Náutico

NÁUTICO

No embalo da torcida, Náutico se impõe, vence Criciúma e assume liderança da Série B

Com gols de Douglas e Ronaldo Alves, Timbu construiu vantagem logo na 1ª etapa

postado em 19/05/2015 23:38 / atualizado em 19/05/2015 23:56

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
A imposição do Náutico foi total. Do início ao fim. Não se sabe ao certo qual foi o motivo que levou o Timbu a se apresentar com tanta aplicação, mas junção entre a possibilidade de tornar-se líder, obter o melhor início na Série B na era dos pontos corridos e vencer um, adversário direto na luta pelo acesso foi um estimulante eficaz para a equipe. Além disso o time de Lisca teve o apoio incondicional das arquibancadas na Arena Pernambuco e a vitória por 2 a 0 foi o prêmio que todo alvirrubro esperava.

A sequência de cinco jogos sem perder e também tomar gols serve como estímulo para o Timbu se preparar com mais afinco do que nunca para o seu próximo desafio, que será o Flamengo pela Copa do Brasil. Tempo haverá de sobra, já que Lisca terá uma semana para se preparar para a partida que será disputada no Maracanã.

O jogo
Empurrado pela torcida, que já cantava antes mesmo da partida ser iniciada, o Náutico esperou os 10 primeiros minutos para encontrar o seu ritmo. Com a entrada inesperada de William Magrão na vaga do suspenso Patrick Vieira, Marino foi adiantado para o meio de campo. A alteração foi apenas na peça e a presença do volante mais à frente se mostrou eficaz.

Aos 13 minutos de jogo o Náutico finalmente se ajustou ao apoio da torcida e em um ritmo uníssono a bola chegou para Douglas abrir o placar. Antes do camisa nove receber livre dentro da área para fuzilar o gol de Edson, Gaston cruzou com perfeição para Marino escorar de cabeça e encontrar o atacante livre dentro da área. A festa tinha que ser junto aos torcedores e o atacante correu em direção ao setor Oeste da Arena Pernambuco para ser ovacionado pelos alvirrubros.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/05/19/1190/20150519232704736814i.JPG', 'id_content': 3106916L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2015/05/19/galeria_nautico,1190/fotos-novamente-mostrando-bom-futebol-nautico-vence-criciuma.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Novamente mostrando bom futebol, N\xe1utico vence Crici\xfama', 'id_pk': 1190L, 'id_conteudo': 3106916L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Novamente mostrando bom futebol, N\xe1utico vence Crici\xfama', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Com gols no in\xedcio do jogo, Timbu mant\xe9m invencibilidade e segue l\xedder da S\xe9rie B', 'schema': 'foto_12711703576'}

Após o gol era natural que o Timbu segurasse um pouco o ímpeto ofensivo, mas não demorou muito para a vantagem ser ampliada. Em um lance duvidoso, Douglas roubou a bola dentro da área e foi derrubado pelo zagueiro Adalberto. Pênalti que o zagueiro Ronaldo Alves bateu com categoria e colocou o 2 a 0 no placar.

O Criciúma teve que sair para o jogo, mas esbarrou nas suas limitações. Assim como fez no Náutico o técnico Moacir Junior não deu padrão de jogo ao Tigre de Santa Catarina e todas as jogadas tinham que passar pelo pé de Cleber Santana. A tática não surtiu efeito e o gol de Júlio César foi atacado poucas vezes com perigo até o fim da primeira etapa.

Segundo tempo
O Náutico tentou repetir o ímpeto que o levou a abrir o placar no primeiro tempo e por pouco não marcou o terceiro gol. O que impediu foram as falhas de passe e e um erro do árbitro Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro. De carrinho, e na bola, Gaston roubou a bola do lateral Ezequiel e partiria livre em direção ao gol de Edson. Porém, o árbitro viu uma falta que apenas ele enxergou e anulou o lance.

A resposta do Criciúma foi rápida e após desvio de cabeça de Adalberto, o travessão de Júlio César tremeu e quase que o goleiro sofre o gol no rebote, quando Neto Baiano cabeceou novamente. Em um lance de puro reflexo o camisa 1 do Náutico evitou o gol e manteve o zero no placar.

Com a pressão dos adversários, Lisca decidiu mudar. Tirou o inoperante Rogerinho e decidiu colocar Pedro Carmona - o 12º titular - em campo. A entrada do meia deu mais controle de bola ao Náutico, mas o time não se limitou a apenas manter a posse de bola. Com toques de bola rápidos o Timbu ameaçou o gol de Edson pelo menos duas vezes e ficou a apenas um ou dois toques de ampliar a vantagem.

Um gol a mais não era necessário já que a equipe de Lisca soube manter o placar até o fim da partida. Agora, os jogadores terão uma semana para se preparar e parar de pensar um pouco na Série B, já que o próximo confronto é contra o Flamengo pela Copa do Brasil.


Ficha do Jogo

Náutico 2
Júlio César; Guilherme, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gastón; João Ananias, Marino, Hiltinho e William Magrão (Bruno Alves); Rogerinho (Pedro Carmona) e Douglas (Renato). Técnico: Lisca.

Criciúma 0
Edson; Ezequiel, Adalberto, Fábio Ferreira e Arnaldo; Rafael Pereira, Rodrigo Andrade (Jefferson), Wellington e Cleber Santana; Bruno Lopes (Silvinho) e Neto Baiano. Técnico: Moacir Junior.

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Assistentes: Flávio Gomes Barroca e Jean Márcio dos Santos (ambos do RN)
Gols: Douglas (aos 13’ do1ºT) e Ronaldo Alves (de pênalti aos 20’ do 1ºT)
Cartões amarelos: Cleber Santana, Fábio Ferreira, Jefferson e Silvinho(CRI); William Magrão, Gaston e Ronaldo Alves(NAU)

Público: 5.292
Renda: R$81.550,00