Náutico

Série A

Com boa atuação da defesa, Náutico fica no empate sem gols no Beira-Rio

Apesar de ter ido bem defensivamente, alvirrubros conseguiram criar pouco contra o Internacional na noite desta quarta-feira

postado em 08/08/2012 19:23 / atualizado em 08/08/2012 22:28

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Alexandre Lops/www.internacional.com.br

O Náutico chegou ao Beira-Rio empolgado com a vitória por 3 a 0 sobre o Santos, na rodada passada do Brasileirão da Série A. Porém, dentro de campo, o setor ofensivo do Timbu não conseguiu repetir a atuação que teve diante do Peixe. Em contrapartida, estreando o zagueiro Alemão, o sistema defensivo do time pernambucano não errou praticamente nada no duelo frente ao Internacional, na noite desta quarta-feira. Contando um pouco também com a falta de criatividade dos gaúchos, os comandados de Alexandre Gallo conseguiram segurar um empate em 0 a 0.

Poderia ter sido melhor. Um gol legal de Araújo foi anulado erroneamente pela arbitragem. Mas o resultado em Porto Alegre acabou sendo considerado satisfatório para as pretensões do clube na competição. O próximo compromisso dos alvirrubros no campeonato será agora no sábado, diante do Flamengo, em Volta Redonda.

Até o primeiro terço da etapa inicial, as duas equipes fizeram um jogo equilibrado. Apenas se estudavam. Tocavam a bola no meio-campo exaustivamente. Assim, com pouco espaço em campo, começaram a ser frequentes os erros de passes.  O Inter, sem um armador de origem, e o Náutico, preocupado mais em não tomar gol, contribuíram para que as jogadas não se realizassem.

O duelo ganhou retoques de feiura. Com 10 minutos de partida, Souza viu Muriel adiantado e até que tentou fazer "o gol que Pelé não fez", mas a bola passou sobre a barra. O Inter, por sua vez, tentava se soltar. Aos 17, o meia Fred recebeu livre na esquerda, chutou forte e obrigou Gideão a fazer uma boa defesa, mostrando que merece ser o dono da camisa 1 do Timbu. Três minutos depois, Jajá arrematou para fora. Sem perigo. Os pernambucanos, com os homens de frente bastante recuados para marcar, sentiam dificuldades em construir os contra-ataques.

A defesa alvirrubra, por outro lado, mostrava-se bem postada. A única falha no campo de defensivo durante o primeiro tempo foi de um meia. Rhayner escorregou na grande área e a bola acabou sobrando para Forlán, que isolou, aos 43. O intervalo chegou sem nenhuma grande chance para ambos os lados.

Alexandre Lops/www.internacional.com.br
Segundo tempo
Logo aos quatro minutos do segundo ato do espetáculo, veio uma ducha de água fria para os alvirrubros. Araújo fez um gol em posição legal, mas o tento acabou sendo anulado pela arbitragem - alegando impedimento do atacante do Náutico. O jogo, porém, seguiu frio como no primeiro tempo. Aos 21, foi a vez dos gaúchos reclamarem de um pênalti de Marlon, cometido em cima do lateral-direito Nei.

Ainda sem ímpeto, os times continuavam tendo dificuldades para chegar às defesa adversária. Kim, que entrou no lugar de Araújo, teve uma das melhores chances do jogo. Recebeu livre, mas chutou nas mãos de Muriel, aos 31. Com a torcida do Inter pegando no pé dos jogadores, o time colorado não rendia mais nada. Foi a vez do Náutico recuar de vez e segurar o empate sem gols.

FICHA TÉCNICA

Internacional 0
Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Fabrício; Ygor, Guiñazu, Bolatti (João Paulo) e Fred; Jajá (Marcos Aurélio) e Diego Forlán (Rafael Pernão). Técnico: Fernandão.

Náutico 0
Gideão; Patric, Marlon, Alemão (Gustavo) e Douglas Santos (Lúcio); Elicarlos, Martinez, Souza e Rhayner; Kieza e Araújo (Kim). Técnico: Alexandre Gallo.

Estádio: Beira-Rio (em Porto Alegre-RS)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG
Assistentes: Guilherme Camilo e Marcus Vinícius Gomes, ambos de MG
Cartões amarelos: Alemão, Rhayner e Martinez (Náutico); Índio e Fabrício (Internacional)
Público: 11.500