Náutico

Não deu

Náutico abre dois gols de vantagem, mas cede empate no fim para o Ceará

Timbu levou sufoco nos minutos finais do duelo no Castelão, em Fortaleza

postado em 03/05/2014 18:23 / atualizado em 03/05/2014 18:39

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

JARBAS OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
O placar foi o mesmo da estreia na Série B contra o Bragantino. Desta vez, entretanto, o 2 a 2 teve um sabor bem amargo para os alvirrubros. Depois de abrir dois gols de vantagem e passar quase todo o segundo tempo com um homem a mais, o Náutico permitiu a reação do Ceará, cedendo o empate aos 40 minutos de jogo da etapa final. Apesar do visível abatimento dos atletas, o Timbu manteve sua invencibilidade no Brasileiro. O foco agora, passa a ser o encontro com o América-RN, que será disputado na terça-feira, pela Copa do Brasil.

O primeiro lance de perigo do jogo deixou claro que os alvirrubros estavam dispostos a seguir a determinação de Lisca de não se limitarem a marcar os adversários. Em uma boa jogada individual, Marinho arriscou de fora da área, assustando Luís Carlos. O posicionamento do sistema defensivo, porém, apresentava falhas que o Ceará tentava aproveitar. Em um desses lances, o atacante Tadeu desperdiçou uma boa oportunidade, ao errar o chute e cair sentado depois de pisar na bola.

JARBAS OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Quando o Ceará começou a apertar a saída de bola do Timbu, o lateral Raí passou a desempenhar um importante papel, valorizando a posse em boas investidas pela esquerda. E depois de arriscar duas vezes sem sucesso, o atleta foi finalmente recompensado. Com uma cobrança de falta primorosa, Raí acertou o ângulo direito de Luís Carlos, que nem se mexeu.

Jogando com inteligência, o Náutico mudou um pouco sua postura inicial e voltou para o segundo tempo disposto a explorar a necessidade do Ceará de buscar o empate. Não demorou para a decisão de Lisca surtir efeito. No primeiro contra-ataque cedido pelo Vozão, Careca ganhou na velocidade de Anderson e entrou cara a cara com Luís Carlos. Na hora da finalização, o marcador calçou o alvirrubro por trás. Pênalti e expulsão. Na cobrança, o volante Elicarlos mostrou categoria, deslocando o goleiro adversário para um canto e tocando a bola no outro.

Com dois gols de vantagem e um homem a mais em campo, o Náutico tinha tudo para segurar a vitória com relativa tranquilidade. Entretanto, uma falha grotesca do goleiro Alessandro deixou o jogo tenso em sua reta final. Em uma  cobrança de falta de longa distância, Ricardinho soltou a bomba. Traído pela curva da bola, o camisa 1 alvirrubro se atrapalhou e viu a bola morrer no fundo de sua barra. Aos 40, o castigo tornou-se ainda maior. Aproveitando nova falha da zaga alvirrubra, o Ceará chegou ao empate numa boa jogada de Gil.

Ceará 2
Luís Carlos, Samuel, Sandro, Anderson e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Souza (Gil, aos 43’ do 1º T) e Felipe Amorim (Robinho, aos 16’ do 2º T); Tadeu (Alex Lima, aos 5’ do 2º T) e Magno Alves. Técnico: Sérgio Soares.

Náutico 2
Alessandro; Jackson, Leonardo, William Alves e Raí; Dê, Yuri, Elicarlos e Zé Mário (Paulo Júnior, aos 24’ do 2º T); Marinho (Rodrigo Possebon, aos 36’ do 2º T) e Careca (Vinícius, aos 19’ do 2º T). Técnico: Lisca.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza. Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Asp Fifa-SP). Assistentes: Márcio Luiz Augusto (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP). Gols: Raí (aos 25’ do 1º T), Elicarlos (aos 6’ do 2º T), Ricardinho (aos 21’ do 2º T) e Gil (aos 40’ do 2º T). Cartões amarelos: Sandro, Ricardinho e Magno Alves (Ceará), Leonardo, Dê, Zé Mário (Náutico). Expulsão: Anderson (Ceará). Público: 9.741. Renda: R$ 115.733,00.