Náutico

NÁUTICO

Em novo jogo de testes, Náutico não impressiona, mas vence Botafogo-PB por 2 a 0 na Arena

Gols do Timbu saíram em cobranças de pênalti convertidas por Ronaldo Alves

postado em 23/01/2016 18:00 / atualizado em 26/01/2016 15:21

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Peu Ricardo/DP
No derradeiro teste antes da abertura do Campeonato Pernambucano, o Náutico deixou expostas as suas fragilidades. A vitória suada sobre o Botafogo-PB, na Arena Pernambuco, evidenciou o que o time alvirrubro ainda precisa melhorar. Com muita dificuldade na transição ofensiva, o Timbu criou poucas oportunidades reais de perigo. Não à toa, os gols do amistoso saíram de bola parada. De pênalti, Ronaldo Alves deu a vitória ao Náutico por 2 a 0.

Se Gilmar Dal Pozzo queria usar o amistoso deste sábado como parâmetro para começar a delinear o time que vai colocar em campo na estreia do Campeonato Pernambucano, no clássico com o Santa Cruz, certamente não ficou agradado com o que viu no primeiro tempo. E se o jogo com o Botafogo-PB era para tirar as últimas dúvidas, o mais provável é que tenha gerado mais pontos de indefinições.

O Náutico foi o dono da bola na primeira etapa, é verdade. Como gosta o seu treinador, o Timbu procurava sair com a bola dominada desde a sua defesa e controlava as ações do jogo a partir daí. Entretanto, a supremacia da posse de bola alvirrubra era inócua, uma vez que o time jogava em progressão lenta, sem buscar penetrações e muito menos amplitude e profundidade ofensivas. O que facilitou a marcação do Botafogo-PB, que veio para a Arena disposto a jogar em contra-ataque.

O treinador alvirrubro havia dito que iria experimentar a atuação do time no 4-1-4-1, contudo, na maioria das vezes, o que se via em campo era o Náutico em 4-3-3, com seus três atacantes trocando de posição constantemente. Entretanto, e com exceção de Roni que ainda tentava partir para cima em jogadas individuais na ponta direita, o ataque timbu centralizava demais as suas ações. Não por acaso, a melhor chance de gol dos donos da casa foi de bola parada, aos sete minutos, em que Ronaldo Alves cabeceou no travessão.

Um Botafogo mais ousado tentou surpreender o Náutico logo na retomada da partida. Adiantando as linhas, os paraibanos chegaram a levar perigo nos minutos iniciais. Mas, não levou muito tempo para o Timbu voltar a controlar o jogo. Eduardinho recuou em campo, passando a atuar mais ao lado de Elicarlos, à frente da zaga, dando maior segurança defensiva.

Na frente, entretanto, o Náutico seguia com dificuldades. A transição ofensiva seguia lenta e sem intensidade, e somente de bola parada os alvirrubros chegavam com algum perigo. Como nos gols, ambis de pênalti e por intermédio de Ronaldo Alves. No primeiro, o zagueiro precisou cobrar duas vezes, já que na primeira houve invasão à área, para colocar o Timbu à frente do placar. E já perto do fim da partida, o defensor ampliaria o placar, dando números finais ao confronto.

Ficha do jogo

Náutico 2
Rodolpho; Rafael Pereira (Walber), Ronaldo Alves, Fabiano Eller (Niel) e Gastón; Elicarlos; Roni (Rafael Ratão), Eduardinho, Renan Oliveira (Caíque) e Bérgson; Thiago Santana (Daniel Morais). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Botafogo-PB 0
Michel Alves; Ângelo, Plínio, Marcelo Xavier (Magno) e Zeca; Djavan (Jefferson Recife), Marco Antônio (Miller), Gedeil e Janeudo (Val); Daniel Cruz (Warlei) e Jô Boy (Lukinha). Técnico: Itamar Schülle.

Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata-PE). Árbitro: José Woshington. Assistentes: Marlon Rafael e José Daniel. Gols: Ronaldo Alves (2x) (Náutico). Cartões amarelos: Renan Oliveira, Roni, Fabiano Eller (Náutico); Plínio, Djavan, Gedeil, Miller, Zeca (Botafogo-PB). Público: 1.597. Renda: R$ 22.480,00.