Náutico

Tropeço

Náutico leva a virada e perde a liderança para o Salgueiro

postado em 08/02/2012 23:34 / atualizado em 09/02/2012 01:53

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press.
Apesar do primeiro tempo morno, Salgueiro e Náutico fizeram uma partida emocionante, decidida nos acréscimos com um gol contra do goleiro Rodrigo Carvalho, que substituiu o titular Gideão, lesionado. Com a vitória, o Carcará reassumiu a liderança do Pernambucano, com dois pontos a frente dos alvirrubros. Na próxima rodada, o Timbu encara o Serra Talhada, também no Sertão, sem o técnico Waldemar Lemos, que foi expulso pelo árbitro Gilberto Castro Júnior. Depois do confronto houve um princípio de tumulto, envolvendo jogadores e integrantes da comissão técnica das duas equipes e também o trio de arbitragem.

O Náutico precisou de alguns instantes para encaixar sua formação. Apesar de esfacelado por cinco desfalques, o Timbu conseguiu encaixar sua marcação, enquanto o Salgueiro trocava passes no meio de campo. Mesmo com o Carcará tendo uma maior posse de bola, eram os alvirrubros quem chegavam com mais perigo. Logo aos 8 minutos, o zagueiro Marlon desperdiçou um contra-ataque puxado pelo atacante Berger, chutando pela linha de fundo.

Aos poucos, o Náutico foi tomando conta das ações ofensivas, apertando a marcação no meio-campo e forçando os erros de passe do adversário. Melhor na partida, o Timbu abriu o placar aos 20 minutos. Depois de fingir o chute, Eduardo Ramos cruzou para a grande área. A bola ainda bateu na zaga do Carcará antes de Siloé completar para o gol. Atordoados pela desvantagem, os salgueirenses se perderam no jogo, e por pouco os alvirrubros não ampliaram. A partida poderia até ter sido definida no primeiro tempo, não fossem as chances desperdiçadas. Na mais clara delas, Berger entrou cara a cara com Luciano, mas chutou em cima do goleiro adversário.

O início da etapa final apresentou um cenário diferente. Enquanto o Náutico voltou com uma postura mais conservadora, o Carcará resolveu acordar, e voltou a pressionar na intermediária adversária. Mas os sertanejos não conseguiam concluir as jogadas. A primeira boa chance veio somente aos 13 minutos, quando o meia Élvis aproveitou uma bola mal rebatida para concluir com perigo. A passividade custou caro aos alvirrubros. Aos 29, Pery cobrou falta fechada no segundo pau. O zagueiro Alemão escorou de cabeça e Fabrício Ceará completou para o gol.

E o castigo não parou por aí. Aos 35, foi a vez de Alemão marcar o dele. Em escanteio cobrado pela esquerda, o zagueiro apareceu livre para escorar de cabeça. A virada obrigou o Náutico a partir para o ataque. O gol de empate surgiu de uma arrancada do jovem Wanderson, que havia entrado na vaga de Berger, enquanto o Náutico vencia a partida. Em jogada pela direita, ele cruzou na cabeça de Siloé, que sequer precisou sair do chão para marcar pela segunda vez na noite. Mas a partida estava longe de acabar.

Nos acréscimos, depois da cobrança de uma falta marcada por Gilberto Castro Júnior e contestada pelos jogadores do Náutico, houve um bate-rebate na área alvirrubra. A bola sobrou nas mãos do goleiro Rodrigo Carvalho, que se atrapalhou e mandou para dentro da própria barra. Depois da partida, o auxiliar técnico Kuki, revoltado pela marcação da infração, partiu para cima do árbitro. Na sequência, os alguns integrantes das comissões técnicas e atletas das duas equipes iniciaram uma discussão na entrada dos vestiários, mas foram contidos.

Salgueiro
Luciano; Marcos Tamandaré (Romário), Alemão, Luiz Eduardo e Pery; Pio, Dinho (Edmar), Vitor Caicó e Clébson; Élvis e Fabrício Ceará (Siderval). Técnico: Neco.

Náutico
Rodrigo Carvalho; Marlon, Diego Bispo e Gustavo; João Ananias (Wamberson), Auremir (Ronaldo Conceição), Lenon, Eduardo Ramos, Berger (Dorielton) e Jefferson; Siloé. Técnico: Waldemar Lemos.

Local: Cornélio de Barros (Salgueiro). Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Aldir Pereira e Paulo Steffanello. Gols: Fabrício Ceará, Alemão e Rodrigo Carvalho (contra) (S) e Siloé (duas vezes) (N). Cartões amarelos: Clébson (S), Auremir, Eduardo Ramos (N). Público: 8.708. Renda: R$50.600,00.