Náutico

Revés

Náutico peca pela desatenção e é goleado pelo Cruzeiro no estádio Independência

Time mineiro fez 3 a 0 em Belo Horizonte. O primeiro gol saiu aos 29 minutos do segundo tempo

postado em 02/09/2012 20:42 / atualizado em 02/09/2012 21:27

Lucas Fitipaldi /Diario de Pernambuco

Marcos Michelin/Estado de Minas/DA Press
O Náutico segurava o empate até os 29 minutos do segundo tempo. Jogava de igual para igual, não se limitava a defender. Em 15 minutos, porém, viu o castelo ruir. Borges, aos 29, Elber, aos 41, e Wellington Paulista, aos 45, deram os números da goleada cruzeirense. A vitória por 3 a 0 encerrou a série de quatro jogos de invencibilidade do Náutico, que perdeu uma posição e agora é décimo colocado no Campeonato Brasileiro, oito pontos acima do rival Sport, que abre a zona de rebaixamento.

Uma gordura importante, tendo em vista a sequência difícil do Timbu nas próximas rodadas, contra Vasco (casa), Botafogo (fora), Grêmio (fora) e Atlético/MG (casa). O resultado manteve o tabu: o Náutico segue sem vencer o Cruzeiro fora de casa. Neste Brasileiro, o time alvirrubrou ganhou apenas um jogo longe dos Aflitos, contra o Atlético/GO.

O Náutico se comportou bem no primeiro tempo. O esquema 3-6-1, motivado por quatro desfalques, esteve longe de ser defensivo. Mesmo sem Elicarlos, Rhaynner e Kieza, o time conseguiur tocar bem a bola do meio pra frente. Na defesa, Alemão ficou com a vaga de Marlon, formando o trio defensivo ao lado de Ronaldo Alves e Jean Rolt.

Povoado no meio, o Náutico conseguiu se proteger do Cruzeiro e manter a posse de bola na primeira etapa. Araújo, apesar de ser o único homem de frente, não ficou isolado. Souza, Lúcio, Dadá e Martinez não se limitaram a marcar. Sem o craque Montillo, o Cruzeiro só passou a ameaçar na reta final do primeiro tempo. Quase sempre pelo lado esquerdo, nas costas de Patric.

Marcos Michelin/Estado de Minas/DA Press
Foi assim que aos 33 minutos Borges esteve perto de abrir o placar numa cabeçada. Dois minutos depois, em outra cabeçada, desta vez pelo meio da área alvirrubra, após cobrança de escanteio, o zagueiro Léo protagonizou o lance de maior perigo. Gideão viu a bola passar rente à trave. O Náutico não teve nenhuma chance clara. As melhores saíram dos pés de Souza em jogadas de bola parada. Fábio, porém, esteve sempre atento deibaixo dos três paus.

Sem nenhuma modificação, o Náutico continuou bem postado na volta para a segunda etapa.
Aos 14 minutos, Gallo fez duas substituições: saíram Lúcio e Araújo para as entradas de Kim e Rogerinho, respectivamente. No Cruzeiro, Celso Roth trocou o volante Charles, lesionado, pelo atacante Wellington Paulista. Apesar da lesão, uma clara tentativa de dar mais força ofensiva à equipe mineira.  

Aos 19, Borges desperdiçou a melhor chance do jogo até então. Alemão, Dadá e João Paulo não conseguiram pará-lo e a bola sobrou limpa na área. De frente para Gideão, ele acabou chutando fraco. No lance seguinte, o Náutico desceu com perigo pela esquerda. João Paulo invadiu a área adversária, mas falhou na hora do último passe. Aos 27, Kim recebeu um belo passe de Souza e partiu em disparada. Poderia ter sido uma grande chance se ele não tivesse demorado tanto a finalizar.

Aos 29, Borges abriu o placar. Everton cobrou falta, a bola desviou em Ronaldo Alves e sobrou para o atacante cabecear dentro da pequena área. Gideão nada pôde fazer. O Náutico chegou perto do empate. Romero fez grande jogada pela esquerda e achou Kim na área, que desviou de letra. Fábio ficou parado e viu a bola tirar tinta da trave. Nos últimos minutos, Elber aproveitou uma bela jogada de contra-ataque e Wellington Paulista fez jus à fama de artilheiro. Os dois lances dos gols coroaram a atuação da dupla acionada por Celso Roth no decorrer do segundo tempo.

Ficha técnica

Cruzeiro 3


Fábio; Léo, Rafael Donato, Mateus e Everton; Leandro Guerreiro, Charles (Wellington Paulista), Tinga e Souza; Borges (Sandro Silva) e Wallyson (Elber). Técnico: Celso Roth.

Náutico 0

Gideão; Ronaldo Alves, Alemão e Jean Rolt; Patric, Dadá (Romero), Martinez, Souza, Lúcio (Rogerinho), João Paulo e Araújo (Kim). Técnico: Alexandre Gallo.

Estádio
: Independência, em Minas Gerais. Árbitro: Elmo Alves (GO). Assistentes: Cristhian Passos (GO) e Ediney Guerreiro (RJ). Gols: Borges (aos 29 do 2 T), Elber (aos 41 do 2 T) e Wellington Paulista (45 do 2 T). Cartão amarelo: Patric, Jean Rolt, Ronaldo Alves e Martinez (N); Rafael Donato e Léo (C). Cartão vermelho: Kim. Público: 11.673