Náutico

VIOLÊNCIA

Organizadas de Náutico, Santa Cruz e Paysandu se enfrentam em frente à sede alvirrubra

Conflito começou pouco depois do fim da partida entre pernambucanos e paraenses

postado em 08/09/2015 22:31 / atualizado em 09/09/2015 10:08

Pedro Galindo /Especial para o Diario , Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Reprodução/Twitter
Mais uma noite de futebol em Pernambuco terminou manchada pela violência das torcidas organizadas. Poucos minutos após o fim do jogo entre Santa Cruz e Paysandu, vencido pela equipe paraense, facções dos dois clubes e do Náutico se encontraram no bairro dos Aflitos, em frente à sede alvirrubra, e protagonizaram cenas de selvageria que provocaram terror entre moradores da região.

As imagens do conflito rapidamente viralizaram graças às redes sociais, e nelas é possível ver uma grande quantidade de pessoas ligadas à Inferno Coral invadindo a sede do Náutico através do portão da Avenida Rosa e Silva. Tudo começou quando a "Terror Bicolor" deixou o Arruda logo após o Paysandu fazer o segundo gol, que lhe daria a vitória. Diversos membros da Inferno Coral, então, perseguiram a facção paraense até a sede do Timbu, que teria sido ponto de apoio para a torcida organizada do Papão ao longo da tarde anterior à partida.

Reprodução
Segundo fontes que estavam presentes na hora do conflito, a quantidade de membros da Inferno Coral era muito superior à das facções de Náutico e Paysandu juntas - uma impressão que também fica clara nos vídeos. O prédio da sede alvirrubra não sofreu maiores danos, mas pelo menos dois carros estacionados no local foram depredados, bem como uma loja do outro lado da rua - esta, tomada por uma enorme quantidade de pedras. Logo chegaram várias viaturas da Polícia Militar, que dissiparam a multidão em direção à Rua da Angustura e gradualmente acalmaram os ânimos.

Em conversa com a reportagem do Superesportes, o diretor de patrimônio do Náutico, Roberto Andrade, explicou que não foi possível para o clube impedir que membros da Fanáutico, organizada alvirrubra, entrassem na sede. "Alguns membros são sócios e estavam à paisana, não tinha como proibir", alegou. Perguntado como a Terror Bicolor, do Paysandu, recebeu abrigo no local, Andrade justificou que os paraenses são "parceiros" da facção timbu. E prometeu que, finalmente, serão tomadas providências para impedir que novos incidentes como esse aconteçam. "A partir de agora, vai se tomar providências, proibir de entrar", afirmou.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/09/09/1293/20150909090036733682i.JPG', 'id_content': 3175742L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2015/09/09/galeria_nautico,1293/fotos-o-estrago-provocado-pelas-faccoes-organizadas-em-frente-aos-aflitos.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: O estrago provocado pelas fac\xe7\xf5es organizadas em frente aos Aflitos', 'id_pk': 1293L, 'id_conteudo': 3175742L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: O estrago provocado pelas fac\xe7\xf5es organizadas em frente aos Aflitos', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Cenas de viol\xeancia foram protagonizadas por membros das fac\xe7\xf5es de Santa Cruz, N\xe1utico e Paysandu na sede alvirrubra', 'schema': 'foto_12711703576'}

Alguns minutos depois do primeiro contato com a reportagem, Roberto Andrade voltou para contar mais detalhes. Ele fez questão de garantir que não partiu do Náutico o apoio logístico à facção do Paysandu. "Na verdade, a Terror não ficou nos Aflitos, eles foram apenas almoçar, ficaram um pouco e foram cedo para o estádio. Voltaram porque eles disseram para a PM que os Aflitos eram ponto de apoio deles, mas não foi o Náutico que deu guarida", enfatizou.

Apesar da presença de pelo menos uma centena de torcedores no conflito, apenas três torcedores foram conduzidos pela Gaeco à Central de Flagrantes. Segundo o subcomandante do 23º Batalhão da PM, Major Daniel Dias, "a prioridade foi assegurar a integridade física da torcida do Paysandu, que estava em minoria, sendo atacada pela Inferno Coral".