Náutico

Arena Pernambuco

Náutico apenas empata com o Campeão da Libertadores e continua na lanterna

Timbu apostou na velocidade do ataque, mas terminou se atrapalhando nas próprias limitações

postado em 10/08/2013 20:27 / atualizado em 10/08/2013 20:46

João de Andrade Neto /Esportes

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Apesar de encarar de igual para igual o Atlético-MG, o Náutico não saiu do 0x0 neste sábado, na Arena Pernambuco, resultado que mantém o time pernambucano na lanterna do Campeonato Brasileiro, agora com oito pontos. O empate também não foi bom para o time mineiro, que segue ameaçado na 16º posição, com 13 pontos. Ambos, porém, possuem dois jogos a menso que a maioria dos adversários. O Náutico agora encara o Criciúma quarta-feira, fora de casa.

CONFIRA A TABELA DA SÉRIE A

Para encarar o campeão da Libertadores, o técnico Zé Teodoro mandou a campo um Náutico mais forte na marcação, com um meio de campo com três volantes (Rodrigo Souto herdou a vaga de Peña) e Oliveira no ataque (no lugar de Rogério). Além disso, as duas laterais foram ocupadas por volantes de origem, com Auremir na direita e Dadá na esquerda.

AS IMAGENS DE NÁUTICO 0 X 0 ATLÉTICO-MG

Assim, a opção de ataque era apostar em bolas esticadas para Tiago Real e Maikon Leite, cada um atuando aberto pelas pontas. Olivera fez o pivô, no meio. E nos primeiro minutos, a tática alvirrubra quase deu certo. Logo aos dois minutos, Rodrigo Souto lançou Maikon Leite que driblou o goleiro Victor e chutou. Após tocar na trave, a bola correu quase em cima da linha e não entrou. Lance incrível.

No entanto, a medida que o tempo foi passando, o Atlético-MG colocou a bola no chão, fez prevalecer sua maior qualidade técnica e passou a ter mais posse de bola. No entanto, o Galo não tinha poder de penetração na área pernambucana. Assim, a melhor chance dos mineiros foi em uma falta cobrada por Ronaldinho Gaúcho e defendida por Ricardo Berna, que apareceria ainda cortando escanteios e bolas cruzadas.

Olivera bem que tentou furar o bloqueio do Galo, mas continuou sem marcar gols com a camisa alvirrbura
O Náutico ainda teria outra boa chance de abrir o marcador quando Tiago Real recebeu de frente para Victor, mas ao invés de finalizar, tentou driblar o goleiro atleticano, ficando sem ângulo e chutando para fora. Ou seja, apesar de ter mais tempo com a bola nos pés, as duas melhores oportunidades da etapa inicial foram dos donos da casa.

No segundo tempo, o Náutico continuou bem na partida. E passou a ter um pouco mais de posse de bola quando Rogério entrou no lugar de Olivera, que pouco tenpo antes de sair havia obrigado Victor a fazer boa defesa após cabeçada. A intenção do treinador timbu era repetir o que havia dado certo contra o Internacional, quando Rogério entrou e o Náutico conseguiu a vitória por 3 a 0. Porém, apesar de passar mais tempo com a bola nos pés, as oportunidades de gol rarearam. Dos dois lados.

O Atlético-MG só voltou a ter mais posse de bola e ameaçar a defesa alvirrubra quando o técnico Zé Teodoro mudou o esquema no meio de campo, colocando o atacante Jones Carioca no lugar de Rodrigo Souto, o que afrouxou a marcação e não deu poder ofensivo ao Timbu. Por duas vezes, Ronaldinho Gaúcho por pouco no abre o placar. Em uma delas, Berna defendey falta cobrada no ângulo esquerdo.

Já o Náutico não mais ameaçou a meta de Victor. Empate ruim para os dois.


Náutico: Ricardo Berna; Auremir, João Felipe, William Alves e Dadá (Leandro Amaro); Elicarlos, Derley, Rodrigo Souto (Jones Carioca) e Tiago Real; Olivera (Rogério) e Maikon Leite. Técnico: Zé Teodoro.

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Rosinei (Carlos), Richarlyson (Alecssandro) e Josué (Lucas Cândido); Jô e Ronaldinho. Técnico: Cuca.


Local: Arena Pernambuco. Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN). Assistentes: Marco Antônio de Mello Moreira (GO) e Andrea Marcelino de Sá (RJ). Cartões amarelos: Pierre, Leonardo Silva (AT), Derley (N). Público: 19.997. Renda R$ 508.430