Náutico

Arena Pernambuco

Náutico leva sustos no fim e empata com Guarany de Sobral na estreia do Nordestão

Com equipe reformulada, Timbu segurou empate em 1 a 1 dentro de casa

postado em 20/01/2014 21:53 / atualizado em 21/01/2014 15:23

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Sem poder contar com boa parte dos reforços, o Náutico teve muitas dificuldades em sua estreia na temporada 2014. Num jogo complicado, os alvirrubros ficaram apenas no 1 a 1 com o Guarany de Sobral. Resultado que ficou de bom tamanho, diante do fraco futebol apresentado pelo Timbu. A partida completou a primeira rodada do Grupo D da Copa do Nordeste. Como Sport e Botafogo também empataram em 1 a 1, as quatro equipes estão rigorosamente empatadas. Na quinta-feira, o compromisso dos comandados de Lisca é o Clássico dos Clássicos.

Apesar do pouco tempo de trabalho e da profunda reformulação de seu elenco, o Náutico começou a temporada com um time bem postado em campo. A falta de entrosamento era compensada pela comunicação frequente entre os alvirrubros. Ainda assim, as jogadas não fluiam com naturalidade. Diante da dificuldade do Náutico em construir jogadas no setor de ataque, o Guarany passou a se arriscar mais na partida.

Foi justamente neste momento, que se percebeu pela primeira vez, o dedo de Lisca. Se o Timbu tinha dificuldades no setor de criação, sua marcação estava muito bem encaixada. Sem a bola, o time do Náutico diminuía os espaços, com uma movimentação intensa, principalmente entre as intermediárias. Assim, o primeiro tempo acabou sem que nenhum dos dois goleiros precisasse fazer uma grande defesa.

Pela demora do time do Náutico na volta do intervalo, a conversa com Lisca deve ter sido agitada. Mas ainda assim, o Guarany parecia mais à vontade em campo. E na primeira investida, a equipe cearense esteve bem perto de abrir o placar. Aproveitando o rebote de Gideão no chute de Adriano, Tiago Furlan bateu cruzado, tirando tinta da trave alvirrubra. Lance que acordaria o Timbu.

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Depois de uma disputa no meio de campo, a bola sobrou para Elicarlos, que arrancou pela esquerda e emendou um cruzamento da intermediária. A bola rasteira cruzou quase toda a extensão da grande área cearense, encontrando Renato que fechava no segundo pau de carrinho. A alegria alvirrubra, entretanto, não duraria. Logo em seguida, o Guarany de Sobral empataria, contando com a preciosa colaboração de Gideão. Numa jogada aparentemente despretensiosa, Zeca arrisou um chute de fora de área. A bola desviou levemente em Léo Kanu, antes de passar por baixo do corpo do goleiro alvirrubro.

O empate acabou com a reação que o Náutico apenas iniciara. Melhor em todos os setores, o Guarany seguiu frequentando a intermediária do Timbu, que se segurava como podia e tentava partir em contra-ataques que não surtiam muito efeito. No fim, ficou a sensação de que o empate acabou sendo um bom resultado.

Náutico
Gideão; João Ananias, William Alves, Romário (Leo Kanu / 20’ 1ºT) e Gerley (Izaldo / 34’ 2ºT); Elicarlos, Rodrigo Possebon, Dê, Túlio (Gustavo Henrique / 17’ 2ºT) e Zé Mário; Renato. Técnico: Lisca

Guarany de Sobral
André Zuba; Ivonaldo (Edson Pacujá / 27’ 2ºT), Joécio, Juliano e Zeca; Rodrigo Vitor, Santos (Maranhão / 12’ 2ºT), Márcio Tarrafas (Junior Cearense / 34’ 2ºT) e Zé Augusto; Adriano e Tiago Furlan. Técnico: Vladimir de Jesus.

Local: Arena Pernambuco. Arbitragem: Gleidson Oliveira (BA). Auxiliares: José Carlos Oliveira (BA) e Marcos Weib (BA). Gols: Renato (aos 9min do 2ºT) e Zeca (aos 13min do 2ºT). Cartões amarelos: João Ananias (Náutico) e Edson Pacujá (Guarany). Público: 9.268. Renda: R$ 208.190,00

Paulo Paiva/DP/D.A Press