Coruja (RS).
Assistentes: Eduardo Neves (RN) e Carolina Melo (CE).
Gols: Kieza (N) e Júlio César (D)
Cartões amarelos: Marlon, Eduardo Ramos (N); Everton Silva, Edu Pina, Marcelo Carné (D)
Renda: R$ 91.575
Público: 14.582