Náutico

NÁUTICO

Náutico joga mal e perde para a Ponte Preta

Mesmo com um a mais durante quase todo o 2º tempo, Timbu não conseguiu se impor

postado em 30/08/2014 17:55 / atualizado em 30/08/2014 18:05

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
O Náutico encerrou sua participação na primeira metade da Série B com uma derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta. Resultado frustrante, uma vez que o Timbu passou boa parte da partida com um homem a mais. Além de encerrar o retrospecto de 100% de aproveitamento do técnico Dado Cavalcanti no comando alvirrubro, o tropeço voltou a marcar uma exibição pouco satisfatória da equipe alvirrubra, com falhas em todos os setores.

Os desfalques e a consequente dificuldade de Dado para armar o Náutico ficaram evidentes desde o começo da partida. Apesar de o Timbu ter conseguido equilibrar as ações nos primeiros minutos, não conseguiu nada além de deixar a partida truncada entre as intermediárias. Aos poucos, porém, a Ponte Preta conseguiu encaixar sua proposta, apertando a saída de bola alvirrubra e buscando espaços no frágil sistema defensivo da equipe pernambucana.

Apesar de Dado ter tentado solucionar o problema do lado esquerdo de sua zaga trocando Roberto por Raí, não demorou para a Macaca encontrar no setor um atalho para suas investidas. Foram pelo menos três chances boas de abrir o placar em lances que passaram por ali. Em uma delas, Julinho entrou com a bola dominada na area e obrigou Júlio César a praticar grande defesa. Ao fim da etapa inicial, a sensação era de que o 0 a 0 ficou de bom tamanho para o Timbu.

Tentando dar mais consistência à sua marcação, Dado abriu mão da decisão de manter a proposta que vinha utilizando até então. Com um desempenho discreto no primeiro tempo, o prata da casa Guilherme encerrou sua estreia como profissional. Em seu lugar, Elicarlos voltou a atuar depois de quatro rodadas de afastamento. E quando Tiago Alves deixou a Ponte com um a menos ao ser expulso por falta em Marinho, tudo levava a crer que o cenário do jogo mudaria.

Mas, diferentemente do que se viu nas outras apresentações do Náutico com Dado no comando, desta vez, o time não conseguia se encontrar ofensivamente. Mesmo em vantagem numérica, o Timbu continuava sendo uma presa fácil para a marcação da Ponte Preta. E, como de praxe, numa falha do sistema defensivo alvirrubro, a Macaca abriu o placar. Rodinei viu Rafael Costa apaarecer livre entre a dupla de zaga pernambucana e com uma bela assistência, deixou o atacante na cara do gol, para tocar na saída de Júlio César e abrir o placar. Mais tarde, Cafu aproveitaria novo erro da zaga pernambucana para decretar a vitória da Macaca por 2 a 0.

Ponte Preta
Roberto; Rodinei, Tiago Alves, Diego Sacoman e Bryan; Juninho, Fernando Bob e Adrianinho (Renato Cajá, aos 10’ do 2º T); Cafu, Roni (Gilvan, aos 11’ do 2º T) e Rafael Costa. Técnico: Guto Ferreira.

Náutico
Júlio César; Rafael Cruz, Renato Chaves, Flávio e Raí (Roberto, aos 9’ do 2º T); João Ananias, Paulinho e Guilherme (Elicarlos, no intervalo); Marinho, Sassá e Tadeu (Marcos Vinícius, aos 17’ do 2º T). Técnico: Dado Cavalcanti.

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas.
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO).
Assistentes:
Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO).
Gols: Rafael Costa (aos 18’ do 2º T) e Cafu (aos 34' do 2º T)
Cartões amarelos: Fernando Bob, Tiago Alves, Renato Cajá (Ponte Preta), Paulinho, Raí, Rafael Cruz (Náutico).
Expulsão: Tiago Alves (Ponte Preta).