Náutico

Aflitos

Com um pé na Série A, Náutico vence o Sport por 2 a 0 e afunda o rival

Superior durante os 90 minutos de jogo, o Timbu bateu o Leão e chegou aos 56 pontos, praticamente consolidando o acesso à Série A. Ao Sport, resta um milagre

postado em 29/10/2011 16:44 / atualizado em 29/10/2011 20:04

Helder Tavares/DP/D.A Press
 

O Náutico está com um pé na Série A 2012. Com propriedade, o Timbu se impôs frente ao Sport e bateu o rival por 2 a 0, na tarde deste sábado, nos Aflitos. Com um gol de Marlon e um golaço de Elicarlos, ambos no primeiro tempo, os alvirrubros se consolidaram na terceira posição com 56 pontos e ainda abriram seis pontos de vantagem sobre o Vitória (quinto colocado). Já ao Leão, agora na oitava posição com os mesmo 48 pontos, resta o alento de mais uma rodada recheada de ótimos resultados que, novamente, favoreceram à equipe. Falta somente o mais improvável: o time precisa vencer os cinco jogos que restam na competição.

O Náutico engoliu o Sport no primeiro tempo. Superior em campo, abriu uma vantagem de 2 a 0 nos 45 minutos iniciais e só não fez mais porque perdeu boas chances. Apesar de melhor em campo, o Timbu viu o Leão ter a primeira grande oportunidade do jogo. No segundo minuto de partida, um lance que poderia ter mudado o panorama da partida. Branquinho roubou a bola do zagueiro Diego Bispo dentro da pequena área e perdeu uma chance incrível, chutando a bola na trave. Era o mais perto que o Sport chegaria do gol em todo o jogo. A partir daí, só o Náutico atacaria com eficiencia.

O caminho até o primeiro gol, no entanto, não foi tão fácil. O jogo seguia bastante pegado no meio de campo, com muitas faltas de ambos os lados. A arbitragem, confusa, atrapalhava o andamento da partida, invertendo infrações e parando o jogo de maneira indevida. Aos 20 minutos, cobrança de falta de Marcelinho Paraíba e grande defesa de Gideão. No lance seguinte, foi a vez do Náutico ter uma falta a seu favor. Eduardo Ramos jogou na área do Sport, Magrão saiu mal e Marlon testou para o gol. Aos 25, Rogério teve a chance de ampliar e chutou com perigo rente à meta rubro-negra. Era só a prévia do que estava por vir. Aos 32, Elicarlos fez fila. Driblou toda a defesa do Sport e com categoria tocou deslocando Magrão. Golaço.

Na volta para o segundo tempo, o Sport já retornou com duas modificações nas laterais. Saíram Moacir e Diogo e entraram Renato e Wellington Saci. A postura do time, todavia, não mudou muito. Aos dois e aos quatro minutos, Kieza cabeceou e chutou com perigo. A resposta do Sport só veio aos 15 minutos. Branquinho fez boa jogada e rolou para Naldinho soltar uma bomba. Bem posicionado, Gideão segurou com firmeza. No lance seguinte, Kieza recebeu em profundidade e bateu cruzado para boa defesa de Magrão.

O jogo seguia movimentado. Aos 16, Saci deixou Elicarlos no chão e mandou uma bomba por cima do gol. O Náutico recuou e o Sport foi para cima. Willians, que tinha acabado de entrar, arriscou de longe e a bola, que deixou a torcida do Náutico em silêncio, foi para fora. Era o último suspiro dos rubro-negros no jogo. Mais tranquilo, o Timbu passou a tocar a bola. Nervoso, o Leão viu a péssima arbitragem Fifa de Gutemberg de Paula acertar ao expulsar Renato, que deixou a mão no rosto de Eduardo Ramos. Com um a menos, o Sport até tentou, mas não conseguiu furar a intransponível barreira alvirrubra.

Náutico 2

Gideão; Peter, Marlon, Diego Bispo e Aírton; Everton, Elicarlos (Lenon), Derley e Eduardo Ramos (Elton); Rogério e Kieza.
Técnico Waldemar Lemos.

Sport 0

Magrão; Moacir (Renato), Gabriel, Tobi e Diogo (Wellington Saci); Hamilton, Rithelly, Naldinho e Marcelinho Paraíba; Branquinho e Júnior Viçosa (Willians).
Técnico: PC Gusmão.

Local: Estádio dos Aflitos, no Recife
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (Fifa-RJ)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Jossemmar Diniz (PE)
Gols: Marlon e Elicarlos (N)
Cartões amarelos: Derley, Elicarlos (N); Diogo, Naldinho, Hamilton e Rithelly (S).
Cartão vermelho: Renato (S)
Público: 17.164
Renda: R$ 186.480