Náutico

NÁUTICO

Avassalador no segundo tempo, Náutico vence ABC por 3 a 0 e segue vivo

Autor de dois gols, Bérgson foi o destaque da partida. Daniel Morais abriu o placar

postado em 26/09/2015 18:30 / atualizado em 26/09/2015 20:01

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
A vitória inesperada sobre o Paysandu, fora de casa, no última rodada devolveu a esperança de acesso à torcida do Náutico. Esperança, no entanto, atrelada a uma possível sequência de triunfos nos três compromissos seguintes do Timbu. Todos contra equipes da parte de baixo da classificação. O primeiro passo foi dado neste sábado, na Arena Pernambuco. Contra o virtual rebaixado ABC, que completou 17 jogos sem vencer, os alvirrubros fizeram o dever de casa com uma vitória tranquila por 3 a 0.Construída no segundo tempo, com direito a grande atuação do atacante Bergson, autor de dois gols.

Com o triunfo, o Náutico chega aos 43 pontos, na 8ª colocação. A caminhada para voltar de vez à briga pelo acesso segue contra o Oeste, próximo sábado, fora de casa, e em seguida diante do lanterna Mogi Mirim, na Arena Pernambuco, antes do clássico contra o Santa Cruz.

Para a partida, as principais mudanças do técnico Gilmar Dal Pozzo foram no ataque, um dos setores mais deficientes do time. Não por acaso, entre todas as equipes que almejam o acesso, o alvirrubro é o de poder ofensivo mais pobre (34 gols). Sendo assim, Bérgson e Renato ganharam uma oportunidade. Artilheiro do time, mas em má fase há várias rodadas, Douglas foi vetado pelo departamento médico. Porém, foi outra ausência a mais sentida pelo Timbu na primeira etapa. Também sem condições físicas, o meia Guilherme Biteco foi vetado.

 Confira a classificação atualizada da Série B do Campeonato Brasileiro

Sem ele, a missão de municiar o ataque em um meio de campo com três volantes caiu nos pés de Rogerinho. E mais uma vez, o jogador se mostrou incapaz para a função. Errando passes em demasia e mostrando certa displicência em alguns lances, o jogador conseguiu irritar a torcida com menos de 30 minutos em campo. Sem poder de criação, coube ao Náutico explorar as laterais para chegar ao ataque. Muito pouco.

Nem a expulsão do zagueiro Luizão, logo aos 19 minutos, por falta em Bérgson (era o último homem), ajudou. Só aos 31 minutos, o Náutico ameaçou a meta do goleiro Saulo (ex-Sport) em chute sem direção de Gaston. E a única chance real de abrir o placar foi desperdiçada por Fillipe Soutto, sem marcação e de frente para Saulo, aos 34, que chutou para fora. Bérgson estava livre ao seu lado. Do outro lado, o fraco ABC, com um jogador a menos, chegou a assustar, como em um quase gol olímpico cobrado por Ednei. A bola tocou no travessão. Ao fim da etapa, vaias da torcida alvirrubra.

Para o segundo tempo, o técnico alvirrubro resolveu explorar a vantagem de um jogador a mais e campo e armou o Náutico mais ofensivo, sacando Marino para a entrada de Hiltinho e o fraco Renato para dar chance a Daniel Morais. E as mudanças tiveram efeito relâmpago. Isso porque bastaram cinco minutos para o Timbu construir a vitória. Primeiro com Daniel Morais, em um belo chute colocado de fora da área, aos dois, e em seguida com Bérgson recebendo lançamento de Rogerinho e chutando entre as pernas do goleiro Saulo (ex-Sport).

Com a vantagem no placar, um jogador a mais em campo e diante de um virtual rebaixado, restou ao Náutico controlar o jogo, tocar bola e esperar as oportunidades. E entre várias criadas, o terceiro gol saiu de grande forma, Após linda troca de passes na entrada da área do ABC, Bérgson recebeu de frente para Saulo e com um toquinho tirou o goleiro do ABC da jogada, coroando sua bela atuação. O melhor em campo.

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/09/26/1318/20150926185813516438e.jpg', 'id_content': 3186424L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2015/09/26/galeria_nautico,1318/fotos-nautico-e-abc-se-enfrentam-pela-28-rodada-da-serie-b-2015.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: N\xe1utico e ABC se enfrentam pela 28\xba rodada da S\xe9rie B 2015', 'id_pk': 1318L, 'id_conteudo': 3186424L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: N\xe1utico e ABC se enfrentam pela 28\xba rodada da S\xe9rie B 2015', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Para se aproximar do G4 da competi\xe7\xe3o, Timbu pegou o vice-lanterna da segunda divis\xe3o', 'schema': 'foto_12711703576'}
Ficha do jogo

Náutico 3
Júlio César; Lucas Farias, Ronaldo Alves, Rafael Pereira e Gaston; Jackson Caucaia (William Magrão), Marino (Hiltinho), Fillipe Soutto e Rogerinho; Bérgson e Renato (Daniel Morais). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

ABC 0
Saulo; Ednei, Luizão, Adriano e Marcílio (Michel); Fábio Bahia, Rafael Miranda, Ronaldo Mendes (Wellington Bruno) e Romarinho; Edno e Elivelton (Mael). Técnico: Hélio dos Anjos.

Local:
Arena Pernambuco.

Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL). Pedro Jorge Santos e Esdras Mariano de LIma (ambos de AL).

Gols: Daniel Morais (3 min do 2º tempo) e Bérgson (5 min do 2º tempo).

Cartões amarelos: Jackson Caucaia e William Magrão (N).

Cartão Vermelho: Luizão (ABC).

Público: 6.126.

Renda: R$ 101.931