Náutico

Amistoso

Náutico empata com o Sporting na abertura oficial da Arena Pernambuco

Com um pênalti inexistente, o Timbu consegue livrar-se da derrota no primeiro teste real do novo estádio

postado em 22/05/2013 21:57 / atualizado em 23/05/2013 00:09

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Heitor Cunha/DP/DA Press
Sem pedir licença, a torcida alvirrubra foi entrando com intimidade na nova casa. Os primeiros gritos de N-A-U-T-I-C-O foram dados ainda com mais de uma hora antes de começar o jogo. Pouco a pouco, mais e mais torcedores foram chegando e colorindo a Arena Pernambuco de vermelho e branco. Poderia ser o suficiente para fazer os atletas do Timbu se sentirem em casa. O empate no amistoso internacional na inauguração oficial do estádio, diante do Sporting de Portugal, foi o máximo que o Náutico conseguiu.

Depois de fazer um péssimo primeiro tempo e sair perdendo por 1 a 0, com um gol contra do zagueiro Luis Eduardo, a equipe voltou levemente melhor no segundo tempo e conseguiu um empate no final da partida, com Elton, de pênalti. Agora, o Timbu se prepara para a estreia na Série A, domingo, contra o Grêmio, no Rio Grande do Sul.

Paulo Paiva/DP/DA Press
O jogo


O primeiro tempo do Náutico foi sofrível. Com um futebol longe de fazer jus à magnitude do estádio em que jogava, os alvirrubros estiveram durante os 45 minutos iniciais muito aquém do que merecia a torcida. Adverso a tudo aquilo de bom que poderia inspirar o Timbu, a equipe do técnico Silas jogava feio. E logo foi dominado pelos portugueses.

O Sporting imprimiu uma leve pressão desde os primeiros minutos e se tornando maior gradativamente. Resultado: tiveram o privilégio de fazer o primeiro gol da Arena. Ainda que a bola tenha sido chutada por um atleta alvirrubro. Gol contra de Luiz Eduardo aos 26 minutos, após cruzamento de André Martins. Perdido, o Náutico só deu o primeiro chute a gol aos 30 minutos com Martinez. Mas só assustou mesmo com Adeílson, que acertou a trave aos 37, naquele que foi o melhor lance do time na primeira etapa. No final da etapa, o lateral Miguel Lopes fez falta em Adeílson, tomou o segundo amarelo e acabou sendo expulso.

Nem a vatangem numérica fez o Náutico crescer no segundo tempo. Silas tirou o volante Rodrigo Souto e colocou o atacante Elton, em uma tentativa de colocar o time para cima. Em vão. Um chute fraco de Elton, outro de Caion, e nada do Náutico chegar perto do gol. Lentamente ambas as equipes foram fazendo muitas alterações e o jogo que já era ruim passou a ficar pior ainda.

Quando a partida debutante da Arena parecia que terminaria com a vitória magra do Sporting, eis que aos 37 Ventura derrubou Caion dentro da área. Pênalti que Elton bateu para entrar para história como o primeiro atleta a balançar as redes do estádio pelo Timbu e, claro, empatar o jogo. Com a torcida empurrando, o Náutico ainda foi para o “abafa” no fim da partida, mas a primeira vitória na casa acabou adiada.

Ficha do jogo


Náutico
Felipe (Gideão); Maranhão (Dadá), Alemão, Luis Eduardo e Josa (João Ananias); Elicarlos (Auremir), Rodrigo Souto (Elton), Martinez (Ramirez) e Giovanni Augusto (Marcos Vinícius); Rogério (Jones Carioca) e Adeílson (Caion). Técnico: Paulo Silas.

Sporting
Marcelo (Ventura); Miguel Lopes, Boulahrouz (Illori), Marcos Rojo e Joãozinho; Andrien Silva (João Mário), Rinaudo e André Martins (Zezinho); Carrillo (Ricardo Esgaio), Wolfswinkel e Bruma (Viola). Técnico: Oceano.

Local: Arena Pernambuco. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Ricardo Chianca e por Clóvis Amaral. Gols: Luiz Eduardo (contra) (SPO-PT) Elton (N). Cartões amarelos: Adeílson e Adrien Silva. Cartão Vermelho: Miguel Lopes (SPO-PT)