Náutico

SÉRIE B

Náutico pressiona no fim, mas segue rotina fora de casa e perde para o Criciúma por 1 a 0

Equipe alvirrubra foi derrotada com um gol de pênalti marcado por Lucca

postado em 01/09/2015 20:59 / atualizado em 01/09/2015 23:17

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Douglas Sartor/www.criciuma.com.
Fora de casa, a história não muda para o Náutico. Mais uma vez, o Timbu foi derrotado quando joga longe do Recife. Desta vez, o tropeço foi para o Criciúma e o placar de 1 a 0 foi um castigo para um time que entrou em campo pensando em conseguir o empate. Pior para Lisca e companhia, que mais uma vez desperdiçaram a chance de voltar ao G4 da Série B e segue com apenas uma vitória fora de casa. Agora, a rotina continua com a parte que a vitória dentro de casa contra o Sampaio Corrêa é obrigatória para seguir buscando o acesso.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE B DO BRASILEIRO

Lisca sabia que precisava inovar para tentar algo fora de casa. O esquema tático continuou o mesmo, mas as peças deram uma nova dinâmica ao Timbu. Ao total, foram quatro alterações em relação à última partida. Duas forçadas, Ronaldo Alves na vaga de Fabiano Eller, suspenso, e Guilherme na vaga de Lucas Farias, poupado. As alterações por decisão do técnico é que surpreenderam. O meio de campo foi reforçado no fim das contas. Daniel Morais deu vaga a Hiltinho, e o criticado Marino saiu para a entrada de Gil Mineiro. Uma decisão que deu mais velocidade ao Timbu, principalmente no contra-ataque.

Primeiro tempo
O Criciúma não se arriscou no ataque. Procurava cadenciar o jogo no meio de campo, mas sem ser objetivo. O Náutico seguiu o ritmo dos donos da casa e pouco produziu. Tanto, que até os 30 minutos de partida nenhuma das equipes havia chutado no gol.

Aos 32 minutos, a escalação do Timbu sofreu uma baixa. Willian Magrão sentiu a panturrilha mais uma vez e teve que ser substituído. Marino entrou no seu lugar, mas não seria ele o protagonista dali por diante. Ronaldo Alves é que foi o responsável por dar espaço ao Criciúma. Em um cruzamento, o zagueiro não cortou corretamente e Júlio César foi obrigado a fazer um milagre na finalização de Lucca. No lance seguinte, veio o castigo.

Ronaldo chegou atrasado no lance e chutou Tiago Adam. O lance foi duvidoso e os defensores alvirrubros reclamaram muito. Lucca não se importou e fez o que não havia conseguido no lance anterior na cobrança do pênalti. Chutou com perfeição no ângulo direito de Júlio César e abriu o placar.

LEIA COMO FOI A PARTIDA MINUTO A MINUTO

Após o gol, o Timbu até tentou acelerar o contra-ataque, mas não conseguiu ser efetivo. As investidas começaram a criar espaços na retaguarda, e o Criciúma foi um pouco mais perigoso do que vinha sendo. Em um cruzamento, Lucca quase ampliou em um voleio e o primeiro tempo acabou sem maiores perigos de ambos os lados.

Segundo tempo
Apesar de não ser efetivo no primeiro tempo, o Náutico voltou para a segunda etapa sem mudanças. O time continuou a acreditar que os contra-ataques seriam efetivos e manteve a tática do primeiro tempo. Ao menos, o jogo ficou mais movimentado e as metas de Júlio César e Luiz receberam mais perigo.

Na troca de contra-ataques, o Náutico se deu melhor e Luiz teve que começar a trabalhar. Com vários cruzamentos na área e investindo nos ataque pelo lado direito, a equipe do técnico Lisca só precisou finalizar melhor. A prova é que nos 45 minutos a melhor finalização do Náutico foi aos 35 minutos do segundo tempo, quando Bérgson chutou de fora da área e Luiz teve que espalmar para evitar o empate alvirrubro.

No fim das contas o resultado puniu o time que evitou atacar no primeiro tempo e achou que o empate era um bom negócio. Agora, o Náutico volta para casa com a missão de vencer o Sampaio Corrêa para se manter na briga.

Ficha do jogo

Criciúma 1
Luiz, Jonas, Wanderson, William e Cristiano (Maicon Silva, aos 33’ do 2ºT); Wellington, Marcão, Natan e Lucca; Tiago Adam (Paulo Sérgio, no intervalo) e Jefferson (Douglas Moreira, aos 13’ do 2ºT). Técnico: Dejan Petkovic.

Náutico 0
Júlio César; Guilherme, Rafael Pereira, Ronaldo Alves e Gaston; João Ananias, Willian Magrão (Marino, aos 32’ do 1ºT), Gil Mineiro (Bérgson, aos 20’ do 2ºT) e Hiltinho; Douglas e Rogerinho (Daniel Morais, aos 29’ do 2ºT). Técnico: Lisca.

Estádio: Heriberto Hulse, em Criciúma
Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto e Silbert Faria Sisquim (ambos do RJ)
Gols: Lucca ( aos 35’ do 1ºT)
Cartões amarelos: Lucca, Cristiano e Wellington (CRI)
Público: 3.914
Renda: R$ 40.780,00