Náutico

NÁUTICO

Sem receber jogos oficiais do Náutico, cenário dos Aflitos é de abandono

Superesportes presenciou gramado precário, pichações e mato na arquibancada

postado em 30/03/2015 18:04 / atualizado em 30/03/2015 19:00

João de Andrade Neto /Esportes

Paulo Paiva/DP/D.A Press
A imagem de um homem fingindo urinar em cima do escudo do Náutico, nos Aflitos,”viralizada” nesta segunda-feira na internet, indignou os torcedores alvirrubros. Mas também escancarou o atual estágio de abandono do Eládio de Barros Carvalho. Sem ser utilizado pelo time principal do Náutico desde o dia 2 de junho de 2013 (com exceção de um jogo, no ano passado, contra o Avaí, pela Série B), o estádio não possui atualmente, de acordo com a Federação Pernambucana de Futebol, os laudos de liberação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e está com o gramado impraticável para jogos oficiais. O Superesportes esteve nesta segunda-feira no local e verificou um cenário desolador.

Utilizado apenas por atletas amadores de esportes como futebol americano, rugby e beisebol, o piso dos Aflitos não possui mais grama em alguns pontos, como o centro do campo. Já em outros, o capim está tão alto que cobre boa parte da perna de quem pisa nele. De acordo com o próprio Náutico, o gramado não é cortado há 15 dias.

Mas há outros sinais de abandono. Na arquibancada central, o mato e o capim também dominam o cenário, o mesmo acontece na entrada do vestiário dos árbitros e nos dois escudos do Náutico, situados atrás de cada uma das metas. Além disso, as entradas dos vestiários dos times estavam alagadas e com lixo, no momento da visita da reportagem. Na cobertura do túnel principal, também há ferrugem na estrutura. No setor de cadeiras é possível verificar algumas pichações. Entre elas, uma que faz referência a uma torcida organizada do Santa Cruz.

No entanto, para o supervisor administrativo e financeiro do Náutico, Carlos Lindenberg, o estádio dos Aflitos não está abandonado. Mas reconhece que a falta de jogos oficiais ajudou a diminuir os cuidados com o local. “Os Aflitos não está abandonado. Ele é utilizado de manhã até a noite para treinos pelas equipes de rugby, futebol americano e beisebol e também pelo nosso time de futebol feminino. Mas qualquer investimento dentro do estádio passa pela definição do que vai ser feito com os Aflitos. Hoje, o campo está semi desativado”, afirmou o dirigente, que também prometeu regularizar a situação com o Corpo de Bombeiros dentro de 20 dias. O Náutico nega a falta de outros laudos.
 
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/03/30/1141/20150330183104632163a.jpeg', 'id_content': 3075306L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2015/03/30/galeria_nautico,1141/superesportes-mostra-o-estado-de-abandono-do-estadio-dos-aflitos.shtml', 'titulo_destaque': 'Superesportes mostra o estado de abandono do est\xe1dio dos Aflitos', 'id_pk': 1141L, 'id_conteudo': 3075306L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Superesportes mostra o estado de abandono do est\xe1dio dos Aflitos', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Sem receber jogos oficiais do N\xe1utico, cen\xe1rio do antigo campo alvirrubro \xe9 total de abandono', 'schema': 'foto_12711703576'}
 
Lindenberg justificou a grama alta no campo e o capim na arquibancada pelo número reduzido de funcionários do clube. E pelas chuvas recentes no Recife. “Alguns funcionários estão de férias, mas já retornam essa semana. Nos últimos dias choveu muito e a grama cresce muito rápido. Mas até o sábado, ela estará aparada”, prometeu. Já para o estádio voltar a receber um jogo oficial do clube, o prazo seria maior. “Em torno de 90 dias eu coloco o campo pronto para receber a seleção brasileira. Mas é preciso parar qualquer atividade. Os treinos desses outros esportes desgastam ainda mais o gramado”, reconheceu Pedro Tiburcio, funcionário responsável pelos Aflitos.

Por fim, o o supervisor administrativo do Náutico também negou que os Aflitos esteja sendo alugado para peladas de sócios. Sobre a foto do homem fingindo “urinar” no escudo do clube, Lindeberg esquivou o Náutico de culpa. “Não sei até onde o Náutico pode ser culpado por isso. Todo evento há pessoas do clube presente”, garantiu Lindenberg.