Náutico

PE2013

Náutico vence Ypiranga com autoridade

Timbu derrotou a Máquina de Costura por 3 a 0 e garantiu a terceira colocação no Pernambucano 2013 e, de quebra, a vaga à Copa do Nordeste de 2014

postado em 08/05/2013 21:42 / atualizado em 08/05/2013 22:52

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D. A. Press
O Náutico não tomou conhecimento do Ypiranga. Jogando nos Aflitos, o Timbu bateu o time visitante por 3 a 0 e garantiu o terceiro lugar no Pernambucano 2013. Os gols foram marcados por Giovanni Augusto e Rogério (2x).

Primeiro tempo

O Náutico não deu chances para o Ypiranga no primeiro tempo. Marcando o primeiro gol logo aos quatro minutos de jogo, através do meia Giovanni Augusto, após passe de Rogério, o Timbu se tornou dono da partida durante os primeiros 45 minutos nos Aflitos. O time visitante, que tem a vaga garantida à Série D do Brasileirão, não conseguia articular qualquer tipo de jogada ofensiva. Para se ter uma ideia, o primeiro chute da Maquina de Costura aconteceu apenas aos 37 minutos.

Mesmo jogando “para o gasto”, o Náutico esteve tranquilo durante toda a primeira etapa. Martinez e Elicarlos eram os donos do meio campo, enquanto o Ypiranga se valia das investidas do atacante Danúbio, sem sucesso. O segundo gol da partida aconteceu aos 39 minutos. Após lateral mal cobrado por Hugo, o lateral Maranhão roubou a bola. Rogério recebeu e, com tranquilidade, ampliou o placar, não dando chances para o goleiro Cley: 2 a 0.

Durante toda a primeira etapa, o Timbu buscou a marcação por pressão, que obrigava a equipe visitante a dar chutões. Após o primeiro gol, a tranquilidade recaiu sobre os comandados do técnico Silas, que só partiam para o ataque na base do contra-ataque, que era faciltiado em virtude dos constantes erros de passes do Ypiranga.
 
Segundo tempo

O jogo recomeçou da mesma forma que na primeira etapa. O Ypiranga não conseguia articular jogadas e o Timbu comandava as ações no meio campo. Martinez, que sofreu uma entrada no tornozelo, não voltou para o segundo tempo, e foi substituído pelo volante Josa. Jones, que perdeu boas oportunidades no primeiro tempo, se mostrava mais perigoso na segunda etapa.

Após os quinze minutos, o Ypiranga buscou mais o jogo, mas esbarrava em suas limitações e pouco ameaçava o goleiro Felipe. Com a desorganização da equipe visitante, o Náutico era pouquíssimo ameaçado de forma efetiva. Danúbio caiu de produção e as investidas do time de Santa Cruz do Capibaribe se davam através de trocas de passes entre os meias Lincoln e Marcinho. Mas o goleiro do Náutico sequer era ameaçado.

No decorrer do jogo, o Náutico confirmou a supremacia no jogo: após mais uma confusão defensiva do time do Ypiranga, Rogério marcou seu 14º quarto gol na competição, seu segundo na partida, e o terceiro do Timbu no jogo. O placar fazia mais jus ao que a partida havia proporcionado desde o primeiro minuto. A partida se encerrou com o Timbu realizando seu último jogo nos Aflitos por um Estadual com uma vitória incontestável.

Náutico 3

Felipe; Maranhão, Alcides, Alison e Bruno Collaço; Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez (Josa) e Giovanni Augusto (Marcos Vinícius); Jones Carioca (João Paulo) e Rogério. Técnico: Silas.
 

Ypiranga 0

Cley; Diogo, Danilo, Egon e Hugo (Elivelton); Jeferson Piauí, Dácio (Leo Oliveira), Lincoln e Marcinho. Danúbio e Vavá (Tiago). Técnico: Edson Miolo.

Local: Aflitos
Horário: 20h30
Arbitragem: Giorgio Wilton
Assistentes:  Bruno Alcântara e Marcelino Caldas
Público: 2.173. Renda: R$ 14.800
Gols: Giovanni Augusto (5’), Rogério (40’), Rogério (27’ 2T)
Cartões amarelos: Giovanni Augusto, Danúbio, Martinez, Egon, Marcinho, Jefferson Piauí, Diogo
Cartão vermelho: Danúbio