Náutico

NÁUTICO

Náutico faz sua pior partida na Série B, desperdiça chances claras e perde para o lanterna

Timbu fez gol na primeira etapa, mas permitiu virada no segundo tempo da partida

postado em 07/07/2015 21:27 / atualizado em 07/07/2015 22:03

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Denny Cesare / Código19 / Agência O Globo
O Náutico chegou a liderar a Série B por alguns minutos nesta terça-feira. É verdade que o resultado da partida do Botafogo ainda poderia mudar a sua colocação, mas a combinação de resultados de nada adiantou já que o Timbu perdeu para o lanterna da Série B por 2 a 1. Tudo devido ao preciosismo dos seus atacantes e a falta de ímpeto ofensivo. Defeitos que já são velhos conhecidos da torcida alvirrubra. Com o resultado o Alvirrubro caiu para a 5ª colocação e saiu do G4 após nove rodadas.  

Antes da partida começar, a grande novidade ficou por conta da escalação de Rivaldo entre os titulares dos donos da casa. Existia a expectativa pela estreia do meia pentacampeão do mundo, mas começar entre os 11 inicias foi uma grande, mas decepcionante, surpresa.

O Náutico não mudou sua forma de atuar. Bem postado defensivamente, o Timbu não deu chances para o Mogi Mirim ameaçar o gol de Júlio César nos minutos iniciais. Deixava o time buscar Rivaldo e a marcação por zona mostrava resultado. O único problema é que a equipe não atacava. Quando recuperava a bola, os jogadores ofensivos pouco produziam e isso se refletia na posse de bola do Timbu que foi de apenas 36,2% ao fim do primeiro tempo.

Aos 20 minutos do primeiro tempo ocorreu o primeiro lance de real perigo. Rivaldo recebeu livre dentro da pequena área, mas, mesmo de perna esquerda, o meia colocou para fora. O Náutico não respondeu por um bom tempo e ainda deixou o Mogi ter algumas oportunidades, não tão claras, de abrir o placar. 

A primeira chegada alvirrubra ao gol foi mortal. Após cobrança de tiro de meta a bola foi desviada de cabeça por Gil Mineiro e Douglas acreditou no lance. Dominou a bola em velocidade, ganhou do zagueiro na corrida e finalizou no canto direito de Daniel. Um chute e um gol. O bastante para  que a equipe só voltasse a atacar quando fosse em uma situação ideal. O Mogi Mirim ainda procurou atacar e empatar a partida ainda na primeira etapa, mas esbarrou na defesa alvirrubra e nas suas limitações. Ao menos duas finalizações poderiam ter saído de outro modo, mas Júlio César nem teve o trabalho de defender, já que todas foram para fora. 

Segundo tempo
O Timbu voltou diferente para a segunda etapa. Não apenas pela mudança na equipe, já que Gil Mineiro deu lugar a Fillipe Soutto no retorno do intervalo, mas pela postura de não ficar tão atrás. A alteração havia dado a impressão de que o Náutico havia ficado mais defensivo. Pura ilusão. Marino foi adiantado para o posto de Gil Mineiro e a equipe ganhou força ofensiva. Apostando em contra-ataques, o Timbu quase ampliou a partida com Renato e Douglas. Porém, os dois atacantes desperdiçaram o que poderia ser o gol que sacramentaria a vitória do Timbu. Chances que seriam bastante sentidas no fim da partida.  

A partir destes dois lances, o Naútico recuou. Sentiu que poderia ampliar quando desejasse e mais uma vez se enganou. O Mogi Mirim continuou a rondar o gol de Júlio César, mas nada que representasse um perigo real. Até que aos 19 minutos Rivaldo teve uma chance de ouro. O meia, capitão e dono do clube cobrou bem a falta, mas Júlio César fez grande defesa. Logo depois do lance, o meia foi substituído e viu do banco o principal lance da sua equipe. Em jogada bem trabalhada, Ortigoza ajeitou a bola para Serginho que dentro da área deixou tudo igual. Um castigo para o time visitante que havia deixado de atacar com efetividade há pelo menos 10 minutos. 

O gol de empate fez o Mogi Mirim crescer. Os donos da casa não deram mais espaço para o Timbu que viu sua situação se complicar após a expulsão e Gaston, que cometeu uma falta infantil e recebeu o segundo cartão amarelo. Daí então só deu Mogi. Gustavo perdeu uma chance dentro da área e o Sapão concentrou suas ações na lateral esquerda, setor que sentiu a expulsão do uruguaio. 

O castigo veio aos 43 minutos do segundo tempo. Serginho chutou de fora da área, a bola desviou na defesa alvirrubra e Júlio César nada pode fazer. A bola morreu no fundo das redes e decretou a segunda derrota do Naútico na Série B e a primeira vitória do Mogi Mirim na competição. Agora, resta recolher os cacos e se preparar para o Clássico das Emoções no próximo sábado. 

Ficha do jogo

Mogi Mirim
Daniel; Edson Ratinho, Fábio Sanches, Renato Camilo (Léo Bartolo) e Luan; Henrique Motta, Magal, Matheus Ortigoza e Rivaldo (Gustavo); Bruno Veiga (Serginho) e Geovane. Técnico: Sérgio Guedes. 

Náutico
Júlio César; Guilherme, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gaston; João Ananias, Marino, Hiltinho (Diego) e Gil Mineiro (Fillipe Soutto); Douglas e Renato (Rogerinho). Técnico: Lisca. 


Local: Romildo Ferreira, em Mogi Mirim (SP)
Árbitro: Carlos Eduardo Vieira Areas (SC)
Assistentes: José Roberto Larroyd e Eder Alexandre (Ambos de Santa Catarina)
Gols: Douglas (aos 30 minutos do 1ºT) (NAU); Serginho (aos 24 e 43 minutos do 2ºT) (MOG)
Cartões amarelos: Serginho e Geovane(MOG); Gaston e Hiltinho(NAU)
Expulsão: Gaston (NAU)