Náutico

CT Wilson Campos

Demonstrando conhecer bem o Náutico, Silas chega com "espírito vencedor"

Treinador teve o primeiro contato com o elenco alvirrubro na manhã deste sábado

postado em 13/04/2013 10:59 / atualizado em 13/04/2013 15:32

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Daniel Leal/DP/D.A Press
Pontuando atletas nominalmente e revelando um profundo conhecimento do elenco e da história recente do Náutico. Foi assim que o novo técnico alvirrubro, Paulo Silas, portou-se na sua apresentação oficial como treinador do clube, na manhã deste sábado, no Centro de Treinamento Wilson Campos. Antes de conversar com a imprensa, o comandante de 47 anos teve também o seu primeiro contato com os atletas, em uma breve conversa nos vestiários do clube. Falando em ser campeão e em "grupo fechado e unido", o treinador passou uma expectativa positiva e otimista em que dias melhores virão nos Aflitos.

A chegada
É primeiramente uma alegria grande estar aqui e acredito que nesse primeiro momento temos que enfrentar jogo por jogo. O que passei para os atletas nessa primeira conversa é que vou com eles para Serra Talhada visando acompanhá-los de perto para observá-los. Como o time já está classificado não quero que encarem esse jogo como mais um jogo, pois isso acaba fazendo com que eles joguem sem a concentração necessária e uma vitória, agora e sempre, é muito importante.

Jejum no Náutico / treinador vitorioso

É injusto colocar nas costas desses jogadores uma história que não pertence a eles. Não temos nada a ver com isso (Náutico não conquista um estadual desde 2004). É uma vida nova, tempo novo. Quando cheguei ao Avaí em 2008, o clube estava há 30 anos sem chegar à Séria A e há 12 sem conquistar o catarinense. E chegamos lá. É o meu momento no Náutico e temos que pensar no agora. É abraçar isso com tudo e ser melhores que Sport, Santa Cruz e Ypiranga pois eles também estão trabalhando muito.

Grupo fechado

Sou fã do Muricy Ramalho e ele sempre diz como o jogador é privilegiado de ganhar o que ganha, de trabalhar de calção... mas também sabemos que esses mesmos atletas são homens e tem problemas. Por isso, aqui os elogios serão em público, mas as críticar internas. Só eu e ele. Tudo o que se faz em prol do grupo não é em prol do eu. Não tenho compromisso com ninguém, nem com empresário nem nada. Comigo, o Náutico que está em primeiro lugar.

Motivação / Algo aconteceu

Quando chega um treinador é natural, quando eu jogava, isso dava um ânimo diferente. Os atletas ficam se perguntando: "o que será que ele traz?", "quem será que ele é?"... Quem está fora se anima e quem está dentro se motiva. Agora é lógico que algo aconteceu aqui pois caso contrário eu não estaria aqui. Algo aconteceu e vamos procurar uma liderança dentro do grupo e sentar para conversar. Sabemos que o tempo é curto, mas também que é hábil para essa recuperação.

Os elogios de Gallo e Mancini e as dificuldades

Acredito que como ponto de partida, o jogador não esquece de jogar futebol. Quando eu falei com o Gallo, liguei para ele na Argentina, ele me falou maravilhas desse grupo e do clube e que só não tinha permanecido pela seleção. Mancini também falou maravilhas do grupo e da estrutura do clube e foi isso que me fez aceitar o desafio e estou pronto. Agora dificuldades Ney Franco está tendo com o elenco que tem no São Paulo, o Vasco tem, o Flamengo, o Muricy Ramalho no Santos... são problemas do cotidiano do time. Aqui, Maranhão, Rogerinho estão machucados... O torcedor que é apaixonado não presta tanta atenção nessas coisas que atrapalha, o trabalho.

Corajoso

Sou um cara corajoso, esse anos todos desde que me tornei treinador fui campeão quase todos os anos. Campeão no Catar, no Grêmio... Não tenho medo e isso aprendi com os melhores treinadores que trabalhei. Não tenho medo de ser mandado embora. Fico até as 5h da manhã com um menino dos juniores que acho que vai ajudar o grupo, mas não fico 10 segundos com um cara experiente que acha que já sabe de tudo e não quer nada.

Tempo para reerguer o Náutico / Reforços

É difícil precisar (tempo) pois preciso ter primeiro os atletas que vão dar a cara do treinador, aqueles 11 que o torcedor saiba quem são os titulares. A medida que a gente definir isso, fica mais fácil para trabalhar e essa é a minha ideia: achar os 11 o mais rápido. Reforços virão logicamente mas tudo no seu tempo.