Náutico

Série B

Náutico sofre, mas volta a vencer e está a três vitórias da Primeira Divisão

Equipe fez um bom primeiro tempo, saiu vencendo por 3 a 1, mas recuou muito e permitiu a reação do Vila Nova. Valeu pela vitória e os três pontos. Resultado 4 a 2

postado em 18/10/2011 22:06 / atualizado em 18/10/2011 22:22

Faltam três jogos para o Náutico subir para a Primeira Divisão. Fazendo uma boa partida cheia de altos e baixos, o Timbu foi guerreiro para bater o Vila Nova, na noite desta terça-feira, nos Aflitos, por 4 a 2. Se não teve o artilheiro Kieza, suspenso, Derley apareceu e fez dois gols no jogo. Peter e Eduardo Ramos fizeram um, cada. Apesar de não ter marcado, o atacante Rogério, por sua vez, fez a melhor partida dele pelo clube da Rosa e Silva, foi o melhor em campo e saiu aplaudido de pé pela torcida alvirrubra. Com a vitória, o Náutico não só quebrou o jejum de quatro jogos sem vencer, como também voltou a terceira posição com 53 pontos e agora está somente a nove pontos da retornar à elite. No clima da contagem regressiva, o Alvirrubro vai a Salvador enfrentar o Vitória, no próximo sábado.

O jogo começou a mil nos Aflitos. Pressionado pelo jejum de quatro jogos sem vitórias, o Timbu partiu para o abafa desde os primeiros minutos para cima do Vila Nova. Se a escalação apontava um time com cinco meio-campistas e um só atacante, enganou-se quem achou que os alvirrubros seriam defensivos. Com o volante Elton fazendo a função de atacante ao lado de Rogério, o time ficou mais soltou. Nem parecia que o artilheiro do campeonato, Kieza, estava desfalcando o Náutico. Porém, quando o Timbu pressionava e tudo parecia conspirar para um triunfo tranquilo, eis que o Tigre resolveu surpreender. No primeiro ataque goiano, aos 11 minutos, o escanteio cobrado teve a bola foi desviada pela zaga alvirrubra e Roni, debaixo da barra, abriu o placar.

A torcida alvirrubra imediamente respondeu dando apoio ao time. Os gritos e o gol do adversário surtiram efeito positivo aos alvirrubros. Depois de tentar com Elton, Rogério e Derley, aos 23 minutos saiu o gol de empate. O primeiro golaço do Náutico. Cruzamento perfeito de Derley para Peter, que matou no peito e deu de voleio: 1 a 1. Dois minutos depois, a virada. Aírton cobrou falta curtinha para Eduardo Ramos, que puxou o zagueiro e soltou uma bomba de fora da área, de canhota. Golaço. Se já era o bastante para fazer explodir a massa alvirrubra, ainda tinha mais para o primeiro tempo. Aos 42, grande jogada de Rogério, que deu um drible humilhante no zagueiro do Vila e tocou para Derley, que chegou chutando. Fim da louvável primeira etapa para os pernambucanos.

Na volta para o segundo tempo, o Vila Nova voltou disposto a dificultar a vida do Timbu. O técnico Roberto Cavalo sacou um zagueiro e botou o atacante Betinho, ex-Náutico. A mudança surtiu efeito e o atacante, aos cinco minutos, livre na entrada da área soltou uma bomba no cantinho, sem chances para Gideão. Os goianos seguiam melhores e aos 10, Jô cruzou e Henrique, por pouco, não empata. O susto acordou o Náutico. Melhor jogador da partida, Rogério fez mais uma grande jogada e foi derrubado na área. Pênalti, que Peter cobrou no canto e o goleiro Michel Alves foi buscar. Ótima defesa.

O jogo ficou dramático. Rogério seguia puxando as principais jogadas ofensivas alvirrubras. Aos 15 e aos 20 chutou com força para duas boas defesas de Michel Alves. O Vila, apesar de ter o então pior ataque da Série B, seguia assutando, mesmo que com pouca eficiencia. Aos 26, o alívio para a torcida alvirrubra. Adílson fez falta dura em Derley, tomou o segundo amarelo e foi expulso. Ainda deu tempo para, aos 34, Derley fazer o gol que sacramentou a vitória. Bola cruzada na área, a zaga do Vila cortou mal, a bola sobrou nos pés do volante, que soltou a bomba para o gol: 4 a 2.

Ficha do jogo

Náutico 4

Gideão, Peter, Marlon, Ronaldo Alves, Aírton, Everton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Moisés); Rogério (Philip) e Elton (Lennon).
Técnico: Waldemar Lemos.

Vila Nova 2
Michel Alves; Henrique, Ben-Hur (John Lennon) e Gabriel; Victor Ferraz, Adílson, Ricardinho (Betinho), David e Túlio Souza; Roni (Bergson) e Jô.
Técnico: Roberto Cavalo

Local: Estádio dos Aflitos, no Recife.
Árbitro: Charles Ferreira (AL).
Assistentes: Pedro de Araújo (AL) e Otávio Neto (AL).
Gols: Derley (2), Peter e Eduardo Ramos (N); Roni (VN)
Cartões amarelos: Derley, Aírton, Elicarlos (N); Adílson, Gabriel Ben-Hur (VN)
Cartão Vermelho: Adílson
Público: 13.554
Renda: R$ 73.830