Náutico

Náutico apenas empata com o São Caetano

Time alvirrubro não passou de um 0 a 0 com o Azulão, no Anecleto Campanella, e adia para a próximo rodada o retorno à Série A

postado em 12/11/2011 17:16 / atualizado em 12/11/2011 18:25

José Gustavo /Diario de Pernambuco

Foi o suficiente para empatar a partida, mas não para garantir matematicamente a classificação à Série A do Campeonato Brasileiro, em 2012. O Náutico fez um jogo burocrático e não saiu de um magro 0 x 0 com o São Caetano, na tarde deste sábado (12), no estádio Anacleto Campenalla, no ABC paulista. Vale lembrar que o adversário ficou com um jogador a menos aos 27 minutos dos primeiro tempo.

O resultado não foi suficiente para cravar o Timbu na elite do futebol brasileiro na próxima temporada. O ponto conquistado diante do Azulão fez o time alvirrubro manter-se na vice-liderança da tabela com 63 pontos. Porém, o Vitória-BA, que venceu o Criciúma por 3 x 1, chegou aos 57 pontos, ocupa a quinta colocação e ainda pode chegar aos 63 se vencer os dois últimos jogos. Assim, o Náutico precisa apenas de mais um pontinho contra o Boa Esporte, em Varginha, para selar o retorno à Série A.

O jogo – Jogando com o regulamento em baixo do braço, o Náutico não quis se arriscar na partida desta tarde. Mesmo entrando com sua força máxima em campo, o Timbu fez uma aposta mais defensiva na primeira etapa. Os alvirrubros limitaram-se a marcar e poucas vezes foram ao ataque em jogadas características de contra-ataque.

A partida se arrastava sem grandes emoções. A postura defensiva do Náutico trazia o adversário para o seu campo de defesa. O Azulão tocava bem a bola, mas não encontrava espaços para chegar ao gol de Gideão. Assim, as melhores chances nasciam em bolas chutadas de fora da área.

A situação começou a melhorar para o Náutico, a partir dos 27 minutos, quando o lateral Artur, do São Caetano, foi expulso de campo depois de fazer uma falta e reclamar da arbitragem. A partir daí, o Náutico cresceu um pouco mais na partida. Aos 32 minutos, Eduardo Ramos cobra falta na área e Diego Bispo aparece para cabecear a bola no travessão.

Antes do apito final do primeiro tempo, aos 45 minutos, o São Caetano por muito pouco não abriu o marcador. Depois de bola levantada na área, Domingos cabeceia na trave e perde a chance de abrir o marcador.

Moleza – No retorno para o segundo tempo esperava-se um Náutico mais afoito no ataque. Afinal, o timbu atuava com um jogador a mais que o adversário. Mas, o time alvirrubro abdicou de atacar. O objetivo do Náutico era não tomar gol.

Apesar da fragilidade do adversário, o timbu pressionou muito pouco. Mas, mesmo assim, por pouco não abriu o marcador aos 13 minutos. Depois de um bate-rebate na área, Kieza dominou a bola e chutou cruzado com muito perigo. A partida caiu bastante de rendimento no segundo tempo. Nítidamente,o time alvirrubro segura a bola para passar o tempo satisfeito com o resultado.

FICHA DO JOGO

SÃO CAETANO

Luis; Artur, Domingos, Preto Costa e Bruno Recife; Augusto Recife, Reviston, Ricardo Conceição e Ailton (Ricardo Xavier); Antônio Flávio (Wendell) e Giovanni (Kléber). Técnico: Márcio Araújo.

NÁUTICO
Gideão; Peter, Marlon, Diego Bispo e Aírton; Everton, Elicarlos (Lennon), Derley e Eduardo Ramos (Elton); Kieza e Rogério. Técnico: Waldemar Lemos.

Local: Estádio Anacleto Campanella-SP. Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR). Assistentes:  Ivan Carlos Bohn (PR) e José Carlos Dias (PR). Gols:   Cartões Amarelos: Domingos, Preto Costa e  Antônio Carlos, Ricardo Conceição e Augusto Recife (Scae); Everton (N). Cartão Vermelho: Artur (S.Cae). Público: 1.065 (torcedores). Renda: R$ 7.525,00.