Náutico

Debate

Gallo e Toninho Monteiro debatem futuro do Náutico em programa na Rádio Clube

Na manhã desta terça-feira, treinador e dirigente participaram do Super Show da Clube, comandado pelo apresentador Jota Ferreira

postado em 14/11/2012 12:03 / atualizado em 14/11/2012 11:47

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

O Náutico esteve na pauta do programa Super Show da Clube, na Rádio Clube AM Recife, do grupo Diários Associados. Na manhã desta terça-feira, o apresentador Jota Ferreira recebeu o vice-presidente executivo do Alvirrubro, Toninho Monteiro, além do treinador Alexandre Gallo. Os dois debateram temas relacionados ao Timbu. Analisaram o time nesta Série A do Campeonato Brasileiro, teceram críticas à arbitragem da competição e, sobretudo, planejaram o futuro. Confira abaixo, em tópicos, alguns pontos presentes no debate.

Yuri de LiraDP/D.A Press

Rebaixamento
Após a derrota do último domingo para o Flamengo, nos Aflitos, sites do país especializados em estatísticas apontaram o Náutico novamente com chances de rebaixamento. Embora mínima, a probabilidade de queda voltou a existir. O técnico Alexandre Gallo, no entanto, descarta um possível ingresso do Timbu na zona de rebaixamento da Série A. "Temos que pensar para frente, em Sul-Americana. Nunca ficamos três jogos sem pontuar e não há como pensar nisso", disse o comandante.

Yuri de LiraDP/D.A Press
São Paulo
No próximo domingo, Náutico enfrentará o Tricolor Paulista, no Morumbi. Gallo está ciente das dificuldades para vencê-lo. Apesar de o adversário estar na quarta colocação, o técnico alvirrubro enxerga-o como um dos melhores times do campeonato.  "Depois do Fluminense, é a melhor equipe do Brasileiro, até mesmo na frente de Grêmio e Atlético Mineiro. Vamos lutar para incomodar lá dentro, o que a gente já está fazendo. Os resultados (fora de casa) não estão vindo por detalhes", frisou. Sobre uma provável estreia de Paulo Henrique Ganso, o técnico reafirmou a qualidade do jogador se mostrou precavido com o meia. "É mais uma estrela numa constelação. Ele deve começar no banco, mas, se entrar, poderá dar muito trabalho", reafirmou.

Renovação do contrato de Gallo
Gallo parece disposto a permanecer no clube. Interesse recíproco. O próprio Toninho Monteiro chegou a procurar o treinador para estender vínculo contratual. Porém, à época, o Timbu ainda vivia um período de indefinição mais saliente sobre a sua permanência na elita nacional e uma conversa mais concreta sequer chegou a existir. Pelo que falou o técnico, por outro lado, o acerto está próximo de acontecer. "A continuidade é interessante. Traz benefícios para mim e para o clube. A idéia é renovar. Já fui procurado e estou agora só o meu agente voltar da França para negociarmos com a direção", sentenciou.

Yuri de LiraDP/D.A Press
Proposta do Palmeiras
Durante o debate na rádio, Toninho Monteiro revelou que Gallo havia recebido uma proposta do Palmeiras logo após a saída de Felipão do time paulista. "Gallo é um cara que não deixa transparecer essas coisas. Eu mesmo só fiquei sabendo um dia desses. É a prova de que o trabalho que está sendo feito aqui está correto", disse o dirigente. Sobre um retorno do técnico alvirrubro ao rival Sport, questionado por um ouvinte, Monteiro foi enfático: "Isso fica só por conta da rivalidade. Não pode deixar de ter essas brincadeiras".

Cotas
Se for ratificada mesmo a permanência do Náutico na Série A do Campeonato Brasileiro, o clube alvirrubro terá um aumento na arredação proveniente das cotas pagas pela televisão. Toninho Monteiro adiantou que irá nos próximos dias negociar os novos valores. "Temos direito a esse aumento e vamos negociar junto a CBF e a TV (responsável pelos direitos de transmissão dos jogos)", relatou.

Pernambucano 2013 e pré-temporada
As regras do próximo estadual apontam para o Náutico um primeiro turno quase que sem valer nada. Os alvirrubros criticaram o novo sistema de disputa do campeonato e já querem alongar o período de pré-temporada. "Precisamos fazer limonada do limão", resumiu Toninho Monteiro. "A ideia é usarmos as primeiras rodadas para nos preparamos melhor. Espero ter uns 28 dias de preparação, o que não existe hoje no Brasil. O objetivo disso é minimizar o risco de lesões dos atletas para o ano todo. Mas ainda vamos conversar a respeito disso com a direção", acrescentou Gallo.

Yuri de LiraDP/D.A Press
Finanças
Pelo menos segundo o vice-presidente executivo, Toninho Monteiro, o Náutico vem honrando os seus compromissos financeiros. "Estamos em dia com elenco, pagamos as premiações semanalmente. O nosso segredo está no diálogo. Sempre Gallo, comissão técnica, jogadores, diretoria e presidente estão conversando", destacou o dirigente alvirrubro.

Arbitragem
Os erros dos juizes neste Brasileirão vêm sendo alvo dos alvirrubros há algum tempo. Na rádio, Gallo não deixou de externar a sua insatisfação com os homens do apito. "Para mim, a grande decepção da competição foi a arbitragem. Na minha conta, sem mudar nada da gente jogar, foram seis pontos perdidos por conta dos árbitros. Hoje, estaríamos em sétimo", falou o técnico.

Aflitos
Ainda não se sabe o futuro do estádio Eládio de Barros Carvalho quando o Náutico migrar para a Arena Pernambuco. Um jogo de despedida contra os ucranianos do Shakhtar Donetsk está nos planos. Depois disso, uma incógnita. Toninho Monteiro opinou. "A tendência é que os Aflitos seja arrendado", declarou.

Durval
Em 2007, quando estava no Sport, Gallo treinou o zagueiro Durval, convocado para a Seleção Brasileira nessa segunda-feira. O técnico esbanjou satisfação em ter o seu pupilo no escrete nacional e minimizou a questão de sua idade considerada avançada (32 anos) para defender o time brasileiro. "Estão fortalecendo a questão física dos atletas. Podemos ver jogadores experientes jogando em alto rendimento", falou. "Gosto do seu futebol, da pessoa. Foi convocado tarde, talvez porque não existe mídia em cima dele e por ele ser um cara calado. Mereceu ser chamado", complementou.