Náutico

Copa do Brasil

Náutico faz 2 a 0 no América de Natal, mas não evita desclassificação na Arena

Timbu foi superior ao adversário, mas não tirou desvantagem da primeira partida

postado em 13/05/2014 21:21 / atualizado em 14/05/2014 07:55

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Anunciado como substituto de Lisca no Náutico, o técnico Sidney Moraes teve uma boa amostra do desafio que terá pela frente. Da arquibancada da Arena Pernambuco, o treinador viu duas caras bem distintas da equipe que vai comandar. Depois de um primeiro tempo apático, o Timbu deu provas de que depende apenas de si para espantar a crise instalada no clube. Ainda que as deficiências do time não possam ser ignoradas, os alvirrubros acordaram para o jogo na etapa final e venceram o América-RN por 2 a 0. Como os potiguares haviam vencido a partida de ida por 3 a 0, o Timbu deu adeus à Copa do Brasil.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O imenso vazio na arquibancada refletia o desconfiança dos alvirrubros em relação à capacidade de o time reverter a boa vantagem construída pelo América-RN em Natal. Em campo, a situação não era diferente. Amparados pelo regulamento da competição, os jogadores da equipe potiguar adotavam uma postura conservadora, aplicando uma forte marcação entre as intermediárias e diminuindo os espaços em seu sistema defensivo.

Confirmando o veto da direção à sua decisão de poupar parte dos titulares, o interino Sérgio China lançou mão do que tinha de melhor à sua disposição. O time, entretanto, sequer apresentava disposição para fazer a sua parte. Trocando passes horizontais, os alvirrubros não conseguiam construir jogadas de maneira consistente. Tanto que a primeira chance veio somente aos 33 minutos, num chute de fora da área de Marcos Vinícius, que o goleiro Fernando Henrique acompanhou até a saída pela linha de fundo.

A verdade é que as emoções estavam guardadas para a etapa final. Depois de um começo morno, o Náutico finalmente acordou para o confronto a partir dos 15 minutos, depois de duas boas chances criadas por Zé Mário. Na segunda, o meia acertou a trave de Fernando Henrique. No rebote, a bola acertou as costas do goleiro potiguar e saiu pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, o zagueiro Flávio acertou uma cabeçada indefensável, abrindo o placar. O América-RN ainda tentava se recuperar do susto quando os alvirrubros ampliaram a vantagem, colocando fogo na partida. Novamente, em cabeçada de Flávio. A pressão seguiu até o fim, mas a equipe potiguar conseguiu se segurar até o fim.

Náutico 2
Alessandro; Jackson (Paulo Júnior, aos 14’ do 2º T), Leonardo, Flávio e Raí; Dê, Elicarlos, Yuri e Zé Mário; Marcos Vinícius (Vinícius, aos 17’ do 2º T) e Marcelinho (Renato, aos 23’ do 2º T). Técnico interino: Sérgio China.

América-RN 0
Fernando Henrique; Walber, Cleber, Edson Rocha (Adalberto, aos 30’ do 2º T) e Alex Barros; George Lucas, Jean Cleber, Dener (Artur Henrique, aos 23’ do 2º T) e Fabinho; Adriano Pardal e Max (Isac, aos 26’ do 2º T). Técnico: Oliveira Canindé.

Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata). Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP). Assistentes: Márcio Luiz Augusto (SP) e Vicente Romano Neto (SP). Gols: Flávio (aos, 19’ e aos 24’ do 2º T). Cartões amarelos: Flávio (Náutico), Max, Walber, Adriano Pardal, George Lucas (América-RN). Público: 354. Renda: R$ 5.280,00.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press