Náutico

Protesto

Procurador do STJD diz que Náutico pode ser punido por conta de faixa

Paulo Schmitt falou que clube não perderá mando de campo, mas pode ser multado

postado em 01/10/2012 14:42 / atualizado em 01/10/2012 16:40

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Helder Tavares/ DP/D.A Press
A faixa que a torcida do Náutico expôs no último sábado, na partida contra o Atlético-GO, continua dando o que falar. O procurador  do STJD  Paulo Schmitt, disse que a súmula do árbitro Leandro Pedro Vuaden será a analisada e que o Timbu pode ser punido por conta do ocorrido antes da partida.

A atitude de Vuaden foi criticada pelos jogadores, que apoiaram a atitude da torcida. Porém Paulo Schmitt não enxerga a questão desse modo. Mesmo sendo um protesto contra a arbitragem da partida anterior a deste sábado, quando o Náutico não teve uma penalidade assinalda ao seu favor, o representante do STJD não enxerga deste modo. “A faixa se enquadraria como ofensa a arbitragem. Pode ser considerada como conteúdo ofensivo, mas vamos aguardar a súmula”, esclareceu o procurador.

O clube de Rosa e Silva teria infrigido o item IV do artigo 13 do estatuto do torcedor. “Não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo”. Se punido o Náutico poderá ser enquadrado no artigo 191 do CBJD, que fala sobre punição por deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento. Segundo Schmitt a punição que pode ser aplicada é uma multa de 100 reais a 100 mil reais. Assim o Náutico poderá ser punido por conta do atraso de 16 minutos, em que a faixa continuou sendo exibida pela torcida. Mesmo sendo uma atitude vinda da arquibancada, a equipe mandante é responsável pelas ações ocorridas.

Ainda não existe previsão para o julgamento, pois o STJD ainda não recebeu a súmula. Após a análise do documento que o tribunal tomará a decisão. “É muito cedo ainda, não temos nada. Vamos esperar ele enviar a súmula e daí decidiremos como agir”, falou Schimitt.