Náutico

Aflitos

Estrela de Derley brilha e Náutico conquista primeira vitória na Série A

Timbu bateu o Botafogo por 3 a 2 em um jogo emocionante

postado em 10/06/2012 20:46 / atualizado em 10/06/2012 21:42

Tiago Cisneiros /Superesportes

Roberto Ramos/DP/D.A Press
Nunca pareceu fácil, mas o primeiro tempo da partida entre Náutico e Botafogo deu bons motivos para o torcedor alvirrubro acreditar na primeira vitória do time na Série A. O 2 a 0 refletia o bom futebol, baseado em movimentação e troca de passes. Após o intervalo, tudo mudou de figura. Em poucos minutos, o alvinegro carioca chegou ao empate. Depois de uma expulsão para cada lado, no entanto, brilhou a estrela de Derley. O volante, que ganhou um filho (Bernardo) durante a semana, aproveitou uma bobeira da zaga adversária, driblou o goleiro Milton Raphael e garantiu os três pontos para o Conselheiro Rosa e Silva.

O jogo já começou com fortes emoções. Aos quatro minutos, o goleiro Milton Raphael precisou sair da pequena área para cortar um bom cruzamento de Lúcio. Na sequência, o atacante argentino Herrera recebeu a bola e tentou bater por cobertura. Tranquilo, Felipe defendeu em dois lances. A resposta do Timbu foi perigosa, com um belo chute de longa distância do volante Elicarlos. A bola passou perto da trave direita do arqueiro botafoguense.

Roberto Ramos/DP/D.A Press
Aos 16 minutos, a movimentação alvirrubra surtiu efeito. Após uma bonita tabela entre o volante Souza, que atuou como meia de armação, e Araújo, o atacante entrou na área e chutou rasteiro, no canto esquerdo de Milton Raphael. Mesmo à frente do placar, o Náutico não abdicou das jogadas ofensivas. Tanto que, aos 24 e 28, Souza e Elicarlos quase ampliaram o placar.

O segundo gol, no entanto, veio aos 32. Rhayner avançou pela lateral direita e cruzou rasteiro para dentro da área. A bola passou por Araújo, mas acabou nos pés do lateral esquerdo Lúcio, que bateu forte no canto direito do goleiro.

Sem espaço pelo meio, o Botafogo passou a apostar em bolas alçadas na área. Em muitas delas, o ataque levou vantagem, mas o goleiro Felipe trabalhou bem e evitou o gol. Na segunda etapa, entretanto, a história foi diferente. Logo aos dois minutos, um cruzamento baixo passou por toda a área alvirrubra e encontrou o lateral esquerdo Márcio Azevedo, que chutou cruzado e balançou as redes.

Seis minutos depois, o zagueiro Márcio Rosário fez falta dura em Herrera, na meia-lua, e foi expulso. Ele já havia recebido um cartão amarelo no primeiro tempo. Para recompor a defesa, o técnico Gallo sacou Souza e colocou César Marques. O defensor, entretanto, não deu sorte. No primeiro lance de perigo após sua entrada, acabou cabeceando contra a própria meta e empatando a partida.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO CONFRONTO NOS AFLITOS

O gol contra aconteceu aos 13 do segundo tempo. Nos minutos seguintes, o Botafogo tomou conta do jogo. Empolgado e com um homem a mais, o alvinegro organizou-se em campo e levou perigo à meta alvirrubra. Os zagueiros e laterais do Timbu não conseguiam acompanhar os ataques em velocidade dos cariocas. Recuado, o Náutico passou a apostar em lançamentos longos para Araújo e contra-ataques. Mas poucas jogadas assustaram a torcida botafoguense.

O jogo voltou a mudar de cara quando o lateral esquerdo Márcio Azevedo foi expulso, por falta em Araújo, no meio de campo. Com dez jogadores de cada lado, Náutico e Botafogo diminuíram o ritmo. Foi, aliás, em uma jogada despretensiosa que o Timbu conseguiu ficar, novamente, à frente do placar. Aos 37 minutos do segundo tempo, a zaga alvinegra tentou recuar a bola para o goleiro Milton Raphael, de apenas 19 anos, mas acabou entregando de presente para Derley. Como um raio, o "iluminado" volante dominou, driblou o arqueiro e fez o terceiro gol do Timbu.

Como não poderia deixar de ser, o jogo terminou com vaias para o time alvinegro, que acumula sua segunda derrota consecutiva por 3 a 2, e gritos eufóricos de "Derley! Derley!", em reverência ao herói da primeira vitória do Náutico na Série A 2012.

Náutico

Felipe; Auremir, Ronaldo Alves, Márcio Rosário e Lúcio; Derley, Elicarlos, Martinez e Souza (César Marques); Rhayner (Siloé) e Araújo (Romero). Técnico: Alexandre Gallo

Botafogo

Milton Raphael; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson(Cidinho), Renato, Maicosuel(Lucas Zen), Vitor Júnior e Andrezinho(Elkeson); Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Local:
Aflitos
Público: 12.354
Renda: R$ 210 mil
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Thiago Brigido (CE) e Pedro Cristino (PR).
Gols: Náutico: Araújo (17' - 1T), Lúcio (33' - 1T) e Derley (37' - 2T)
Botafogo: Márcio Azevedo (2' - 2T) e César Marques (Contra - 13' - 2T)
Cartões amarelos: Márcio Rosário (N) e Lucas (B)
Cartões vermelhos: Márcio Rosário (N) e Márcio Azevedo (B)