Náutico

Caruaru

Náutico supera fisico e desentrosamento e vence o Porto na estreia do PE2012

Timbu fez 2 x 0 no Gavião, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Destaques alvirrubros foram os volantes Lenon e Souza

postado em 15/01/2012 17:53 / atualizado em 15/01/2012 22:30

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O Náutico fez uma boa apresentação de estreia no Campeonato Pernambucano. Neste domingo, o Timbu fez 2 x 0 no Porto, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. O Timbu superou o desentrosamento e não deixou a dever na parte física ao jovem time do Gavião. Dentre os destaques da equipe estiveram os volantes Lenon e Souza, que marcou o segundo gol da equipe. Na próxima rodada, quarta-feira, o time de Rosa e Silva enfrenta o Petrolina, no estádio dos Aflitos.

O técnico Waldemar Lemos cumpriu o prometido e o Náutico que iniciou a partida contra o Porto lembrou a equipe aguerrida, firme na marcação, que conquistou o acesso à Série A em 2011. O Timbu encaixou bem o seu jogo e não deixou o adversário se movimentar como queria. Dar espaço ao jovem time do Gavião poderia ser perigoso, devido à superioridade física do adversário nesse início de temporada.

A escalação do Náutico surpreendeu, com a presença do jovem João Ananias na lateral-direita e de Siloé no ataque. No meio, Lenon ocupou a vaga de Derley, que não ficou regularizado. Uma das preocupações sobre o time do Náutico era quanto ao posicionamento dos três volantes. Pelo que se viu em campo, Lenon ficou mais fixo, enquanto Elicarlos e principalmente Souza (que fez o papel desempenhado por Derley) saíam para o jogo.

O Náutico abriu o placar com justiça aos 19 minutos, de bola parada. Jefferson cobrou falta na área e Ronaldo Alves subiu bem de cabeça, marcando o primeiro gol do PE2012. O Timbu dominava o jogo com certa facilidade, chegando a trocar alguns bons passes. Criou chances de ampliar o placar, mas só fez 2 x 0 no final do primeiro tempo. Aos 38, Souza tabelou com cascata e recebeu na área. Ele dominou e bateu na saída do goleiro.

No segundo tempo, o Náutico manteve a postura de marcação e teve até mais trabalho, pois o Porto, mais ofensivo, partiu em busca do empate. O Timbu, por sua vez, preferiu esperar o adversário no seu campo e sair nos contra-ataques. Embora o Gavião tenha assustado mais que na primeira etapa, as melhores oportunidades foram alvirrubras, que desperdiçou chances com Jefferson, Marlon, Rogério e Elicarlos.

Na metade da etapa final, o físico começou a pesar. Tanto que as três substituições efetuadas por Waldemar Lemos foram de jogadores que chegaram há pouco tempo: Siloé, Cascata e Jefferson. Visivelmente o Timbu puxou o freio de mão, após tantas chances desperdiçadas. O Porto, porém, não mostrou força para tirar proveito disso. A jovem equipe de Caruaru cedeu muitos espaços durante a partida inteira e vai ter que melhorar bastante no restante da competição. Já o Alvirrubro surpreendeu, mostrando um bom toque de bola, mesmo com o time em fase de entrosamento.

 

Porto
Romero; Baiano, Moisés, Sandro Miguel e Altemar; Rodolfo Potiguar, Renan (Tadeu), Robertinho (Kiros) e Diego Costa (Macelo); Joelson e Fabinho

Náutico
Gideão; João Ananias, Marlon, Ronaldo Alves e Jefferson (Hélder); Lenon, Elicarlos, Souza e Cascata (Phillip); Siloé (Henrique) e Rogério

Local: Luiz Lacerda (Caruaru) Árbitro: Cláudio Mercante. Assistentes: Ubirajara Ferra e Alcides Lira Gols: Ronaldo Alves, Souza Cartões amarelos: Altemar, Rodolfo Potiguar, Fabinho (P), Henrique Público: 8.620 Renda: R$ 42.000