Náutico

Agora sim!

Náutico empata com o Bahia em Salvador e se garante matematicamente na Série A

Gol de Dimba, no segundo tempo, cravou o empate alvirrubro na capital baiana

postado em 25/11/2012 17:31 / atualizado em 25/11/2012 20:10

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

EDSON RUIZ/AE
Agora sim: o Náutico está garantido matematicamente na Série A do ano que vem. Com o empate em 1 a 1 com o Bahia, na tarde deste domingo, em Salvador, os alvirrubros não correm mais riscos de rebaixamento. Os gols do jogo só saíram no segundo tempo. O Tricolor de Aço saiu na frente do marcador com gol de Gabriel. Dimba empatou para o Timbu. No próximo domingo, o time comandando pelo técnico Alexandre Gallo joga nos Aflitos, contra o Sport para garantir a vaga na Copa Sul-Americana.

O 0 a 0 no primeiro tempo refletiu exatamente o que pernambucanos e baianos apresentaram nos 48 minutos iniciais de partida. Com o sistema defensivos bem postado, o Timbu conseguiu anular a empolgação da torcida baiana, que mesmo com o estádio Pituaçu lotado. O Tricolor de Aço, porém, ficou longe de balançar as redes alvirrubras. Se o Náutico foi eficiente defensivamente e o goleiro Felipe não fez sequer uma defesa, em contrapartida o setor ofensivo pouco incomodou o Bahia.

LEIA A ANÁLISE DO BLOG SOBRE O EMPATE DO TIMBU

O que mais chamou atenção na primeira etapa foi a quantidade de jogadores machucados. Em menos de 15 minutos Martinez e Jean Rolt, pelo Náutico, e Hélder e Souza, pelo Bahia, saíram de campo por contusão. Sempre em lances isolados, sem violência. Nos isolados lances de ataque, aos 35 minutos, Rogério foi à linha de fundo e tocou voltando para Araújo, que recebeu dentro da área e bateu de calcanhar. A bola foi para fora. O Bahia respondeu três minutos depois com Fabinho. O volante mandou uma bomba de longe, sem perigo.

No segundo tempo, o jogo ganhou emoção. Logo aos 5 minutos, Rogério, ajudando na marcação, caiu por cima de Jussandro dentro da área. O árbitro interpretou o lance como pênalti. Gabriel colocou o Bahia na frente. O Timbu acusou o golpe e morou para voltar ao jogo. Aos 16, Kim deu sinais que o Náutico não estava morto no jogo. O atacante recebeu no meio, puxou e bateu. A bola assustou o Bahia. Após o lance, Dimba, de frente para o gol, foi travado duas vezes na hora do arremate, pela defesa baiana. De falta, Souza obrigou Marcelo Lomba a realizar boa defesa.

Aos 26, o Tricolor respondeu ao bom momento alvirrubro com Elias, de cabeça. O goleiro Felipe fez grande defesa. Seria o último ataque baiano. Aos 33, enfim, o gol alvirrubro. Souza cruzou na medida para Dimba testar para as redes. O Náutico passou a ser melhor no jogo e dois minutos depois, Araújo perdeu um gol incrível. Satisfeito com o empate que o livrava da degola, os alvirrubros diminuíram o ritmo e passaram a se preocupar mais com a defesa. Acabaram conseguiram o ponto que foram buscar na capital baiana.

Ficha do jogo

Bahia 1

Marcelo Lomba; Fabinho, Lucas, Tite e Jussandro; Fahel, Diones (Kleberson), Hélder e Zé Roberto (Victor Lemos); Gabriel e Souza (Elias).
Técnico: Jorginho.

Náutico 1

Felipe; Patric (Dimba), Jean Rolt (Ronaldo Alves), Alemão e Douglas Santos; Josa, Martinez (Alison) e Souza; Rogério, Kim e Araújo.
Técnico: Alexandre Gallo.

Local: Pituaçu, em Salvador. Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ). Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Thiago Gomes Brigido (CE). Gols: Gabriel (B); Dimba (N). Cartões amarelos: Rogério e Josa (N); Fabinho e Lucas Fonseca (B). Público: 32.157. Renda: R$ 540.175,00.

Notas

Felipe 6
Patric 4
(Dimba) 6,5
Jean Rolt - sem nota
(Ronaldo Alves) 5
Alemão 5
Douglas Santos 5,5
Josa 6
Martinez - sem nota
(Alison) 5
Souza 5,5
Rogério 2,5
Araújo 4
Kim 3,5