Náutico

Revés

Náutico peca nas finalizações e perde do Fluminense no Rio

Alvirrubro jogou bem no primeiro tempo e criou chances. Porém, viu o eficiente rival marcar duas vezes. No fim, 2 a 1

postado em 22/09/2012 20:08 / atualizado em 22/09/2012 20:32

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

O Náutico até endureceu o jogo contra o líder Fluminense, no Rio de Janeiro, mas voltou a pecar bastante nas finalizações longe dos Aflitos. Depois de ter criado três boas chances no primeiro tempo, quando teve um domínio territorial, o Timbu acabou derrotado por 2 a 1, na noite deste sábado. Com o revés, o 13º do Náutico na Série A, o time segue com 31 pontos, sete acima da zona de rebaixamento. Para não reduzir o índice, os alvirrubros irão "secar" no domingo. Após a série indigesta de jogos na qual o time comandado por Gallo enfrentou as quatro equipes mais bem colocadas da Série A, os pernambucanos atuarão em seus domínios nos dois próximos fins de semana, contra Atlético Goianiense (29/09) e Corinthians (06/10).

Jogo- Para cumprir a meta de conquistar no mínimo mais quatro vitórias e aniquilar as chances de descenso, o Náutico precisará adotar uma postura bem diferente em relação ao jogo de sábado, quando faltou contundência. O Timbu até começou tentando encurtar os espaços. Com um bom toque de bola, o Flu chegou com perigo logo aos dois minutos. Num lance com atletas defenderam a Seleção na última quarta, Thiago Neves cruzou e Wellington Nem cabeceou no cantinho. Parecia o início de um domínio absoluto, mas o Náutico mostrou desenvoltura durante boa parte no primeiro tempo. Se a tática de ficar nos contragolpes não vinha dando certo for a de casa, o time resolver atacar mesmo. A escalação mostrava isso.

Aos 11 minutos, Kim teve uma grande oportunidade após bola cruzada. Desmarcado, matou a bola no peito e bateu rente ao travessão. Depois, já com a partida equilibrada, o Náutico chegou quatro outras vezes. Duas delas claríssimas, através de Rogério, que formou o ataque ao lado de Rhayner, dois atletas de pontaria duvidosa. No fim do primeiro tempo, o Flu voltou a acelerar e confundir a marcação visitante. Diante de uma torcida já impaciente, a equipe de Abel Braga marcou aos 41 minutos. Gideão saiu mal, Fred escorou de cabeça e Leandro Euzébio completou. Antes do apito para o intervalo, Fred, matador, recebeu de Thiago Neves e ampliou, desarrumando de vez o sistema timbu.

A eficiência do primeiro colocado do Brasileirão abalou o Náutico no segundo tempo. O time pernambucano voltou mais precavido na defesa. Contudo, ao contrário do primeiro tempo, quando encontrou muitos espaços no campo do adversário, desta vez viu uma barreira. Faltando dez minutos, um lampejo de reação. Kim diminuiu aos 35 e só não empatou aos 43 porque Cavalieri operou um milagre e na cabeçada e porque o árbitro não marcou pênalti claríssimo cometido por Gum, que empurrou o atacante timbu.

Ficha técnica

2 Fluminense
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio (Digão) e Thiago Carleto; Valencia, Jean, Thiago Neves (Marcos Júnior) e Deco (Wagner); Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga.

1 Náutico
Gideão; Patric, Alemão, Jean Rolt e Douglas Santos (João Paulo); Elicarlos, Souza, Martinez e Kim; Rogério (Romero) e Rhayner. Técnico: Alexandre Gallo.

Local: Estádio Raulino de Oliveira (Volta Redonda-RJ). Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES). Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Fábio Pereira (TO). Gols: Leandro Euzébio e Deco (F); Kim (N). Cartões amarelos: Deco e Cavalieri (F); Alemão, Kim e Martinez (N)