Náutico

PE

Náutico reage no fim, mas perde do Pesqueira por 3 a 2

Rogério marcou de bicicleta, mas gol não evitou derrota no Gigante do Agreste

postado em 27/02/2013 21:21 / atualizado em 27/02/2013 22:27

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D. A. Press
GARANHUNS - Jogando um futebol abaixo da média, o Náutico acabou sofrendo o castigo ao levar o gol da derrota aos 47 minutos do segundo tempo. Quando parecia que brilharia novamente a estrela do atacante Rogério, que fazia o golaço de bicicleta empatando o jogo para o Náutico aos 44 da etapa final, eis que o goleiro Felipe falhou feio no lance seguinte, deixando a bola cair nos pés de Jânio. A derrota para o Pesqueira por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns, poderia simplesmente ser resumida pela equipe que melhor e mais rápido se adaptou ao péssimo estado do gramado. Mas não foi só isso.

A equipe interiorana se impôs em campo. Teve atitude e postura de vencedor do início ao fim da partida. Longe de lembrar o time que massacrou o adversário na última rodada, o Timbu foi passivo. Chegou a estar perdendo por 2 a 0, quando foi buscar um improvável empate. Não fosse o abafa que levou o time ao empate no final do jogo, poderia-se dizer que sequer havia entrado em campo até os 38 minutos da etapa final. O esforço no final terminou sendo em vão. Com a derrota, o time continua com 3 pontos e agora caiu para a 3º posição. No próximo sábado, o Timbu receberá o Chã grande, nos Aflitos.

O jogo

O começo da partida até enganou o que o Timbu produziria no decorrer do primeiro tempo. Buscando o gol e se lançando com ousadia ao ataque, o Náutico parecia que não demoraria para abrir o placar. Alheio ao péssimo estado do gramado, chegou a fazer pressão no time da casa. O trio ofensivo Rogério, Elton e Renato tiveram uma chance cada de abrir o placar nos primeiros dez minutos. No lance mais perigoso, aos 8, o zagueir falhou e Rogério, de frente para o gol, enrolou-se todo com a bola e e perdeu a chance. Elton, na sobra, ainda chutou para fora.

Ricardo Fernandes/DP/D. A. Press
Era somente o “abafa”. Depois disso, desorganizado em campo, o Náutico nada conseguiu produzir. Eficiente na marcação e mais rapidamente adaptado ao gramado, o Pesqueira começou a proveitar as brechas nas laterais do campo para começar a desenhar seu gol. Stanley e Laercio, de cabeça e de fora da área, por pouco não abrem o placar. Melhor em campo, o Pesqueira acabou agraciado com um lance de sorte para deixar a primeira etapa de jogo na vantagem. Aos 34, Jânio cobrou falta, a bola desviou no zagueiro Alemão e enganou o goleiro Felipe. 1 x 0.

Depois disso, o Náutico em vez de reagir, parece ter desandado de vez em campo. Por vezes, o time do interior trocou passes com liberdade, sem ser incomodado e só não ampliou o marcador pelo capricho dos atacantes. Na volta para o segundo tempo, o técnico Vágner Mancini, tentando dar vida ao time, tirou o jovem Renatro para a entrada do experiente Vinícius Pacheco. O principal no Náutico, porém, não mudou: a atitude. O time seguiu apático em campo. Pouco compromissado, sem vida.

Melhor para o Pesqueira. Tranquilo em campo e sem dar brechas, a equipe seguia bem postada defensivamente e ainda não deixava de atacar. Aos 15, Laercio fez boa jogada, a bola novamente desviou na zaga e quase mata o goleiro Felipe. Com o Pesqueira recuado, o Timbu aproveitou para fazer a pressão em busca do empate. Aos 27, Rogério testou livre por cima do gol. Cinco minutos depois, Elton perdeu a melhor chance do jogo. Ele testou à queima roupa e Geday pegou. No rebote, ele sem nada na frente, mandou para fora.

Quando parecia que o Pesqueira corria o risco de sofrer o empate, eis que em um contra-ataque muito rápido, aos 38 minutos, Dadá Pesqueira recebeu na área, deu um lindo corte em Auremir e bateu com categoria. Na jogada seguinte, o Náutico ainda descontou com um belo gol de Elton. Era o que faltava para o Náutico crescer e chegar ao empate aos 44, com um golaço de Rogério de bicicleta. A partida novamente parecia definida. Novo engano. Aos 47, Jânio aproveitou a falha do goleiro Felipe e aí, sim, definitivamente, marcou o gol da merecida vitória do Pesqueira.

Náutico
Felipe; Auremir, Alemão, Luis Eduardo e Bruno Collaço (Douglas Santos); Elicarlos, Marcos Paulo (Reis) e Giovanni Augusto; Renato (Vinícius Pacheco), Rogério e Elton.
Técnico: Vágner Mancini.

Pesqueira

Geday; David, Stanley, Jonny e Jânio; Dadá Pesqueira, Franklin, Laercio (Diogo) e Theo; Neto Bala e Deisinho (Jonatan Baloteli).
Técnico: Humberto Santos.

Local: Gigante do Agreste, em Garanhuns. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Jossemar Diniz e Wlademar Lins. Gols: Jânio (2) e Dadá Pesqueira (P); Elton e Rogério (N). Cartões amarelos: Stanley, David e Franklin (P); Elicarlos e Rogério (N). Público: Renda: